Mais uma semana repleta de novidades para experimentar no seu smartphone. Destaque para os diferentes videojogos que foram lançados, incluindo uma adaptação de um famoso jogo de tabuleiro, mas também uma homenagem a um clássico.

Há ainda aplicações para realçar as fotografias na hora de partilhar nas redes sociais, ou para fazer edições rápidas nas suas músicas. E como nem tudo é diversão, não deixe de conferir a nova app que os médicos vão começar a utilizar para passar prescrições médicas.

Evolution é o jogo onde terá de adaptar e sobreviver num ecossistema selvagem

Trata-se de um jogo de cartas, com combates por turnos, numa ilha com animais pré-históricos.

Inspirado no jogo de tabuleiro Evolution, a adaptação a videojogo para dispositivos mobile mantém as regras semelhantes. Trata-se de uma proposta assente em cartas colecionáveis que os jogadores utilizam para combater contra oponentes, sejam eles a inteligência artificial ou outras pessoas online.

Em Evolution irá controlar criaturas que necessitam ser alimentadas, sendo exatamente esse o principal objetivo: comer para reproduzir-se, e quanto maior a população, mais alimento é necessário. Assim, num cenário com um lago, as criaturas alimentam-se dos peixes que nadam, mas a água irá atrair outros animais selvagens. Nesse caso, as criaturas da mão do jogador terão de se adaptar rapidamente para se alimentarem mais rapidamente.

À medida que os turnos evoluem, os jogadores recebem mais cartas para adicionar mais criaturas, recebendo habilidades únicas, tais como a cooperação entre si. Cada turno acaba quando todas as espécies estão alimentadas ou a comida acaba, mas neste caso, quem não comeu morre.

Se gosta de jogos de estratégia, com combates por turnos focados em cartas colecionáveis, considere experimentar este Evolution, pois é gratuito. Pode fazer o download em versões iOS e Android.

Se costuma publicar fotos vai gostar dos “movimentos” desta app

A Storyz acrescenta efeitos especiais às fotografias. Aquelas coisas como pôr água a mexer, lareiras a arder, nuvens a passar. E depois pode partilhar o resultado no Instagram.

Há quem goste de ir um bocadinho mais além e ter fotos com efeitos diferentes daqueles que as redes sociais normalmente oferecem. A Storyz pode ser uma boa opção nesse sentido.

Nesta app pode dar movimento a fotografias acrescentando ondulação, sobrepondo imagens ou mesmo adicionando partes em vídeo. Os resultados são bonitos de “visualizar”.

Manusear as ferramentas requer algum treino, mas nada de dramático: bastará investir uns minutos iniciais e fica pronto para criar as suas obras de arte. Ver os tutoriais ajuda.

Criação pronta, pode partilhá-la através dos meios tradicionais, desde o WhatsApp ao Instagram. Também pode partilhar as suas imagens com a comunidade, assim como espreitar as publicações de outros utilizadores – e algumas valem bem a pena.

A Storyz é gratuita, embora algumas funcionalidades só estejam só possam ser usadas com a versão Pro. Está disponível para dispositivos Android, através da Play Store.

Saúde lançou app para passar receitas e 400 médicos já aderiram

Chama-se PEM Móvel, de Prescrição Eletrónica Médica e, como o nome indica, vai permitir aos médicos “passar receitas” os seus pacientes usando o telemóvel.

A PEM Móvel foi lançada oficialmente esta quarta-feira e em poucas horas somou a adesão de 400 médicos. A aplicação permite passar receitas através do telemóvel, quando até à data tal só era possível a partir de um computador com leitor de cartões.

A nova possibilidade será especialmente útil nos casos de consultas ao domicílio ou quando o médico se encontra longe do doente, de acordo com os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).

Para usarem a aplicação, os médicos têm de ativar a sua Chave Móvel Digital e assinatura digital ao balcão do Instituto dos Registos e Notariado (IRN)  ou através do site da Agência para a Modernização Administrativa (AMA) e pedir o registo na aplicação, com o preenchimento do questionário disponível em pem.spms.min-saude.pt.

Depois de descarregarem a aplicação – disponível para as plataformas Android e iOS – os médicos terão de ativar a Prescrição Eletrónica Médica, de modo a associarem o seu smartphone, para efeitos de identificação digital (eID).

No final da consulta, o médico envia a receita médica por SMS e/ou e-mail, para o utente.

A SPMS espera-se conseguir uma redução significativa das receitas em papel, com a nova app. Em 2018 foram prescritas mais de meio milhão de receitas manuais ao domicílio (556.287), nos modelos de receita A5 em papel. No sector privado, o número total aproximou-se dos três milhões (2.996.549) e ao domicílio ultrapassou o meio milhão de receitas manuais em A5.

Lunar Mission: desafie-se a tentar aterrar uma sonda em solo lunar

Disponível para os dispositivos mobile, este título foi distinguido pela Google como um dos melhores da loja.

Desenvolvido pela Puppet Games, Lunar Mission presta homenagem ao clássico Lunar Lander e até tem o mesmo objetivo: tentar fazer uma alunagem perfeita com uma sonda espacial sem a destruir. Pode soar fácil, mas este jogo é desafiante devido aos elementos de baixa gravidade. Isto porque tem de ter muito cuidado a injetar os propulsores, nem com muita ou pouca pressão, correndo o risco de se despenhar contra os limites do cenário.

O jogo apresenta cerca de 30 níveis, com cenários e desafios diferentes, desde espaços mais amplos, a cavernas com túneis estreitos. Terá acesso a três modelos de naves, cada uma com características únicas, com os seus prós e contras.

Para tornar maior o desafio, o jogo inclui tabelas de classificação online para poder comparar os melhores tempos contra outros jogadores espalhados pelo mundo.

Pode fazer o download do jogo em versões iOS e Android.

A palavra de ordem é editar, entre cortes e misturas

Esta app trata de música e, mais precisamente, de editar música a partir do tablet ou do smartphone. Quer fazer os seus próprios toques de chamada ou de mensagens? Aproveite que é fácil.

Aqui o nome não engana: Editor de Música. A aplicação é simples e serve o propósito sem grandes complicações e, como é recente, só tem tendência a melhorar, conforme vai recebendo o feedback dos utilizadores.

Como funções principais de edição há duas ferramentas: o corte e a combinação de áudio. Nesta combinação pode juntar músicas e sons das pastas guardadas no telefone ou mesmo dos ficheiros entretanto criados. Tem também funções de conversão para outros formatos de áudio e conversão de vídeo para áudio.

No menu "Mais" vai ter opções para misturar, comprimir, dividir, fazer reverso ou editar velocidade. Faça as suas criações, grave e depois pode partilhá-las via bluetooth, aplicações de messaging ou email, mas também usá-las como toques de chamada ou de mensagens ou até defini-las como alarme.

O Editor de Música é gratuito e está disponível para dispositivos Android a partir da Play Store.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.