As fotos são uma tendência de peso no momento como é possível ver na visita a uma qualquer rede social, independentemente do seu género. Tal pode ver-se não só nos perfis, mas também na troca de mensagens, como atestam os 9,5 milhões de fotos partilhadas através do Messenger no mês passado.

E se esta segunda-feira o Pinterest anunciava o lançamento da pesquisa com imagens, hoje é a vez do Facebook apresentar mais um recurso de reconhecimento facial.

A Photo Magic vai funcionar relacionada com o Messenger, acedendo ao conjunto de fotos entretanto tiradas ou guardadas no telemóvel, que analisa para tentar identificar possíveis caras conhecidas de entre o grupo de amigos do utilizador.

O objetivo é “lembrar” o utilizador de que tem fotografias de determinado contacto e facilitar a partilha com o mesmo. Para isso são enviadas notificações, sempre que a app reconhece alguém. O utilizador decide então se pretende ou não partilhar aquela foto, através do Messenger, com esse amigo.

Da parte dos responsáveis do Facebook garante-se que qualquer ação da futura aplicação terá de ser autorizada. Indica-se além disso qua a app, que ainda está em versão beta, poderá ter uma função que permita aos utilizadores controlarem se querem ou não ser reconhecidos nas fotos de terceiros.

De momento, a Photo Magic só está disponível para Android e circunscrita à Austrália, mas deve ser alargada a outros países em breve e, além disso, ter uma versão iOS.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.