Tanto o Microsoft Lync como o Microsoft Skype for Business são programas com recursos específicos para ambientes corporativos. Mas com a chegada do modelo empresarial da popular aplicação de videochamadas, a transição do Lync Online para o Skype for Business terá de ser realizada até ao final do mês de maio.

Com a versão corporativa do Skype os clientes vão ter à sua disposição um software em tudo semelhante à versão para consumidor, tanto ao nível do design como em relação à facilidade de utilização.

A versão profissional vem equipada com recursos de segurança que permitem o controlo do software em ambiente corporativo. Por exemplo, as conversações são autenticadas por via do serviço de diretório do Windows e há a possibilidade de cifrar todas as comunicações.

Os clientes do Skype Business são agora capazes de comunicar através de chat, aúdio e vídeo, tanto dentro da própria empresa, bem como com qualquer um dos 300 milhões utilizadores do Skype nas várias plataformas onde está disponível: Android, iOS, Mac OS X e Windows.

O software vai estar integrado com o Office, o que possibilita que todos os recursos da ferramenta estejam disponíveis na suite de produtividade.

O Skype foi lançado em 2003 e pertence à Microsoft desde maio de 2011, num negócio que rondou os 8,5 mil milhões de dólares.

Uma outra nova "faceta" do Skype é a ferramenta de tradução de conversações em tempo real, sendo que ainda não existe suporte para português nas videochamadas.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico