No conjunto de sugestões desta semana tem, por exemplo, uma app gratuita para contar todos os passos dados ao longo do dia, que também contabiliza calorias e “traduz” os passos em quilómetros e tempo de caminhada.

Na área dos jogos, embarque numa aventura numa ilha paradisíaca que combina o divertimento típico dos videojogos com práticas que vão ajudar os utilizadores a desenvolverem bons hábitos de saúde mental. Conheça todas as propostas nas linhas abaixo.

Com esta app gratuita não vai deixar um passinho por contar (nem calorias)

Tal como o próprio nome indica, a Step Counter é uma aplicação para contar os passos que dá ao longo do dia. Mas também conta calorias e “traduz” os passos em quilómetros e tempo de caminhada.

Há telemóveis que a trazem de origem, mas para quem não tem, uma aplicação para contar passos dá sempre jeito. E se, por arrasto, trouxer um contador de calorias e de tempo de caminhada e converter os passos dados em distância percorrida em quilómetros ainda melhor.

A app Step Counter - Pedometer quer ser a sua companheira para uma vida saudável, ao monitorizar todos os passos dados ao longo do dia. Para que as contas sejam bem-feitas, é necessário definir alguns itens.

Depois de descarregar a aplicação os utilizadores têm de começar por selecionar o sexo, já que o mesmo faz variar o consumo de calorias e o tamanho dos passos dados, assim como fornecer dados para o seu perfil, como altura e peso.

Tal como acontece noutras apps que monitorizam os passos dados, pode definir um mínimo diário, e acompanhar a contagem e a barra de progresso para ter a noção do que falta.  Tem igualmente “conversores” dos passos em quilómetros, em calorias gastas e em tempo de caminhada.

Clique nas imagens para mais detalhe

Pode ainda desbloquear funcionalidades como o monitor de ingestão de água, sendo igualmente  possível verificar as estatísticas em gráficos, nomeadamente para os dados semanais e mensais.

A Step Counter - Pedometer é gratuita com compras dentro da aplicação. Está disponível para dispositivos Android a partir da Play Store.

Embarque em aventuras divertidas numa ilha paradisíaca e aprenda novos hábitos mais saudáveis

Guardians: Paradise Island combina o divertimento típico dos videojogos com práticas que vão ajudar os utilizadores a desenvolverem bons hábitos de saúde mental.

Sabia que os videojogos também podem ajudar a zelar pela sua saúde mental e bem-estar? Este é o objetivo de Guardians: Paradise Island, um jogo que o vai motivar a ganhar hábitos mais saudáveis e que faz parte de um projeto desenvolvido por especialistas do MIT Media Lab.

Neste título, os jogadores são levados para uma ilha paradisíaca, onde encontrarão uma variedade de animais adoráveis, embarcando em aventuras para salvá-los de potenciais “desastres”.

Clique nas imagens para ver com mais detalhe 

De acordo com os especialistas do MIT Media Lab Guardians: Paradise Island combina o divertimento de um videojogo com algumas práticas de terapia de ativação comportamental.

Este tipo de práticas, que fazem parte da terapia cognitivo-comportamental, incentivam os jogadores a procurarem e realizarem atividades que sejam importantes e que tenham significado para os mesmos, refletindo depois sobre como estas os fizeram sentir.

Deste modo, ao realizarem as várias atividades sugeridas, os utilizadores estarão não só a fazer progresso no jogo, mas também a fazer progresso na vida real, tendo em vista uma melhor saúde mental.

Guardians: Paradise Island está disponível gratuitamente para Android, a partir da Play Store, e para iOS, através da App Store. Se ficou com curiosidade sobre o projeto e sobre os resultados das investigações feitas pelos especialistas pode aproveitar para consultar o seu website.

Walpy é uma app com fundos de ecrã preocupada em “poupar” o seu smartphone ou tablet

Poupar dados, bateria e desempenho é a maior preocupação da app Walpy, logo a seguir a oferecer belíssimas imagens para servirem de fundo de ecrã num smartphone ou tablet.

Os fundos de ecrã são um recurso comum para muitas pessoas e a Walpy pode ser uma hipótese a considerar para quem procura alternativas, com a aposta em alguns aspetos diferenciadores face à “concorrência”.

A aplicação tem como fonte a plataforma de imagens gratuitas Unsplash, apresentando sugestões para os mais variados gostos. Pode navegar pela Walpy por entre as imagens mais recentes ou por aquelas que acumulam mais “gostos”.

Também é possível espreitar o alargado conjunto de coleções de temas e autores diversos. As clicadas como favoritas ficam guardadas numa pasta à parte, para que possa regressar a elas sempre que pretenda.

Clique nas imagens para mais detalhe

Pode ainda editar a imagem escolhida em aspetos como a luminosidade, contraste ou sombra, assim como adicionar fotos da galeria do próprio telefone.

Nas configurações da aplicação tem direito a definir vários pontos, como por exemplo se quer que o papel de parede mude automaticamente, o intervalo de tempo entre a troca de imagens, a que ecrãs se aplica (se à área de trabalho se ao ecrã de bloqueio) e a fonte, relativa à pasta de favoritos ou aleatoriamente.

Pode igualmente definir as condições em que essa troca automática acontece, nomeadamente apenas quando o dispositivo estiver ligado a uma rede wi-fi, quando está a carregar a bateria ou quando não está a ser usado. A intenção é poupar dados, bateria e desempenho.

A Walpy - Wallpapers é gratuita com compras dentro da aplicação Está disponível para Android a partir da Play Store.

Sky Islands: Salte entre plataformas enquanto desafia a sua mente com quebra-cabeças em 2D e 3D

Em Sky Islands o objetivo passa por recolher o maior número de estrelas possível. Para tal terá de saltar entre plataformas, mas, o uma vez que o jogo alterna entre 2D e 3D, nem tudo é o que parece.

Dos criadores de Super Cat Tales: PAWS chega agora Sky Islands. O título chegou às lojas digitais da Google e Apple ainda este mês e afirma-se como uma proposta que vai agradar aos fãs de jogos de plataformas.

Em Sky Islands o objetivo passa por guiar o protagonista do jogo por uma variedade de níveis, passados num reino no céu, e recolher o maior número de estrelas possível. Para tal terá de saltar entre plataformas, mas atenção: nem tudo é o que parece.

Clique nas imagens para ver com mais detalhe

Uma vez que o jogo alterna entre 2D e 3D, certos obstáculos podem parecer impossíveis de ultrapassar, mas uma troca de perspectiva dá-lhe uma nova visão de como pode resolver estes quebra-cabeças.

Veja o vídeo

Para trocar entre perspectivas, basta deslizar com o dedo pelo ecrã na direção desejada. Além de obstáculos em formato de blocos, os jogadores terão também de derrotar múltiplos inimigos pelo caminho. 

Sky Islands está disponível gratuitamente, com compras in-app, para Android, a partir da Play Store, e para iOS, através da App Store.

Esta app ajuda a identificar plantas e animais que encontra nos seus passeios pela natureza

Quantas vezes nos deparamos com plantas e animais que não conhecemos? A app iNaturalist permitr identificar as várias espécies com a ajuda de uma comunidade alargada de cientistas e naturalistas.

Durante os passeios ao ar livre, ou até no jardim caseiro, surgem muitas vezes dúvidas sobre determinadas plantas e animais, que não conseguimos identificar. Há várias aplicações que dão uma ajuda nesse processo e a iNaturalist é uma das mais populares que pode usar para explorar no início deste outono.

A aplicação foi desenvolvida pela Academia de Ciências da Califórnia e a National Geographic Society e acaba de ser atualizada para ter uma localização mais precisa e mais traduções.

Na app encontra já milhares de registos que pode usar para comparar com as suas observações e enriquecer a lista com novos dados que recolhe e que depois são trabalhados pelos cientistas e naturalistas da comunidade do iNaturalist.

Pode começar por recolher as suas observações, com fotografias e localização das plantas e animais que encontrou, ou avançar com os guias relativos a zonas específicas, como o Parque nacional Peneda Gerês ou o pássaros dos Açores. Vale também a pena explorar os registos já publicados por outros membros da comunidade, onde se descobrem observações curiosas e interessantes.

Uma nota importante: em Portugal a Biodiversity4All é membro da rede iNaturalist e a sugestão é que se já pertence a esta rede e tem mais de 1000 observações não mude a sua afiliação.

Pode descarregar a app iNaturalist para smartphones ou tablets Android na loja Google Play.