No que toca a câmaras móveis, os retratos de fundo desfocado, ou efeito bokeh, como se diz na gíria fotográfica, são uma das funcionalidades mais badaladas da atualidade. O modo foi inicialmente popularizado pelo iPhone 7 Plus, que estreou a câmara dupla na linha de smartphones da marca, e desde então que tem sido reproduzido por outras fabricantes nos seus smartphones. Atualmente já existem aplicações com capacidade para recriar a mesma função, mas o Instagram decidiu integrar este modo na sua aplicação, com uma nova opção chamada Focus.

O Focus serve para recriar o efeito bokeh e pode ser utilizado em vários telemóveis, incluindo os modelos que não trazem a funcionalidade de raiz.

tek instagram

O Focus vai estar disponível nos modos de câmara, ao lado de outras opções já instaladas, como o Superzoom. Uma vez selecionado, o utilizador terá de focar a cara do fotografado para que a app desfoque todo o fundo, destacando assim a face das pessoas que se encontram no plano. Note que o Focus pode também ser utilizado em vídeos.

O Instagram confirmou que o efeito vai ser disponibilizado em todos os iPhones lançados desde o 6S, tal como em vários equipamentos Android selecionados.

A integração deste sistema na aplicação significa que a empresa está a utilizar uma tecnologia exclusivamente baseada em inteligência artificial para simular o aspecto de um efeito que originalmente se fazia com recurso a lentes fotográficas.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.