O Pac-Man comemora o seu aniversário na próxima segunda-feira, 22 de maio. Foi nesse mesmo dia de 1980 que o conhecido clássico teve a sua primeira “aparição” nas máquinas de arcada no Japão.

Embora não exista uma versão oficial para o seu surgimento, “reza a lenda” que o seu criador, o japonês Toru Iwatani, procurava algo alternativo aos jogos de tiro e violência que proliferavam no início dos anos 80. Com as limitações gráficas dos computadores da época, Iwatani precisava arranjar algo simples mas apelativo.

Diz-se que a ideia surgiu numa noite de farra com os amigos quando Iwatani olhou para uma pizza com menos uma fatia e achou que seria algo original para o personagem do seu novo jogo. O fenómeno nasceu e foi batizado de Puck-Man, originário do termo japonês paku-paku que significa a boca de alguém a abrir e a fechar.

O sucesso foi imediato e vertiginoso, trazendo para o mercado algo novo face aos outros jogos da época, mas mantendo a diversão viciante. É então que, pela primeira vez, um videojogo deu origem a parques temáticos e a uma cadeia de merchandising.

O mercado dos jogos para smartphones não poderia ficar indiferente a Pac-Man, com a versão mobile do clássico a ser um dos primeiros títulos a chegar à loja de aplicações da Apple. Atualmente há mais títulos móveis com o icónico personagem, como os que pode ver a seguir. Todos gratuitos.

Pac-Man: A versão mobile do conhecido clássico com algumas novidades

Pac-Man foi lançado há 37 anos e como comemoração a Bandai Namco não deixou de introduzir algumas novidades à versão mobile do jogo que inclui novos labirintos, ofertas especiais e melhorias. Esta versão traz toda a mecânica do título original, como o labirinto original, os 256 níveis e a vida extra quando atingir os 10.000 pontos, sendo uma fiel recriação do clássico jogo das arcadas.

O objetivo é guiar o personagem ao longo de diversos labirintos comendo todos as pontos brancos e evitando ser apanhado pelos quatro fantasmas. Ao ingerir uma das pastilhas especiais, Pac-Man ganha a habilidade de comer os fantasmas, sendo agora estes que fogem.

O jogo inclui duas opções de controles, deslizar os dedos no ecrã para fazer Pac-Man mudar de direção ou utilizar um joystick virtual. Ao contrário da versão das arcadas, é possível fazer pausas no jogo e escolher um dos três níveis de dificuldade existentes. Para além do labirinto clássico, existem oito novos labirintos, cada qual com 20 estágios, sendo possível jogar o primeiro de cada um, mas só pagando cerca de €1 permitirá desbloquear todos os estágios de um labirinto.

Pac-Man está disponível gratuitamente para dispositivos Android e iOS.

Pac-Man Bounce: Ressaltar até conseguir atingir o objetivo

Pac-Man Bounce é um quebra-cabeças que traz todos os principais elementos do clássico jogo, mas que coloca o jogador a utilizá-los de forma diferente. No lugar de controlar Pac-Man, há que colocar diferentes itens na área de jogo de forma a direcioná-lo para determinado local.

O objetivo é fazer com que o conhecido personagem coma a chave, o que lhe permitirá passar para o nível seguinte. Pelo caminho deve ainda comer as três estrelas espalhadas pelo ecrã, sem ser apanhado pelos fantasmas, claro. Para direcionar Pac-Man o jogador terá que utilizar diferentes elementos, uns que podem ser movidos e colocados nos locais que bem se entender e outros que estão fixos, mas que podem ser alterados como, por exemplo, mudar o sentido que o boneco tomará quando passar nesse local.

A dificuldade vai gradualmente aumentando de dificuldade, ao mesmo tempo que são introduzidos novos elementos em campo. Não é difícil, mas para os momentos mais complexos há um sistema de dicas que pode ser de grande utilidade.

Como muitos jogos gratuitos, Pac-Man Bounce funciona com um sistema de energia, que diminui consoante cada tentativa. Quando essa energia acaba, será preciso esperar algum tempo para que a mesma se restitua ou então utilizar dinheiro real para comprar mais. Embora este esquema possa ser limitativo, pois poderá reduzir o tempo de jogo, não interfere em nada na capacidade do jogador de conseguir ultrapassar os mais de 100 níveis existentes.

Pac-Man Bounce é um jogo gratuito e está disponível para dispositivos Android e iOS.

Pac-Man 256: Fugir do bug do nível 256 num labirinto sem fim

Pac-Man 256 é um jogo free-to-play de corrida infinita cujo objetivo é escapar do mítico bug do nível 256 do jogo original. O dito bug do nível de 256 era um problema que fazia encher parte do ecrã com letras e números aleatórios, tornado o jogo impossível de jogar.

Sendo um jogo de corrida infinita a missão do jogador é ajudar o icónico personagem a ir o mais longe possível fugindo do bug e evitando os fantasmas. Todos os elementos clássicos do jogo estão presentes, o labirinto, os fantasmas, os pontos, as frutas, as pastilhas de energia e a mesma jogabilidade. A diferença é que o clássico labirinto fechado é agora um labirinto sem fim gerado aleatoriamente.

Estão disponíveis créditos que podem ser utilizados para obter power-ups que dão a Pac-Man habilidades especiais, como atirar raios laser ou crescer para o dobro do seu tamanho. Para os mais arrojados é perfeitamente possível jogar sem este tipo de ajudas extra, aumentando o nível de dificuldade ainda mais. Existe um limite de seis vidas para utilizar, com uma nova vida a ser adicionada a cada dez minutos. Claro que é sempre possível comprar vidas adicionais com dinheiro real.

Pac-Man 256 está disponível gratuitamente para dispositivos Android e iOS.

Pac-Man Friends: A mesma típica jogabilidade mas com a ajuda de amigos

Pac-Man Friends é uma versão refrescada do clássico jogo, colocando o conhecido personagem a comer pastilhas e evitar fantasmas em labirintos totalmente diferentes dos habituais. O objetivo é fazer com que Pac-Man consiga comer todos os pontos existentes em cada um dos mais de 90 níveis. Ao fazê-lo, um portal que levará o jogo para o nível seguinte se abrirá, sendo necessário dirigir Pac-Man até ele para se efetivamente conseguir progredir.

Mas, e como o nome indica, desta vez Pac-Man não está sozinho. Para conseguir realizar a sua missão, ele terá a ajuda dos seus amigos, cada qual com distintas habilidades, como a capacidade de iluminar salas escuras, ou, melhor ainda, poder passar pelos fantasmas sem morrer. Cada um dos seus amigos desempenha um papel importante na conclusão de cada labirinto, e acabem sendo eles mesmo a fazer a maior parte de trabalho e a recolher itens como frutas e chaves.

Cada labirinto traz o seu próprio desafio, existindo o típico mecanismo de apanhar três estrelas, o que nos níveis mais altos pode tornar-se algo muito mais difícil de conseguir. O jogador poderá utilizar cerejas para regenerar a vida do personagem e uma ampulheta para diminuir a velocidade dos fantasmas.

Pac-Man Friends está disponível para equipamentos Android e iOS.

Pac-Man Pop!:  O segredo é juntar três frutas iguais

Pac-Man Pop! é um jogo de quebra-cabeças com o objetivo de juntar três ou mais peças iguais, mas numa mecânica similar à do clássico Puzzle Bubble, ou seja, atirando bolhas coloridas de forma a fazerem os conjuntos necessários. Nesta aventura, Pac-Man precisa de salvar os seus amigos que foram presos dentro de bolhas pelos suspeitos do costume: os fantasmas Inky, Blinky, Pinky e Clyde.

A jogabilidade é simples e semelhante a outros jogos do género, mas incluindo alguns elementos exclusivos. Das duas bolhas que surgem o jogador escolhe aquela que acha melhor utilizar para conseguir o melhor resultado. Depois é mirar para onde quer disparar a bolha, podendo sempre utilizar as laterais para fazer as bolhas ressaltar e assim atingir o local pretendido. Existem bolhas de várias cores, algumas das quais apenas aparecem depois de se conseguir ultrapassar alguns níveis, como, por exemplo, a rosa. Assim que se conseguir libertar todos os animais de estimação, o nível é concluído e as bolhas restantes caem em cima dos quatro fantasmas que estão na parte inferior do ecrã. Uma pontuação perfeita tem como recompensa as 3 estrelas.

Existem outros tarefas para além de libertar os pequenos animais, como atingir o fantasma que se esconde no meio das bolhas. No início, o fantasma é enorme, mas depois de o atingir ele vai ficando cada vez menor, aumentando deste modo a dificuldade de lhe conseguir acertar. Existem power-ups para ajudar na contenda, como o Super Blast que explode e destrói todas as bolhas que são apanhadas por ele ou o Rainbow que combina com todas as cores que toca, entre muitos outros que vão sendo desbloqueado consoante se evolui ao longo dos vários níveis. No final de cada nível o jogador é recompensado com moedas com as quais você pode comprar power-ups e vidas.

Pac-Man Pop! está disponível gratuitamente para Android e iOS.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.