Qualquer dia é um bom dia para instalar e experimentar aplicações novas. Mas sabendo que ao domingo uma boa parte dos leitores acaba por ter mais algum tempo livre, o TeK faz um resumo das aplicações que estiveram em destaque ao longo da semana. De forma simples e rápida, fique a saber quais as principais novidades dos sistemas operativos móveis.

Entre as aplicações desta semana há uma de messaging que permite apagar mensagens de texto que já foram enviadas, há uma outra dedicada para os que gostam de imagens animadas e também um jogo que é na realidade uma corrida geométrica. Desafiante?

Então vai querer experimentar também um dos jogos mais bonitos do ano e não vai querer ficar de fora da nova aplicação do Facebook, a rede social mais usada em todo o mundo. Nomes? Esses estão nas linhas abaixo e nas próximas páginas.

Boas instalações.

Wiper é uma opção para quem quer antecipar arrependimentos no envio de mensagens

A Wiper entra no grupo das aplicações de messaging "seguras" já que permite apagar mensagens enviadas. Também pode servir os propósitos de utilizadores mais precavidos no campo pessoal.

Tal como outra aplicação de messaging, a Wiper dá para enviar mensagens e fazer chamadas, mas a caraterística central e diferenciadora face à maior parte das suas rivais é a aposta na componente da privacidade.

Os seus criadores defendem que a plataforma garante comunicações codificadas de ponta a ponta. Além disso, também será capaz de apagar mensagens de texto, entretanto enviadas, do telefone do recetor e mesmo dos servidores da empresa. De salientar que, quando a mensagem é apagada do telefone da pessoa para quem foi enviada, há uma notificação sobre essa eliminação…

Esta app destinada a utilizadores que queiram jogar pelo seguro na era da espionagem cibernética, ou simplesmente prevenir futuros "arrependimentos", é gratuita e está disponível para Android e iOS.

Kanvas: para transformar fotos em animações

Chama-se Kanvas e é uma aplicação que se assume como um desafio à criatividade. Permite levar ao limite a personalização de fotos, para criar gifs animados.




Para tirar partido da app Kanvas basta juntar a uma foto elementos animados, música e texto e criar um postal que será publicado na plataforma e que pode ser apreciado pelos restantes utilizadores.



Entre os efeitos disponíveis estão mais de 600 stickers, entre opções gratuitas e pagas, e 150 fontes de texto e diversas opções para juntar camadas à imagem. Diariamente há temas em destaque na app e dicas para criar animações.



A lógica da Kanvas é a de comunidade e o objetivo ligar pessoas com interesses idênticos. Os resultados de cada trabalho podem ser partilhados também nas principais redes sociais, como o Instagram, Tumblr, Twitter, Facebook ou Google+.

A aplicação está também disponível para iOS.

Junte os amigos à volta de novos interesses com a aplicação Facebook Groups

Quanto mais amigos se juntam numa página de Facebook mais difícil é separar as conversas por temas de interesse. Futebol, culinária, política, escola ou viagens têm agora espaços reservados.





Online já era possível organizar os grupos de amigos consoantes os interesses e movimentos que os uniam, fossem família, amigos chegados ou outras áreas de partilha, mas agora tudo fica mais fácil e "oficial" com a aplicação Facebook Groups.



Cada utilizador pode criar os grupos que quiser e adicionar os seus amigos, que são convidados para as partilhas à volta de um tema que pode ser permanente ou temporário, como a organização de uma festa.



Desta forma as mensagens não ficam perdidas num feed de notícias cheio de publicações e estão facilmente organizadas quando se pesquisa no browser ou no telemóvel. E com notificações rápidas de novas mensagens associadas aos ícones criados no ambiente do smartphone.



A nova aplicação é gratuita e está disponível desde ontem para as plataformas iOS e Android.

Monument Valley volta a ser estrela por um dia

Aquele que é considerado como um dos jogos mais elegantes e bem pensados dos últimos tempos recebeu uma expansão. Para quem não experimentou, esta uma boa razão para ficar a conhecer melhor a princesa Ida.

É apelidado por muitos como um dos melhores jogos do ano para dispositivos móveis – e o TeK subscreve esta opinião. Monument Valley é uma criação como há poucas e mesmo sendo um jogo pago – cerca de 3,50 euros – justifica o investimento. Não pela longevidade, mas pela beleza do desafio.

O jogador assume a personagem da princesa "silenciosa" Ida que vai percorrer cenários que por vezes parecem ser fisicamente impossíveis de serem percorridos. Mecânicas escondidas e ilusões de ótica são o truque para conseguir ir avançando nestes "castelos mentais".

E Monument Valley volta a ser estrela por um dia. Depois de ontem ter sido a aplicação gratuita do dia na loja da Amazon, hoje a expansão chega pela primeira vez aos equipamentos Android que tenham instalado o jogo a partir da Amazon. A expansão só chega ao Google Play na próxima semana.



É ainda de referir que a expansão Forgotten Shores já está disponível no iOS.



Para os que já terminaram o jogo, esta é um motivo para voltar ao ambiente peculiar de Monument Valley. Se nunca jogou, esta é uma razão para experimentar o jogo que agora tem fases de maior dificuldade e longevidade. O pacote pode ser adquirido via compra dentro da aplicação.

Destreza, rapidez e persistência testadas em Geometry Dash

O objetivo no Geometry Dash é muito simples: chegar o mais longe possível evitando os obstáculos (até aqui tudo bem), mas voltando ao início cada vez que toca num (aqui já é capaz de lhe fazer lembrar alguma coisa).

Com um "cheirinho" do desesperante Flappy Bird, o jogo faz-se apenas de simples toques no ecrã reproduzidos em saltos que permitem passar as barreiras pontiagudas.

A dinâmica é ajudada (ou não) por uma acelerada banda sonora, que poderá sempre pôr em off se sentir demasiada pressão na sua estratégia de jogo.

Os atuais sete níveis da versão gratuita do Geometry Dash poderão ser experimentados por utilizadores de dispositivos Android e iOS.

Click to Pray: Clicou vai ter que rezar

Foi apresentada esta sexta-feira e apresenta-se como uma forma original de rezar. A Click to Pray está disponível para iOS e Android.





A aplicação tem propostas de oração para três momentos do dia: manhã, dia e noite, que vai apresentando ao utilizador. Também se assume como uma rede social de oração, que cria espaço para publicar intenções de oração num mural. O mesmo espaço permite ficar a conhecer as intenções de outros utilizadores e rezar com eles.


A iniciativa foi lançada pelo Apostolado da Oração em Portugal e resulta de uma parceria com o Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, contando ainda com o apoio da agência Ecclesia, Aleteia e do grupo R/com.




Esta não é a primeira iniciativa em português criada com a intenção de promover novas ferramentas de contacto com a religião. O Passo a Rezar, lançado em 2011 é um exemplo. Agora existe este Click to Pray, com apps para iOS e Android.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico