Os contactos profissionais e pessoais que temos de gerir no dia-a-dia exigem disciplina de organização e essa foi precisamente uma das áreas a quem demos atenção esta semana nas aplicações que destacámos em cada dia da semana.

Por falar em organização, na semana do TeK também coube uma ferramente para a gestão de finanças pessoais, bem com um conjunto de aplicações mais descontraídas, para quem gosta de fazer uma pausa sem largar o telemóvel.



Mostramos-lhe o novo jogo da Landka; um jogo ao estilo arcada para explorar os mistérios do fundo do mar, entre outras propostas. Se não teve tempo de experimentar as sugestões durante a semana, aqui fica mais uma oportunidade. Vamos a isso?








Google Now vai poder integrar informações de todas as aplicações




Em breve o assistente pessoal da Google pode ser um serviço muito mais completo ao agregar informações de todas as apps do telemóvel. A novidade surge poucos dias depois de se saber que a Cortana da Microsoft deverá chegar ao Android.



O Google Now já integra informações de um grupo de aplicações específicas com quem a Google trabalhou de forma mais direta. Mas em breve a situação pode mudar de forma significativa já que a tecnológica norte-americana está a preparar um ferramenta de desenvolvimento que permitirá a qualquer programador trabalhar nesta integração.

A novidade foi revelada por um dos responsáveis máximos do Google Now, Aparna Chennapragada, em entrevista ao TheNextWeb.

Desta forma o Google Now promete tornar-se num assistente mais "potente" já que além das capacidades preditivas, poderá explorar melhor as informações contextuais tendo por base as aplicações mais usadas pelo utilizador.

E este grau de utilização será importante para definir quais os cartões que aparecem ou aparecem mais vezes: se o utilizador tiver três aplicações de notícias de futebol instaladas, só aparecerá informação daquela que usar mais, por exemplo.

Ainda não é certo quando o kit de integração vai ser disponibilizado aos programadores, mas a novidade surge apenas alguns dias depois de ter surgido o rumor de que a assistente virtual da Microsoft, Cortana, estar a caminho do Android e do iOS.

Além da integração com as aplicações, os engenheiros da Google estão a trabalhar para que a aplicação possa funcionar em situações muito específicas - como por exemplo, dizer quanto tempo a pessoa terá de esperar na fila de um parque de diversões.



Veja a próxima aplicação

Onyu é a forma moderna de manter a lista de contactos atualizada

Se tem dificuldade em manter a sua lista de contactos atualizada, talvez a Onyu seja a aplicação que tem procurado. O interface simples e a possibilidade de partilha de dados são os pontos a favor.

Se pegar agora no seu telemóvel e perder cinco minutos na lista telefónica possivelmente vai encontrar contactos de quem já não sabe nada há largos meses ou anos, e quem sabe se até tem contactos que foram guardados de forma esporádica e já não servem de nada.

A aplicação Onyu, para já só disponível para Windows Phone, quer resolver este problema. O que a aplicação faz é transformar cada contacto num cartão de informação que pode ser atualizado. Ou seja, se um contacto mudar de número de telemóvel, pode dar conta desta mudança através da app.

E mesmo que não o faça, o utilizador pode pedir aos seus contactos que o mantenham informado das mudanças que estão a ocorrer. A partilha da informação pode ser feita de forma simples e recorrendo aos serviços já usados maioritariamente pelos detentores de smartphones, como o WhatsApp.

Os contactos podem ser divididos por grupos - amigos para jogar à bola, pessoas do trabalho por exemplo -, e contém vários dados que ajudam a orientar melhor o utilizador na hora de contactar alguém.

As questões da privacidade estão ao que tudo indica protegidas visto que o utilizador será o único a saber a password que garante a encriptação de todos os dados da aplicação.

Todos os que quiserem experimentar e contribuir para o desenvolvimento do serviço Onyu podem fazê-lo já que o projeto está nas mãos de apenas dois empreendedores que pedem feedback para que a plataforma possa continuar a evoluir.



Veja a próxima aplicação

Mantenha as finanças pessoas controladas com a SmartWallet

Manter as finanças pessoais bem controladas é a chave para uma gestão eficaz do orçamento. Hoje deixamos-lhe uma aplicação portuguesa que o pode ajudar nesta área.

A SmartWallet conta para já com uma versão para iOS, que tem download gratuito e que permite registar todas as despesas do utilizador ao longo do mês.



A app deixa-o definir orçamentos mensais por categorias, criar categorias e fazer relatórios sobre as transações registadas ao longo do mês. A sincronização automática entre dispositivos e a possibilidade de partilhar o controlo orçamental da conta também têm suporte.



Este último aspeto - orçamento partilhado - é, de acordo com os promotores da app, uma das suas grandes mais-valias e também o principal fator diferenciador, relativamente a outras aplicações do género.



Veja a próxima aplicação

Portuguesa Landka lançou uma nova aplicação. Chama-se Overpaint e é um jogo

A Landka afastou-se do registo mais didático das aplicações com que se estreou nas plataformas móveis para marcar presença noutro domínio: o dos quebra-cabeças.

O Overpaint está disponível a partir desta quinta-feira nas principais lojas de aplicações móveis e, como a próxima empresa o descreve, é um jogo de cor e movimento.



O desafio que se coloca aos jogadores é este: têm de usar os quadrados coloridos nos cantos do ecrã para tapar as bolas com as mesmas cores e fazê-las desaparecer.



À medida que o utilizador avança nos níveis o desafio ganha complexidade. As bolas vão assumindo posições diferentes no ecrã e ganham cores que não estão disponíveis nos quadrados laterais, obrigando o utilizador a combinar cores para conseguir eliminar todas as bolas e passar ao nível seguinte.



Para resolver o desafio proposto em cada nível não há um limite de tempo, mas há um número limite de jogadas, que obriga o utilizador a planear movimentos antes de tomar uma decisão.




O jogo pode ser descarregado gratuitamente. Oferece 200 puzzles e uma experiência completamente livre de publicidade. Já dentro da aplicação pode comprar vidas e jogadas extra.




A Landka é a empresa que desenvolveu Back in Time, uma aplicação sobre a história do universo se destacou no top das mais compradas da App Store e mereceu destaque internacional em vários meios. Mais recentemente lançou outra app na mesma linha, que também já passou aqui pelo TeK, a Kiwaka.



O Overpaint está disponível para iOS, Android, Windows Phone, Galaxy Apps, Mac AppStore.



Veja a próxima aplicação

Art Now é o guia que usa o Instagram para "mapear" o que está a dar em termos artísticos

A aplicação acaba de ser lançada para iPhone e recorre a um algoritmo especialmente desenhado para cruzar a informação do mundo da arte com as redes sociais.

Parece cada vez menos questionável que o que aparece no Instagram é realmente o que atrai a atenção de maior número de pessoas de espírito artístico. A rede tornou-se um dos sítios privilegiados de partilha de imagens online e os criadores da app Art Now estão a tirar partido disso.

Assumindo-se como uma guia artístico, cruza a informação de obras de arte em museus e galerias e usando um algoritmo desenvolvido à medida faz uma pesquisa no Instagram para "localizar" as fotos partilhadas das mesmas obras, o que dá acesso a comentários e a um contexto adicional.

Já estão listadas mais de 131 mil apps e 4.400 museus e galerias, pesquisáveis por artista, cidade e museu, o que pode ajudar os viajantes à procura de destinos artísticos.

As referências do que "está a dar" são puramente estatísticas e baseadas em dados de frequência de uploads e referências dos utilizadores do Instagram, num formato democratizado.

A Art Work pode ser descarregada gratuitamente da app store da Apple e é compatível com iPhone, iPad e iPod touch.

No vídeo abaixo pode ver mais informação sobre o funcionamento da aplicação.




Veja a próxima aplicação

Deep Under The Sky há um jogo psicadélico para descobrir
O design do título envolve vida marinha e formações alienígenas, enquanto a banda sonora acompanha o cenário alternativo da aventura. Os jogadores terão 80 níveis para percorrer e para descobrir um planeta visualmente apelativo.

Jogos há muitos. As mecânicas também são mais ou menos transversais aos principais títulos das lojas de aplicações. E depois existem jogos como Deep Under The Sky que transmitem uma experiência diferenciadora.

Design gráfico e design de som são os pontos fortes deste título que está disponível para Android, iOS e também para computador através da plataforma Steam - os preços variam entre os 2,85 euros e os 9,99 euros.

Apesar de ser um puzzle, o jogo acaba por ser mais do que isso. Mistura também o conceito de exploração e de plataformas, mas que é explorado com a interatividade do dedo. Conduza a sua personagem por paisagens de um planeta extraterrestre.

Não se esqueça que estão garantidos 80 níveis de desafio e que pelo meio é preciso cumprir alguns objetivos e descobrir também passagens secretas que dão mais pontos.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico