A época balnear abriu oficialmente a 6 de junho e foram desenvolvidas várias soluções tecnológicas que permitem aos banhistas estarem mais bem informados acerca das novas regras implementadas para reduzir o risco de contágio com a COVID-19. A portuguesa Wavecom quer ajudar na gestão da ocupação das praias com o SmartCounter e já instalou o primeiro sistema na Praia da Barra, em Aveiro.

Alimentados através de painéis fotovoltaicos, os SmartCounters permitem identificar em tempo real quantas pessoas entram ou saem de uma praia, recolhendo informação através de um sensor óptico de contagem.

SmartCounters | Wavecom
créditos: Wavecom

A Wavecom explica que, através do processamento dos vários pórticos, o sistema calcula automaticamente a taxa de ocupação, a cor da bandeira ou semáforo correspondente e o total de entradas e saídas, tendo ainda em conta as marés e a área disponível de praia.

A época balnear começa amanhã: Que aplicações pode usar para ir à praia em segurança?
A época balnear começa amanhã: Que aplicações pode usar para ir à praia em segurança?
Ver artigo

Na versão atual, o sistema que começou a ser implementado em Aveiro pode ser ligado à aplicação Info Praias ou a outras aplicações que ajudem a monitorizar o estado de ocupação balnear.

A empresa afirma que a solução segue as recomendações do Ministério do Ambiente e, uma vez que não grava nem capta imagens de pessoas, não necessita de autorização do Regulamento Geral de Proteção de Dados.

Além das praias, os algoritmos preditivos dos SmartCounters podem ser também aplicados para fazer a gestão da capacidade de espaços como piscinas municipais, praias fluviais, ciclovias, parques ou jardins.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.