A gigante do comércio eletrónico registou uma patente nos Estados Unidos para uma tecnologia de reconhecimento de imagem, mais precisamente de rostos humanos, que identifique o comprador no ato de pagamento.

Na base, o sistema propõe que os utilizadores tirem uma selfie com o seu smartphone, tablet ou computador, que depois servirá para aceder à sua conta e pagar as compras em questão. A tecnologia funcionaria tanto para as lojas online como nas lojas físicas.

O pedido de patente, requerido em Outubro e publicado há uns dias, inclui a realização de alguns gestos perante a câmara, nomeadamente “determinadas ações, expressões ou gestos, como sorrir, piscar ou abanar a cabeça”, ou seja algo que prove que a pessoa está viva.

A Amazon não está sozinha nesta intenção de encarar as selfies como forma de pagamento. A chinesa Alibaba deu o sinal de partida na CeBIT 2015 com uma aplicação. Mais recentemente foi a vez da Mastercard anunciar que está a testar uma tecnologia do género que inclusive poderá estar operacional no próximo verão.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.