"Mãe/Pai, preciso de 10 euros" é uma frase ouvida com frequência por quem tem filhos adolescentes, com mais ou menos idade. Se há alguns anos o normal seria entregar os trocos da carteira, o MB WAY tem substituído o dinheiro pela transferência eletrónica do dinheiro, rápida e prática, para quem já tem um cartão de débito e a aplicação instalada. Agora a SIBS está a "institucionalizar" o processo e colocou na app uma forma de fazer o pedido diretamente, sem precisar de telefonar ou enviar uma mensagem fora da aplicação.

A opção "Pedir Dinheiro" vem acompanhada de mais uma novidade, a "Dividir Conta" que como o nome indica dá a possibilidade de dividir uma conta e pedir aos amigos a parte que lhes diz respeito, com uma forma de "cobrar" com lembretes até que o valor seja transferido. Ambas estarão disponíveis em novembro, numa atualização que será feita à aplicação MB WAY que já tem mais de 975 mil utilizadores ativos, como confirmou hoje Maria Antónia Saldanha, diretora de comunicação da SIBS, aos jornalistas numa visita ao centro de inovação da empresa.

"Estamos sempre atentos ao que os utilizadores nos pedem", explica Maria Antónia Saldanha, dizendo que a Transferência de Dinheiro é a funcionalidade mais utilizada da aplicação, e que só em outubro, e até à data, já foram feitas 930 mil transferências. Embora não quisesse adiantar o valor total, a diretora de comunicação confirmou ao SAPO TEK que o valor médio por transação ronda os 20 euros. "É uma forma muito fácil de transferir dinheiro e pode ser usada em muitas situações", adianta.

O MB WAY já tem mais de 975 mil utilizadores ativos e a SIBS está a preparar-se para celebrar o milhão de utilizadores, um marco relevante. "Quando lançámos o MB WAY [em outubro de 2015] não havia um milhão de utilizadores em homebanking […] temos ajudado também a desenvolver o acesso à banca eletrónica", defende.

Pagamentos com o smartwatch, mas só o Samsung Gear

A SIBS mostrou hoje também uma nova app para relógios inteligentes, que foi desenvolvida com a Samsung para o seu Gear e que fica hoje disponível. A app está disponível na loja de aplicações da Samsung e permite usar o relógio para pagamentos em POS, semelhante ao que é já utilizado na app MB WAY.

tek smartwatch pagamento mbway

"Desenvolvemos esta funcionalidade com a Samsung para os relógios […] fazia sentido unir esforços para esta inovação nos pagamentos", justifica Maria Antónia Saldanha. Mas o objetivo é também alargar o âmbito de utilização desta aplicação a todos os smartwatches Android e também ao Apple Watch, embora existam algumas limitações nesta plataforma com o uso do NFC.

MBWay, a app que quer ser o Multibanco no telemóvel, já soma mais de 800 mil utilizadores
MBWay, a app que quer ser o Multibanco no telemóvel, já soma mais de 800 mil utilizadores
Ver artigo

A diretora de comunicação da SIBS acredita que as pessoas procuram o conforto de deixar os cartões de pagamento em casa e ter a possibilidade de usar o relógio, ou o telemóvel, para conseguir pagar. A empresa está até a ir mais longe e em Março de 2019 vai disponibilizar uma funcionalidade ainda mais avançada, com a possibilidade de usar apenas o smartphone (e a app MB WAY) para fazer todas as transações nas máquinas Multibanco.

"Esta é uma possibilidade que os utilizadores não pediram mas que os engenheiros da SIBS acharam que fazia sentido e que decidimos desenvolver e disponibilizar ao mercado", explica Maria Antónia Saldanha.

MB Way vai dispensar o uso de cartão
créditos: SIBS

Hoje já é possível levantar dinheiro só com um código emitido pelo MB WAY, numa caixa Multibanco e sem usar cartão, mas esta nova funcionalidade da aplicação, que ainda está em teste, dá acesso a todas as operações das caixas, desde o levantamento às compras e pagamento de serviços.

Para onde segue o MB WAY?

No centro de inovação da SIBS em Alfragide a equipa está a pensar nas novas evoluções do MB WAY, e Maria Antónia Saldanha garantiu ao SAPO TEK que "o roadmap de 2019 é entusiasmante", mas não adiantou o que pode trazer de novo a aplicação para além das funcionalidades anunciadas e o uso do Multibanco sem cartão. "Temos sempre de testar o que faz sentido em termos de mercado e da fase de maturidade", afirmou.

MB Way e smartphone na mão: agora já pode (mesmo) ir às compras e deixar a carteira em casa
MB Way e smartphone na mão: agora já pode (mesmo) ir às compras e deixar a carteira em casa
Ver artigo

Há ainda trabalho a fazer com a rede de parceiros para aceitação do MBWay nos pagamentos em loja, e com os comerciantes, intensificando também a integração da app nos serviços de pagamento. Isto pode acontecer as lojas online mas também na integração com as aplicações dos bancos. O BCP foi o primeiro a integrar o MB WAYdentro da sua app, utilizando o SDK desenvolvido pela SIBS, mas outros bancos podem vir a fazer o mesmo.

E a nível internacional? A SIBS já está a trabalhar com o MB WAY, ou versões localizadas da app, em mercados como Angola e Argélia, mas também na Polónia com o Blik para levantamentos sem cartão.

Em breve o MB WAYpoderá ainda suportar uma outra funcionalidade que vai facilitar as transferências de dinheiro internacionais, com o suporte das transferências para contas e não cartões, o que é facilitado com a entrada em funcionamento dos pagamentos instantâneos (instant payments)

Nota da Redação: A notícia foi atualizada com mais informação, imagens e vídeo