O serviço foi lançado há quatro anos e cresceu 2,5 vezes em número de utilizadores e 7,5 vezes frequência de utilização, entre 2016 e 2017. Recentemente ultrapassou a fasquia dos 800 mil utilizadores, um recorde que deixa a SIBS “muito orgulhosa”.

O rápido crescimento do MBWay “prova que os portugueses procuram cada vez mais soluções que tornem os pagamentos mais simples, cómodos e rápidos”, considera a operadora financeira. O marco ganha ainda maior relevo tendo em conta que representa cerca de 50% dos utilizadores de mobile banking em Portugal, acrescenta.

Neste momento, a app conta com mais de 825.000 utilizadores, que realizam cerca de dois milhões de operações por mês. Em média, cada utilizador faz três operações por mês, sendo 42 euros o valor médio por operação.

Além disso, a base de utilizadores do serviço é muito interativa, destaca a SIBS. “Gerimos uma comunidade de mais de 700 mil subscritores da newsletter do serviço e 1,5 milhões de pessoas nas redes sociais onde se registam cerca de 1 milhão de interações por mês. O challenge, o passatempo integrado no serviço, tem cerca de 200 mil utilizadores que acedem cinco vezes por mês ao jogo”.

Clientes MB WAY já podem pagar com tecnologia QR Code (mas só em alguns locais)
Clientes MB WAY já podem pagar com tecnologia QR Code (mas só em alguns locais)
Ver artigo

A intenção tem sido, desde sempre, fazer evoluir a aplicação com várias novidades, quer ao nível de funcionalidades para facilitar o dia a dia, quer ao nível de comerciantes e parcerias disponibilizadas.

Transferências imediatas, compras online e in-app, geração de cartões MB NET, levantamento sem cartão e a realização de pagamentos através da tecnologia NFC (Near Field Communication) e QR Code, para dispositivos iOS e Android estão entre as possibilidades oferecidas pela aplicação.

O crescimento da rede de comerciantes com terminais habilitados, que neste momento já ultrapassam os 45 mil, também tem sido essencial para os resultados do serviço, destaca a SIBS.

Outro fator distintivo é o facto de ser um serviço universal, disponível para a grande maioria dos cartões bancários em circulação em Portugal, de 14 bancos aderentes. Além disso, permite ainda a associação de cartões não bancários como, por exemplo, cartões-refeição.

Para os próximos anos fica a intenção, assumida desde o início, de tornar o MBWay tão famoso e indispensável como é hoje o Multibanco, “mas num menor espaço de tempo, claro”, já que o Multibanco celebrou três décadas... Para tal, “irá continuar a analisar de que forma o serviço poderá evoluir, o que tanto pode acontecer em funcionalidades, como na rede de aceitação”.

O foco continua a ser tornar o MB WAY cada vez mais o Multibanco no telemóvel.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.