O serviço foi lançado há quatro anos e cresceu 2,5 vezes em número de utilizadores e 7,5 vezes frequência de utilização, entre 2016 e 2017. Recentemente ultrapassou a fasquia dos 800 mil utilizadores, um recorde que deixa a SIBS “muito orgulhosa”.
O rápido crescimento do MB Way “prova que os portugueses procuram cada vez mais soluções que tornem os pagamentos mais simples, cómodos e rápidos”, considera a operadora financeira. O marco ganha ainda maior relevo tendo em conta que representa cerca de 50% dos utilizadores de mobile banking em Portugal, acrescenta.
Neste momento, a app conta com mais de 825.000 utilizadores, que realizam cerca de dois milhões de operações por mês. Em média, cada utilizador faz três operações por mês, sendo 42 euros o valor médio por operação.
Além disso, a base de utilizadores do serviço é muito interativa, destaca a SIBS. “Gerimos uma comunidade de mais de 700 mil subscritores da newsletter do serviço e 1,5 milhões de pessoas nas redes sociais onde se registam cerca de 1 milhão de interações por mês. O challenge, o passatempo integrado no serviço, tem cerca de 200 mil utilizadores que acedem cinco vezes por mês ao jogo”.
A intenção tem sido, desde sempre, fazer evoluir a aplicação com várias novidades, quer ao nível de funcionalidades para facilitar o dia a dia, quer ao nível de comerciantes e parcerias disponibilizadas.
Transferências imediatas, compras online e in-app, geração de cartões MB NET, levantamento sem cartão e a realização de pagamentos através da tecnologia NFC (Near Field Communication) e QR Code, para dispositivos iOS e Android estão entre as possibilidades oferecidas pela aplicação.
O crescimento da rede de comerciantes com terminais habilitados, que neste momento já ultrapassam os 45 mil, também tem sido essencial para os resultados do serviço, destaca a SIBS.
Outro fator distintivo é o facto de ser um serviço universal, disponível para a grande maioria dos cartões bancários em circulação em Portugal, de 14 bancos aderentes. Além disso, permite ainda a associação de cartões não bancários como, por exemplo, cartões-refeição.
Para os próximos anos fica a intenção, assumida desde o início, de tornar o MB Way tão famoso e indispensável como é hoje o Multibanco, “mas num menor espaço de tempo, claro”, já que o Multibanco celebrou três décadas... Para tal, “irá continuar a analisar de que forma o serviço poderá evoluir, o que tanto pode acontecer em funcionalidades, como na rede de aceitação”.
O foco continua a ser tornar o MB WAY cada vez mais o Multibanco no telemóvel.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Indiana Jones regressa de chicote para nova aventura em videojogo. Qual é o enigma do grande círculo? -
App do dia
Google Maps torna-se guia local e indica "pérolas" escondidas nas suas viagens -
Site do dia
GOG tem novo programa de preservação de videojogos -
How to TEK
Saiba como definir o tempo limite que as crianças podem jogar Fortnite
Comentários