A tecnológica portuguesa criada em 2011 por Paulo Trezentos e Álvaro Pinto, que contou com o apoio da Comissão Europeia no seu arranque, acaba de assinar um contrato com uma empresa de telecomunicações na Mongólia, para o fornecimento de uma app store.

Tal acontece numa altura em que a plataforma já ultrapassou a marca dos 750 milhões downloads de aplicações, através das mais de 110 mil lojas de aplicações que agrega.

A Aptoide permite aos developers, fabricantes de equipamentos e às empresas de telecomunicações a criação e gestão da sua própria loja Android, bem como o upload e distribuição das aplicações gratuitas diretamente nas suas app stores.

No passado, já trabalhou com a Nokia, com a qual desenvolveu uma aplicação específica de suporte ao produto Nokia X, e com a Auchan, a quem a empresa portuguesa forneceu uma store integrada na gama de Tablets SelectLine.

Paralelamente, a plataforma também está acessível ao utilizador final, que poderá gerir os downloads das aplicações gratuitas, atualizações e acesso às lojas. Até 2017, os responsáveis pelo projeto querem atingir os 100 milhões de utilizadores únicos.

A estratégia passa pelo reforço da internacionalização do projeto, assente na presença nos principais eventos e feiras mundiais, como por exemplo o MWC como por exemplo o MWC, mas também concretizada através de parcerias de carácter mais global, refere Paulo Trezentos num comunicado enviado à imprensa.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico