Em outubro do ano passado, a Google anunciou novas funcionalidades ao Google Maps para ajudar os utilizadores a tomarem decisões mais “amigas” do ambiente nas suas deslocações. As rotas ecológicas, que começaram por ser implementadas nos Estados Unidos, chegam agora a quase 40 países europeus, incluindo Portugal.
Como explica a gigante tecnológica, através da funcionalidade é possível escolher um percurso optimizado para um menor consumo de combustível, de modo reduzir o impacto na carteira dos utilizadores, assim como as emissões que carbono que produzem.
Clique nas imagens para mais detalhes
O Google Maps passa a apresentar o percurso mais eficiente em termos de poupança de combustível, caso não seja também a mais rápida. Os utilizadores têm a possibilidade de aceder a dados acerca da poupança de combustível, além da diferença de tempo entre duas rotas, e selecionar a que melhor se adapta às suas necessidades.
A Google detalha que o percurso mais eficiente vai depender do veículo utilizado. Neste sentido, ao longo das próximas semanas, os condutores que usem as rotas ecológicas na Europa, Estados Unidos e Canadá vão poder selecionar o tipo de veículo para obterem estimativas mais exatas em termos de eficiência energética.
De acordo com a gigante de Mountain View, a funcionalidade de rotas ecológicas, que recorre a um sistema de Machine Learning, tem por base dados do Laboratório Nacional de Energia Renovável (NREL, na sigla em inglês) do Departamento de Energia dos Estados Unidos e da Agência Europeia do Meio Ambiente.
Clique nas imagens para mais detalhes
Para lá das rotas ecológicas, o Google Maps conta com mais funcionalidades centradas na sustentabilidade ambiental. Por exemplo, se tiver um veículo elétrico poderá pesquisar por pontos de carregamento diretamente na aplicação. Em certos casos é possível ver se há carregadores livres, o que o pode ajudar a poupar tempo.
A pensar em quem quer deixar o carro em casa, a aplicação apresenta rotas de ciclismo, percursos a pé e ainda opções em transportes públicos informações detalhadas. Já para quem está a pensar fazer uma estadia mais prolongada num determinado destino, o Google Maps demonstra hotéis que se comprometeram a serem mais ecológicos.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Wayther: uma nova app de previsões meteorológicas detalhadas para otimizar viagens -
Site do dia
Tetr.io é uma versão competitiva de Tetris e os adversários não dão tréguas -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários