Gerir melhor as "receitas" e as despesas mensais, ler bem além da entrelinhas ou dar uma nova dimensão às histórias que pode contar às crianças são as possibilidades oferecidas pelas apps que lhe apresentamos a seguir. Também tem jogos: um a fazer lembrar o Pokémon Go, mas com fantasmas e outro que junta heróis da Disney e da Pixar para combater o “mal”.

Moplan: um planeador financeiro que o ajuda a poupar

Do grupo dos utilitários, esta app faz cálculos com base em algumas informações básicas para que possa gerir da melhor fora o seu dinheiro.

É só dizer quanto ganha e os dias que restam para o final do mês que a Moplan diz-lhe quanto pode gastar diariamente. Mas primeiro que tudo, tem de dizer quantos euros lhe restam  no momento.

Pode também introduzir valores de poupança e a aplicação recalcula tudo para cumprir os objetivos. Claro que há despesas fixas e essas também entram para as contas desta aplicação.

Cada “elemento” que contribui para os cálculos tem direito a um separador próprio, tornando a utilização da Moplan bastante simples - e ajudando facilmente o utilizador a cumprir os seus objetivos.

A aplicação é gratuita, estando disponível para dispositivos Android.

As apps servem para muita coisa e esta quer ensiná-lo a ler mais e melhor

O nome deixa adivinhar o propósito e o método: a Read - Between the Lines põe os seus utilizadores “entre linhas” para que estes possam aperfeiçoar o modo de leitura.

A aplicação é um utilitário que coloca linhas guia no ecrã para treinar olhos e cérebro a lerem mais rápido e de forma mais eficiente, recorrendo à visão periférica.

Pode jogar com cores e com a distância a que as linhas verticais estão uma da outra para ajudar a ampliar o seu “campo de leitura” para fora destas. A intenção é que leia cada vez menos o que está entre as guias e obrigue o seu cérebro a “adivinhar” cada vez mais o que está fora das mesmas, subconscientemente.

Para isso tem direito a um máximo de oito minutos de treino gratuito por dia. Mas pode pagar para ter mais tempo…

A Read ainda está em testes, podendo apresentar alguma instabilidade. Pode ser descarregada para dispositivos Android.

Ghostbusters World é como Pokémon GO, mas com fantasmas

Baseado na famosa série de filmes, os caçadores de fantasmas terão de utilizar o seu arsenal de armas para capturar todas as criaturas através de realidade aumentada.

Desde o início do ano, quando foi anunciado durante o Mobile World Congress, que os fãs antecipavam o lançamento de Ghostbusters World. Trata-se de mais um título de realidade aumentada que bebe muita inspiração em Pokémon GO, tal como Jurassic Park Alive, mas como seria de esperar, os caçadores terão de encontrar e capturar fantasmas. O jogo é um dos primeiros a beneficiar do programa de desenvolvimento ARCore da Google para aplicações baseadas em AR.

Depois de escolher a personagem será lançado ao mundo para procurar fantasmas, utilizando as armas e gadgets tão conhecidos dos famosos caçadores, tais como os raios de protões e a armadilha para aprisionar os "seres gelatinosos". O interessante é que o smartphone oferece uma sensação divertida de manuseamento dos equipamentos. E nesse sentido, os fantasmas oferecem resistência aos ataques, sobretudo quando é necessário aprisioná-los. Quem viu os filmes sabe do que se trata.

Muitas das aberrações da série estão presentes no jogo, tais como o Slimer ou o Stay Puft Marshmallow Man, mas a coleção prolonga-se por uma grande galeria de monstros, havendo ainda bosses para unir caçadores em raids.

Claro que capturar fantasmas não serve apenas para livrar o mundo das aparições, mas sim para construir uma equipa poderosa para poder defrontar outros caçadores de fantasmas espalhados pelo mundo, em batalhas PvP.

Poderá fazer o download do jogo em versões iOS e Android, mas antes de o instalar, lembre-se de uma regra primordial: nunca cruze os raios…

Heróis da Disney e Pixar juntos para combater o “mal”

Disney Heroes: Battle Mode apresenta personagens de Ralph, Toy Story, The Incredibles: Os Super-Heróis e Zootopia, numa aventura repleta de ação.

Para os fãs da Disney e Pixar, Disney Heroes: Battle Mode é um videojogo no género RPG, que cruza personagens criados para os diferentes mundos de desenhos animados da gigante do entretenimento. Ralph, Zootopia, The Incredibles: Os Super-Heróis ou Toy Story são alguns dos universos reunidos nesta proposta para dispositivos mobile. Ao todo estão disponíveis 25 personagens distintas para colecionar, tais como Jack Sparrow, WALL-E ou Buzz Lightyear.

O objetivo é reunir uma equipa de heróis e combater um vírus que está a corromper os pixéis da Digital City, o palco da ação, virando as personagens conhecidas, umas contra as outras. Terá de equipar as personagens com itens poderosos e escolher as melhores habilidades para ter sucesso nos combates.

As batalhas desenrolam-se por turnos, em que cada personagem faz um ataque, utiliza uma habilidade ou item, e passa a vez, rodando pelos inimigos. É necessária alguma estratégia na combinação das forças para vencer o encontro.

Pode fazer o download das versões iOS e Android.

Esta app traz uma nova dimensão às histórias que pode contar às crianças

Chama-se Wonderscope e é uma das novas aplicações a tirar partido da realidade aumentada para transformar os lugares normais em espaços extraordinários.

A aplicação faz com que se consiga "ver" as histórias a acontecer mesmo ao seu lado, apesar de estar sentado no sofá de casa, ou no jardim do seu bairro. E é uma forma de passar um tempo mais rico com as crianças, mantendo a sua imaginação e criatividade ativa.

Na biblioteca da Wonderscope há uma série de históricas para ver e conhecer, sobre os duplos que fizeram muitas personagens de cinema, ou uma versão moderna do Capuchinho Vermelho, mas estão prometidas mais histórias com as quais pode interagir usando a voz.

No conceito está a exploração do mundo, para o que precisa de se levantar e andar com o iPhone ou o iPad na mão, mas também a interação com as personagens. Para já está só em inglês, mas isso até pode servir para treinar a língua.

A app está disponível para iPhone e iPad e é gratuita, mas conte com compras in app para mais histórias e funcionalidades.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.