We Are Live foi o nome escolhido por Luís Mendes Amado, português residente na polónia, para uma aplicação lançada em tempos de distanciamento social imposto pelo surto de COVID-19 que afeta o mundo inteiro.

Foi durante a sua própria quarentena que o jovem de 25 anos, supervisor de Recursos Humanos e Payroll numa empresa internacional, decidiu aprender a desenvolver aplicações para dispositivos móveis. O resultado também reflete uma necessidade do momento, face à multiplicação de videostreamings em direto a que temos assistido nas últimas semanas.

No caso da We Are Live, o objetivo é reunir numa única aplicação todos os lives gratuitos em áreas como  música, fitness e comédia, que “passam” no Instagram, Facebook e YouTube.

Depois do download gratuito, um toque no ecrã é quanto basta para aceder diretamente ao evento pretendido, sempre categorizado, sem necessidade de login, passwords e outras complicações.

A app adapta-se automaticamente ao fuso horário de cada utilizador, sem que seja necessário calcular diferenças horárias, evitando assim baralhações e a consequente perda do evento.

“A ideia surgiu após notar que o número de live streams começou a aumentar e não estava a conseguir organizar-me para visualizar os que tinha interesse, por estarem em diferentes lugares”, referiu ao SAPO TEK.

A We Are Live levou apenas cerca de 15 horas a ser desenvolvida e durante o processo de disponibilização, o passo mais complicado foi o da submissão na Play Store, a única loja mobile onde, por enquanto, existe. “Existem várias regras que têm de ser seguidas e a aprovação por parte da Google levou cerca de cinco dias”.

Entretanto, há uma nova versão a caminho, que inclui novas funcionalidades e que estará também disponível para iOS. “Vai ser possível filtrar os eventos por categoria e língua”, adianta Luís Mendes Amado.

Adicionalmente, a partir desta quinta-feira, dia 9 de abril, os criadores de conteúdos vão poder "inscrever" os seus eventos em direto no website weareliveapp.com, “para que depois fiquem disponíveis a partir da aplicação e cheguem a mais pessoas”.