A ideia da Uniphi partiu de Guilherme Oliveira e Costa, Ricardo Santos e João Araújo, três amigos que, como grande parte dos universitários, tinham o hábito de estudar fora de casa.

No entanto, essa é uma tarefa que nem sempre se revela fácil, uma vez que nem sempre existe informação disponível para saber se um determinado sítio é adequado.

Partindo desse princípio e de muitas horas perdidas em busca de um local indicado, os três estudantes desenvolveram a app que permite, de uma forma simples e gratuita, pesquisar quais as bibliotecas, salas de estudo das faculdades ou cafés que se adequam às necessidades dos utilizadores.

Entre as várias informações disponíveis, os utilizadores podem saber o horário de funcionamento dos espaços e se estes têm Wi-Fi, quais os transportes até lá ou até quão silencioso é.

Embora o público alvo sejam os estudantes, a Uniphi também pode ser usada por freelancers ou qualquer outra pessoa que precise de um espaço para estar ao computador. Talvez por isso a aplicação já tenha mais de mil (1.100) utilizadores registados e cerca de sete mil pesquisas realizadas, apesar de ter sido lançada apenas no mês passado.

A app disponibiliza informações sobre 200 espaços em Lisboa, 21 no Porto e 10 em Coimbra, quer para os utilizadores Android como de iOS.

Os fundadores da Uniphi lançaram também uma campanha de crowdfunding para angariar cinco mil euros para desenvolver novas funcionalidades na app.