A aplicação Pandora começou a testar um novo formato de anúncio que permite ao utilizador responder ao que ouve. Nas versões em teste, os ouvintes podem responder depois de o anúncio lhes colocar uma questão, sendo que é imediatamente reproduzida uma melodia assim que este entende a resposta dada, exatamente para confirmar a assimilação da resposta.

Doritos, Unilever e Nestlé são apenas três das marcas que estão a experimentar este novo formato. No caso de uma cadeia norte-americana de fast food, o formato está a ser utilizado para questionar o utilizador se "está com fome", sendo que uma resposta positiva leva o anúncio a recomendar o que comer nos restaurantes desta marca. Um outro anúncio, desta vez de uma marca de pizza, leva também o utilizador a responder "sim" para desencadear a frase final de uma piada que é iniciada na primeira parte do anúncio.

A Pandora acredita que esta tecnologia pode acrescentar valor às marcas e aos conteúdos que estas utilizam para comunicar os seus produtos, uma vez que confere uma nova dimensão de interesse aos anúncios. O sistema força também o utilizador a prestar atenção, dado que o anúncio só se desenrola se este interagir diretamente com ele.

Apesar de surgir numa altura em que as pessoas já se sentem mais confortáveis a interagir oralmente com gadgets, este formato ainda não foi devidamente testado no domínio dos seus efeitos práticos. Por outras palavras, não existem dados que nos indiquem que este tipo de anúncio funciona melhor, que afasta ou aproxima as pessoas dos serviços ou que frustra a experiência ou a melhora.

No caso da Pandora, os utilizadores não são obrigados a interagir com o anúncio, uma vez que a música volta a tocar se não for detetada qualquer resposta.

Os anúncios interativos da Pandora foram lançados esta semana, mas, por enquanto, só vão surgir a um conjunto selecto de utilizadores.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.