O fim-de-semana pode estar quase a chegar ao fim, mas ainda tem algumas horas até retomar a azáfama de mais uma semana de trabalho.

Por isso, aproveite para se divertir com um jogo que desafia o seu QI, espreite a nova funcionalidade do Instagram e personalize o fundo do ecrã do seu Android durante as chamadas telefónicas.

Vai poder ainda registar num diário digital a nota de que não precisa de levar marmita para o almoço de amanhã porque também temos uma aplicação para isso.

Siga as nossas propostas para Android e iOS e aproveite para instalar algumas.

Conexão: ponto a ponto para fazer todas as ligações certas

Os jogos casuais são cada vez mais populares para quem precisa de se distrair de uma situação complexa ou passar tempo enquanto se desloca nos transportes ou espera uma consulta.

Entre as múltiplas opções os jogos de puzzle e lógica atraem grande parte dos utilizadores de telemóveis e o Conexão é mais uma alternativa para quem gosta de variar.

Desenvolvido pela mesma equipa portuguesa que já criou Energy e o Hex, o jogo desafia os utilizadores a ligar os pontos da mesma cor e passar todos os desafios, que vão sendo mais complexos à medida que evolui.

O Conexão está disponível em 15 línguas e tem disponíveis pistas para quem fica "bloqueado" num determinado desafio. No fim há uma avaliação do QI do jogador consoante a rapidez com que resolve os problemas.

 

Apesar do nível de lógica envolvido, o conceito aplicado pela empresa que desenvolveu o jogo é de ajudar a relaxar, conquistando "a atenção dos utilizadores com música suave, puzzles minimalistas e níveis com duração reduzida", refere a Infinity Games.

O jogo pode ser descarregado gratuitamente para smartphones e tablets iOS e Android.

Stories: Registe os momentos e emoções do dia num diário digital

Através da aplicação Stories podem registar os seus melhores (e piores) momentos para mais tarde recordar.

A ideia de Stories: Timeline Diary é semelhante a um comum diário de papel, uma espécie de agenda onde pode tomar notas ou registar momentos específicos da sua vida. Para além de um aspecto minimalista, mas apelativo e organizado, a aplicação tem diversas funcionalidades para ajudar os utilizadores não só a criarem as suas histórias, como depois encontrar algumas ideias registadas.

O diário permite criar uma cronologia com todas as atividades registadas ao longo do dia, divididos em quatro tipos de design: pensamentos, atividades, locais e ficheiros. Os registos podem ser um pequeno texto, uma frase que ficou gravada na memória, um simples recado de supermercado, uma foto, o registo de um local ou uma data especial.

Para além disso, pode gravar o seu estado de espírito para mais tarde recordar, recorrendo a hashtags em cada entrada, tal como faria no Instagram ou Twitter, para que encontre rapidamente as palavras-chave dos assuntos registados. Da mesma forma pode mencionar pessoas, adicionar informações de meteorologia, entre outros elementos.

 

Os utilizadores mais avançados, ou pelo menos os mais organizados, podem mesmo criar cadernos que reúnem os registos por categorias, acrescentando à experiência a utilização de estatísticas que pode consultar quando quiser. A aplicação tem diversas formas de segurança dos seus conteúdos, seja através de um PIN ou impressão digital.

Numa futura atualização a aplicação vai introduzir a ferramenta “mood tracker” que permite registar e pesquisar as entradas no diário por estados de espírito, para que identifique rapidamente os momentos onde sentiu mais alegrias ou tristezas.

Pode fazer o download da aplicação para dispositivos Android.

Eat Tasty: receber no trabalho comida de Chef feita no calor de uma cozinha caseira

A crise económica trouxe a marmita de volta à ribalta. Além de poupar uns euros, também pode ajudar a melhorar os hábitos alimentares no horário de trabalho. Mas, o que fazer quando não sobra nada do jantar para o dia seguinte? A Eat Tasty diz que tem a resposta.

Nascida no norte do país, o objetivo da Eat Tasty é simples: trazer para o dia-a-dia dos locais de trabalho os sabores das cozinhas caseiras. Mas com um toque de Chef.

As refeições da startup saem todas da cabeça de Rúben Couto, um Chef com mais de 20 anos de experiência e que orienta e acompanha a rede de “cooks” de bairro que operam nas suas casas.

Todos os dias úteis, os utilizadores iOS podem encomendar pela app, de uma forma simples e descomplicada, uma das refeições acabadas de fazer com ingredientes frescos por uma comunidade de cozinheiros que moram e cozinham no bairro da empresa em que os consumidores trabalham.

 

A entrega é assegurada por uma frota de estafetas da empresa, no período mais curto de tempo para que as refeições sejam entregues quase acabadas de confecionar.

Lançado a 26 de abril de 2016, o site permite que os utilizadores Android também usufruam da compra da refeição online, sendo apenas necessário fazer o registo no mesmo.

Também as zonas de entrega foram expandidas depois de, em março deste ano, a startup ter recebido um novo financiamento. Agora, o serviço abrange as zonas do Tagus Park, Lagoas Park, Quinta da Fonte, Carnaxide, Alfragide e Miraflores.

Atualmente, a empresa incubada na Bright Pixel vende cerca de 240 refeições por dia e conta com mais de 700 pessoas que encomendam pelo menos uma refeição por semana.

Os pagamentos, feitos apenas através de cartão de crédito ou cartão refeição, serão complementados com o pagamento através da plataforma MB Way.

Novo modo Focus do Instagram traz retratos com efeito bokeh para a app

O Focus serve tirar aqueles retratos de fundo desfocado que a Apple popularizou com a introdução do iPhone 7 Plus, e pode ser utilizado em vários telemóveis - incluindo os modelos que não trazem a funcionalidade de raiz.

No que toca a câmaras móveis, os retratos de fundo desfocado, ou efeito bokeh, como se diz na gíria fotográfica, são uma das funcionalidades mais badaladas da atualidade. O modo foi inicialmente popularizado pelo iPhone 7 Plus, que estreou a câmara dupla na linha de smartphones da marca, e desde então que tem sido reproduzido por outras fabricantes nos seus smartphones. Atualmente já existem aplicações com capacidade para recriar a mesma função, mas o Instagram decidiu integrar este modo na sua aplicação, com uma nova opção chamada Focus.

O Focus serve para recriar o efeito bokeh e pode ser utilizado em vários telemóveis, incluindo os modelos que não trazem a funcionalidade de raiz.

tek instagram

O Focus vai estar disponível nos modos de câmara, ao lado de outras opções já instaladas, como o Superzoom. Uma vez selecionado, o utilizador terá de focar a cara do fotografado para que a app desfoque todo o fundo, destacando assim a face das pessoas que se encontram no plano. Note que o Focus pode também ser utilizado em vídeos.

O Instagram confirmou que o efeito vai ser disponibilizado em todos os iPhones lançados desde o 6S, tal como em vários equipamentos Android selecionados.

 

A integração deste sistema na aplicação significa que a empresa está a utilizar uma tecnologia exclusivamente baseada em inteligência artificial para simular o aspecto de um efeito que originalmente se fazia com recurso a lentes fotográficas.

Se nem todas as chamadas que recebe no smartphone são iguais, escolha temas diferentes

A Color Phone Flash é uma app de personalização de ecrãs, mais especificamente do ecrã que anuncia a chegada de uma chamada.

A personalização de um dispositivo Android não passa apenas pela escolha dos toques ou dos wallpapers, no caso da Color Phone Flash pode escolher um fundo de smartphone a seu gosto, durante as chamadas telefónicas.

O objetivo desta aplicação é atender as suas chamadas da melhor forma, dizendo adeus à tradicional interface padrão, sem grande “piada”.

 

Os criadores garantem que as opções disponíveis vão deixar as chamadas recebidas mais visíveis e, apesar das animações de fundo de algumas opções, a app consome pouca energia.

A Color Phone Flash é gratuita e está disponível para dispositivos Android, a partir da Play Store.

Microsoft Soundscape ajuda a criar mapa visual com base em sons

A tecnologia já tinha sido testada com Windows Phone mas agora a Microsoft lançou uma aplicação para iOS que permite aos cegos "ver" os objetos à sua volta com a ajuda de uma app.

A app usa tecnologia de áudio 3D para garantir a captura de informação sobre objetos e pessoas que estão na proximidade, ajudando os cegos e pessoas com problemas de visão a construir um mapa visual que facilita a deslocação.

A Microsoft já tinha desenvolvido a tecnologia com a utilização de uns headphones especiais, com condução de som através do osso, mas também pode usar headphones estéreo ou in-ear. A app utiliza o GPS do telefone e sinaliza pontos de interesse, estradas ou cruzamentos, funcionando de forma mais eficiente se tiverem sido instalados beacons em de áudio em pontos específicos, que ajudem a orientar os invisuais.

Na área "a minha localização" pode ter uma descrição do local onde se encontra e do que está à sua frente, mas também existe informação sobre os prontos próximos e à sua frente.

 

A app está disponível para iPhone e iPad, mas só em inglês e em alguns países. O download é gratuito.

O vídeo mostra o potencial da tecnologia.

Já decidiu quais as apps que vai instalar? Amanhã há mais sugestões do SAPO TEK.