A primeira grande atualização que a Niantic disponibilizou para o jogo Pokémon Go para iOS e Android eliminou uma funcionalidade que supostamente deveria estar a funcionar desde o lançamento do jogo e que permitia perceber quão perto estavam os pokémons presentes no raio de ação do jogador.

Era suposto que um conjunto de pegadas indicasse a proximidade de cada pokémon que se encontra por perto: um pegada deveria ser sinal de que a criatura estava próxima, sendo que duas e três pegadas significavam uma menor proximidade. Por esta ser uma funcionalidade que nunca chegou a estar a 100% (desde o lançamento que apareciam sempre três pegadas), a Niantic decidiu retirá-la de todo do jogo com esta atualização.

Por outro lado, várias novidades foram acrescentadas a Pokémon Go: é agora possível aos jogadores personalizarem os seus rostos/avatares, os cálculos referentes às batalhas estão otimizados e alguns problemas de memória e crashes devido a falhas no sistema de poupança de energia parecem estar resolvidos.

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Mas um artigo no site da Forbes mostra que as alterações efetuadas ao jogo estão a empobrecer o sistema de localização de pokémons. É referido que, além de o sistema de pegadas ter desaparecido, também a grelha que mostra que pokémons estão mais próximos deixou de ser fiável, bem como a deteção no espaço, que baixou o raio de ação de 100 para 70 metros, aproximadamente.  

Bloqueios de sites e apps de terceiros enfurecem utilizadores

No entanto, uma outra atualização está a fazer com que vários jogadores se mostrem insatisfeitos: a Niantic está remover ou a bloquear possíveis compatilidades com sites e apps de terceiros, quase todas elas dedicadas a dar apoio aos jogadores de Pokémon Go a vários níveis. Muitas delas já não estão a fornecer dados e informações corretas. Um dos sites em causa é o PokeVision, um sistema de mapas e localiação das criaturas que a mesma fonte da Forbes garante já não estar funcionar devidamente.

Também vários sites internacionais dão voz a utilizadores que viram todo o seu progresso regressar “à estaca zero” assim que esta atualização foi efetuada no jogo, jogadores estes que têm recorrido às redes sociais para demonstrarem o seu descontentamento.

Como é noticiado no jornal britânico Telegraph, vários jogadores que foram obrigados a regressar ao nível 1 de Pokémon Go após três semanas de avanços estão a exigir a devolução do dinheiro aplicado em compras integradas ao longo desse progresso, ao mesmo tempo que procuram forma de conseguirem restaurar a situação anterior.

Mas é possível constatar que vários desses utilizadores queixosos residem em países onde Pokémon Go ainda não foi lançado oficialmente, o que pode querer dizer que estavam a recorrer a formas “pirata” de utilizar o jogo. Logo, caso seja efetivamente real a tentativa da Niantic de de bloquear esquemas do género e ligações não oficiais a apps e sites de terceiros com esta atualização, esta pode ser uma explicação para o sucedido.

Pokémon Go conta ainda com escassas semanas após o seu lançamento e já superou recordes a vários níveis no universo das apps móveis – já ultrapassou os 75 milhões de downloads em todo o mundo, por exemplo. 

 

Nota da Redação: foi feita uma correção na notícia