O Project Naptha é um plug-in para o navegador de Internet Google Chrome que permite copiar e editar textos das imagens que os utilizadores encontram na Web. O que até aqui nunca foi um transtorno porque os utilizadores sabiam que à partida estavam barrados, daqui para a frente pode ser uma ferramenta muito útil.
Em toda a imprensa especializada o projeto ganhou grande destaque pelo simples facto de desafiar as leis da física da Internet. O plug-in está disponível na loja de aplicações do Chrome e depois de instalado só exige um passo obrigatório: os utilizadores devem aceder às definições das extensões e selecionar a caixa permitir acesso a URLs de ficheiros.
Mas mais do que copiar, as funcionalidades de traduzir o texto de uma imagem e de o poder apagar e de o poder editar são as que mais surpreendem.
O plug-in foi desenvolvido por Kevin Kwok e usa uma tecnologia de reconhecimento de caracteres que engloba código de empresas como a Microsoft e a Google.
A ferramenta ainda não está livre de erros e em muitos casos pode não produzir o resultado desejado. Mas do ponto de vista da novidade é algo que os mais entusiastas terão que experimentar. Uma forma prática de o fazer é experimentar trocar o texto de um meme, imagens que se encontram constantemente na Internet.
[caption][/caption]
Apesar de ser possível editar, quando o utilizador guardar a imagem verá que o que é guardado é sempre o ficheiro original com a mensagem original. Será preciso um print screen para conseguir guardar as alterações que efetuou.
Project Naptha, um conceito a seguir nos próximos tempos e que promete dar que falar.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários