O final do ano é tempo para balanços e na Apple fazem-se contas aos jogos e aplicações mais descarregados da plataforma App Store. A fabricante diz que a análise serve para os jogos do iPhone, iPad e ainda o serviço Apple Arcade, baseado em mais de 30 países e regiões. A acompanhar os mais descarregados, a Apple salientou ainda os melhores e tem 17 prémios do App Store Award, jogos e aplicações curadas pelos editores da empresa.

Começando pelas apps gratuitas mais descarregadas, sem surpresas a plataforma de compras Temu está no topo da tabela. Seguindo-se a rede social Threads ligado ao Instagram e o pódio fecha-se com a app do TikTok. A lista completa-se com os suspeitos do costume: ChatGPT, Google, Instagram, WhatsApp, Capcut e YouTube. Nas aplicações pagas, Shadowrocket foi a mais acedida do ano, seguindo-se HotSchedules e Procreate Pocket no pódio. Na lista estão ainda 75 Hard, AnkiMobile Flashcards e Autosleep.

Veja na galeria as apps e jogos mais descarregados da App Store:

No que diz respeito a jogos gratuitos, Block Blast! foi o título com mais downloads, seguindo-se o Monopoly Go! e Roblox. Na lista constam ainda Call of Duty: Warzone Mobile, Township, Last War: Survival, Royal Match e Brawl Stars. Nos jogos pagos, Minecraft: Play with Friends foi o mais descarregado, seguindo-se Heads Up! e Geometry Dash no pódio. A lista continua com Papa’s Freezeria To Go!, Bloons TD 6 e Five Nights at Freddy’s.

Os subscritores do serviço Apple Arcade têm acesso a uma seleção de títulos com maior qualidade, curados para serem disponibilizados sem publicidade ou pagamentos adicionais. Neste caso, NBA 2K24 Arcade Edition foi o jogo mais descarregado. Seguem-se Snake.io+ e Hello Kitty Island Adventure. Pode encontrar na lista ainda títulos como Sneaky Sasquatch, Bloons TD e Sonic Dream Team.

Relativamente aos 17 vencedores do App Store Award, a Apple salienta que, tenham sido criados por developers a solo ou por equipas multinacionais, foram escolhidos os melhores entre 45 finalistas, com destaque na experiência do utilizador, o design e a inovação.

Começando pelas apps, Kino foi considerada a melhor aplicação do ano, apontada como obrigatória para quem faz vídeos com o iPhone. No iPad, a melhor app foi Moises, uma aplicação para músicos, com capacidade para separar os instrumentos das pistas vocais e ainda utilizar a IA para ajudar na edição. A melhor app para Mac foi o Adobe Lightroom, para artistas que trabalham com imagem.

Veja na galeria as imagens dos 17 jogos do App Store Award 2024:

No headset Vision Pro, o destaque vai para a aplicação da Marvel dedicada à série de animação televisiva What If…? An Immersive Story. No relógio Apple Watch, a app do ano foi entregue a Lumy, dedicada a rastrear a luz do Sol para ajudar a planear as atividades ao ar livre. Por fim, a app F1 TV foi a melhoria da Apple TV, dedicada às transmissões de Formula 1.

Nos jogos, o melhor para o iPhone foi AFK Journey, um RPG de aventura baseado em fantasia. No iPad, Squad Busters ganhou o prémio de melhor, um título multijogador competitivo por equipas. No Mac, o escolhido foi Thank Goodness You’re Here!, uma aventura em que o jogador controla um vendedor e vai conhecendo os cidadãos de uma cidade.

Para o headset AR/VR, a Apple escolher Thrasher, uma experiência psicadélica de ação. O jogo do ano para o Apple Arcade foi Balatro+, um jogo de cartas que também foi nomeado para o The Game Awards, vencendo inclusivamente o melhor indie e para smartphones.

Houve ainda alguns prémios atribuídos a seis jogos e apps que tiveram impacto cultural: Oko ajuda pessoas com cegueira ou visão diminuta a andar pela cidade com mais confiança. EF Hello utiliza IA para ajudar a desenvolver melhor as línguas. DailyArt liga utilizadores através da arte. NYT Games oferece diariamente jogos simples e divertidos para ligar a família e amigos. The Wreck é uma Aventura interativa com cenas cinematográficas. E por fim, Do You Really Want to Know 2 explora as nuances de viver com HIV, oferecendo recursos locais e materiais de educação para quem enfrenta a doença.