Ainda é só uma prova de conceito, mas a aplicação desenvolvida na SAP Business Technology Platform (BTP) já consegue mostrar o impacto das decisões de compra e de mobilidade na pegada de carbono, e até incentivar a que os utilizadores tomem decisões para melhorar a sustentabilidade nas suas vidas. Foi desenvolvida com a SAP e a Connect Earth e faz parte das iniciativas de sustentabilidade e ESG como uma calculadora de sustentabilidade, combinando o contexto de negócio com o poder dos grandes modelos de linguagem (LLM) da IA generativa na SAP BTP.
A ideia do Smart CO2 Converter é precisamente calcular o consumo de dióxido de carbono e apresentar dados aos utilizadores, no caso os clientes do novobanco. A app faz parte das demonstrações a que o SAPO TEK teve acesso numa visita ao SAP Labs, na Índia, o segundo maior centro de desenvolvimento da empresa, logo a seguir ao de Berlim.
O SAPO TEK já confirmou com a SAP Portugal que o desenvolvimento da aplicação faz parte de uma iniciativa europeia denominada One Billion Lives. Paulo Quintal, Senior Industry Account Executive da SAP explica que o novobanco aceitou este desafio de co-inovação da SAP e tomou a dianteira no sector financeiro. A prova de conceito está pronta e existe interesse da parte da equipa de negócios do novobanco, aguardando a aprovação da administração para avançar para a fase de produto.
Durante a apresentação no SAP TechEd, que está a decorrer em Bangalore, Sonal Kumar, responsável do SAP ALM Go-to-Market APJ e EMEA South, explicou que esta é uma das soluções de sustentabilidade que está a ser desenvolvida com a SAP Business Technology Platform e que foi criada no SAP Labs.
A aplicação já tinha sido escolhida para demonstração da solução de sustentabilidade e recurso a Inteligência Artificial no SAP Sapphire de 2022, mas este ano foi testada com clientes reais.
Através da app os clientes podem ter acesso à contabilização do impacto das suas compras e movimentações em emissões de CO2, e a comparação direta com outras ações, como cozinhar feijões, por exemplo. A base são os dados de movimentos financeiros que podem depois ser agregados por categorias, mostrando, por exemplo, que a utilização de 60 euros em serviços de transportes corresponde a 34 kg de emissões de CO2, enquanto 893 euros em compras em várias lojas consumiram 183 Kg.
Há ainda uma parte de gamification, ou incentivo à compensação da pegada de carbono e Vedant Gupta, associate AI developer da SAP, adiantou que os utilizadores podem colocar desafios para completar, ganhando assim créditos. Como por exemplo usando a bicicleta para ir para o escritório, em vez do carro.
Para além do cálculo são associadas várias recomendações, que tiram partido do motor de Inteligência Artificial GPT, com o Azure OpenAI, e Vedant Gupta explica ainda que todos os dados são anonimizados e que não há riscos de privacidade. A opção pelo GPT 3 foi feita entre os vários LLM (Large Language Models) que a SAP está a usar e que apesar de não ser o mais recente tem informação relevante para este caso e para as recomendações aos utilizadores da app.
Nota da Redação: A jornalista viajou para Bangalore, na Índia, a convite da SAP
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Maple Tale é uma aventura de plataformas com animações desenhadas à mão -
Site do dia
Precisa de gravar o ecrã do computador? O Donzo dá uma ajuda com um clique -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários