A aplicação chama-se H2O Quality e usa a referenciação geográfica do smartphone para dizer, em tempo real, qual é o nível de qualidade da água da torneira na zona onde está, ou onde quer pesquisar.

A empresa garante que esta é a primeira vez que uma aplicação disponibiliza esta informação georeferenciada, o que torna a app inovadora a nível mundial, e nas lojas de aplicações não encontrámos nada semelhante de outras utilities de fornecimento de serviço de água.

A app ficou disponível esta semana nas lojas de aplicações Google Play para Android e App Store da Apple e é gratuita, oferecendo informação em português e em inglês.

A percentagem de segurança, o número de análises realizadas por ano e o volume de água diário, em metros cubicos, fazem parte da primeira informação fornecida na app, mas se consultar os detalhes pode ver informação sobre os parâmetros, nomeadamente, cálcio, magnésio, cloro, cor, dureza, pH, entre outros, com os resultados e valores de parâmetros físico-químicos.

Para além da qualidade da água, a app H2O Quality também lhe permite encontrar e saber o melhor caminho para chegar ao bebedouro mais próximo ou saber onde pode adquirir a sua garrafa Fill Forever, o recipiente reutilizável da EPAL e enchê-lo com água da torneira.

É ainda possível saber mais informação sobre a origem, a captação, o transporte e o tratamento da água, mas também a qualidade e o sistema de distribuição usado até que chega às torneiras.

A Epal já inclui nas faturas a informação sobre a qualidade da água com dados do trimestre anterior, e esta app dá um passo adicional ao fornecer acesso a informação diária, com maior transparência.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.