Esta semana há uma boa variedade de aplicações e jogos. Uma das aplicações ajuda a controlar quantas vezes foi ao supermercado ou ao ginásio por semana. E os mais novos não ajudam nas tarefas em casa? Há também uma app pensada para os incentivar, de forma divertida, a ajudar os pais. E para quem gosta de ter todas as newsletters juntas e ler as novidades a partir do smartphone ou do tablet, também incluímos uma proposta.

O SAPO TEK reuniu ainda jogos para passar o tempo, incluindo uma nova aventura de TinTin, num divertido jogo de Match 3. E este não é o único jogo de puzzles, experimente ainda uma proposta em que tem de combinar pares de peças.

E como já é habitual, temos 10 propostas adicionais, mas de jogos e apps que estão gratuitas temporariamente. É fazer o download e experimentar enquanto não voltam ao preço normal.

Conheça todas as propostas da semana ao pormenor:

Uma app gratuita chamada Growrilla que dá para contar tudo e mais alguma coisa

Quantas vezes foi ao supermercado nas duas últimas semanas? Bem… essa se calhar é fácil, dadas as circunstâncias, mas e se quiser fazer contas ao último ano? Aí é só ter a Growrilla no telemóvel, que ela resolve o problema.

A Growrilla é uma aplicação baseada na ideia de contar as “coisas feitas” e isso inclui realmente tudo e mais alguma coisa. Vai ao ginásio duas a quatro vezes por semana? Com esta app pode saber quantas vezes foi nos últimos meses e até anos.

As compras de supermercado ou o ginásio são apenas dois exemplos de muitas hipóteses. Adicione atividades e temas e a aplicação “constrói” diários de cada um deles.

“Quantas vezes voou na vida?”, “Quantas vezes fez compras online?”, “Quantas vezes correu uma maratona?” são algumas das perguntas cujas respostas vai poder ver transformadas em estatísticas ou mesmo gráficos.

 A Growrilla é gratuita com compras dentro da aplicação e, de momento, está apenas disponível para dispositivos iOS.


Jogo de Match 3 dedicado a Tintin? Acompanhe a sua aventura "The Crab with the Golden Claws"

Todo o ambiente conhecido do famoso repórter está recriado neste jogo de puzzles, incentivando a colecionar as localizações por onde a personagem viaja.

Existem inúmeros jogos baseados em mecânicas de match 3 e Tintin Match não é muito diferente. No entanto, os fãs da famosa personagem criada por Hergé vão descobrir um jogo totalmente caracterizado pelas suas aventuras. O objetivo é colecionar miniaturas, assim como localizações das suas viagens como repórter, que vão sendo desbloqueadas.

Neste caso, Tintin Match inspira-se diretamente no álbum The Crab with the Golden Claws, que serve de história de fundo deste jogo. Tintin terá de investigar o rapto de um estranho ligado a um caso de dinheiro falso. Essa investigação vai levar a personagem por locais que os fãs poderão reconhecer da banda-desenhada.

Os níveis de match 3 correspondem a desafios que a personagem tem de ultrapassar, seja passar por um obstáculo que encontrou no meio do caminho, um objeto fora do alcance, entre outros que incentivam os jogadores a darem o seu melhor para receberem 3 estrelas de performance do nível.

A cada nível o jogador recebe itens em miniaturas que servem para criar o mundo de TinTin.

Tintin Match está disponível para smartphones iOS e Android.


Os mais novos não ajudam nas tarefas em casa? Há uma app pensada para os incentivar de forma divertida

Através da Joon, as crianças assumem o papel de um pequeno herói personalizável e, à medida que cumprem as tarefas planeadas pelos pais, vão ganhando pontos, novas habilidades e mais formas de explorar o mundo virtual da app.

Nem sempre é fácil incentivar os membros mais novos da família a ajudar nas tarefas em casa ou até a empenharem-se mais nos estudos. Mas há uma aplicação pensada para os pais que querem incutir bons comportamentos aos seus filhos: tudo através de uma mecânica de videojogo.

Na Joon, os mais novos assumem o papel de um pequeno herói personalizável. À medida que cumprem as tarefas planeadas, seja ajudar a pôr a mesa, manter o seu quarto organizado ou a fazer os trabalhos de casa, a personagem vai ganhando pontos, novas habilidades e mais formas de explorar o mundo virtual da app.

Joon

Para os criadores da aplicação, o uso das tecnologias para ajudar as crianças a melhorarem as suas capacidades físicas, mentais e emocionais, assim como o seu bem-estar, afirma-se como uma prioridade.

A Joon foi concebida especialmente para usar a dinâmica dos jogos, uma linguagem que os mais novos conseguem facilmente compreender. Mas, em vez de fazerem “level up” dedicando mais tempo ao jogo em si, passam de nível quando se empenham na vida real.

Além de poderem indicar quais são as tarefas a cumprir, os pais podem programar bónus virtuais para “missões” específicas. A aplicação abre também o espaço à proactividade e os mais novos fazer sugestões de atividades para fazer. A Joon é gratuita e está disponível para iOS através da App Store.


Guarde todas as newsletters com a app Slick Inbox

As newsletters continuam a ser uma das formas de se manter atualizado em relação a temas importantes, mas são fáceis de "perder" dentro de uma caixa de correio movimentada.

A app Slick Inbox pode dar uma ajuda para quem gosta de ter todas as newsletters juntas e ler as novidades a partir do smartphone ou do tablet.

Há mesmo um endereço de correio específico para utilizar, com o domínio slickinbox.com, com o qual pode passar a assinar as suas newsletters preferidas, garantindo que vão "aterrar" na aplicação para serem lidas.

Depois é só utilizar a app para ler os conteúdos, vendo os que estão pendentes numa lista bem organizada. Após ler as newsletters pode arquivá-las, mantendo-as para consulta futura.

A aplicação tem também uma secção de Descoberta, com sugestões de novas newsletters para assinar, em diferentes categorias.

A aplicação está ainda em modo beta e só para Android. Pode ser descarregada gratuitamente na loja Google Play.


Tile Connect: um clássico na estratégia mental da combinação de pares

Neste jogo gratuito para smartphones e tablets o objetivo é encontrar duas ou três peças idênticas que possam ser ligadas em linhas retas, mas sem “cruzarem” outras peças pelo caminho.

Treinar o cérebro aconselha-se e é por isso que um quebra-cabeças é sempre bem-vindo. Se a jogabilidade for simples e ainda assim o “enredo” não deixar de ser desafiante, ainda melhor.

No caso do Tile Connect o objetivo é encontrar duas ou três peças idênticas que possam ser ligadas em três linhas retas, no máximo, sendo que entre elas não podem existir outras peças pelo caminho.

Há vários modos de jogo, com diferentes layouts, num mesmo nível. Não se esqueça de ir deitando um olhinho ao cronometro de serviço.

À medida que vai vencendo os níveis e avançando no mapa de constelações, o grau de dificuldade aumenta, claro. Quando se sentir mais aflito há ajudas prontas a servi-lo (esperemos).

Entre as ajudas vai poder revelar pares, reorganizar os blocos ou alterar o design das peças. As estrelas acumuladas servem de moeda de troca de forma gratuita, mas também pode comprá-las dentro da aplicação.

Conte ainda com minijogos disponíveis no modo Playground, como é o caso de Zuma, em que terá de clicar em dois blocos típicos para eliminar antes que a linha de blocos chegue ao terminal, ou Find the Same, para encontrar os blocos iguais no tabuleiro e eliminá-los antes de o tempo acabar.

O Tile Connect é gratuito com compras dentro da aplicação e está disponível para dispositivos Android.


Prepare um fim-de-semana “em cheio” com 10 novas “borlas” temporárias de apps da Google e Apple

Os jogos voltam a estar em destaque nas propostas de aplicações grátis por um tempo limitado que reunimos para o final desta semana. Embora a maioria tenha um período gratuita de 5 a 4 dias, o melhor mesmo é experimentá-las o mais depressa possível.

O fim-de-semana aproxima-se a largos passos e, para manter o aborrecimento bem longe, porque não aproveitar para renovar o stock de aplicações que tem no seu smartphone ou tablet com as “borlas” temporárias das lojas digitais da Google e Apple que o SAPO TEK reuniu?

Na seleção de aplicações para Android e iOS que lhe trazemos nesta semana os jogos voltam a estar em destaque, com combates cheios de adrenalina contra monstros e criaturas de inspiração mitológica em masmorras e mundos sombrios, zombies e até truques de parkour.

Do lado da App Store, poderá encontrar ainda uma aplicação pensada para dar um toque especial aos widgets do seu iPhone, uma ferramenta matemática para estudantes e professores e ainda uma app meteorológica com personalidade própria.

Conheça as “borlas” da Play Store

Stickman Legends: Shadow War – Preço original – 0,59 euros

No jogo de ação desenvolvido pela ZITGA, que se apresenta como uma combinação entre RPG e Player vs Player (PvP), o jogador é levado para um mundo sombrio dominado por múltiplas forças malignas que assumem a forma de monstros de inspiração mitológica.

Aí, terá de preparar um conjunto de guerreiros para combater as forças do mal, equipando-os com espadas e outras armas especiais, colocando as suas habilidades à prova contra os monstros. À medida que luta e ganha mais experiência, é possível aceder a novas armas e poderes. Além disso, não precisa de grandes preocupações em relação à ligação à Internet, uma vez que Stickman Legends: Shadow War pode ser jogado offline.

FASTAR – Preço original – 1,09 euros

Fora dos combates repletos de adrenalina, FASTAR apresenta-se como um jogo mais “relaxante”, com criaturas adoráveis, uma banda sonora a rigor e sem anúncios à mistura. No título da Next Doors, o objetivo é ajudar uma pequena bola mágica a crescer, “alimentando-a” com estrelas.

O jogador tem um curto espaço de tempo de tempo para recolher o máximo de estrelas possível, evitando “armadilhas” pelo caminho e mantendo-se atendo aos bónus que surgem. Quantas mais estrelas apanhar, a bola mágica vai subindo de nível e poderá transformá-la numa criatura à sua escolha.

Infinity Dungeon – Preço original – 0,99 euros

Infinity Dungeon promete uma aventura mágica onde o jogador controla um conjunto de heróis, cada um com poderes e habilidades únicas, que se deparam com uma masmorra secreta, abundante em ouro, mas “recheada” de inimigos.

À medida que percorre as suas profundezas e luta contra uma miríade de dragões cuspidores de fogo, ciclopes e outras criaturas estranhas, há um grupo de ajudantes especiais que recolhem ouro para que possa desbloquear diferentes tipos de ataques. Nesta versão VIP do jogo recebe dois bónus especiais.

Coin Princess – Preço original – 0,99 euros

Ainda no mundo dos RPGs, Coin Princess é um jogo de inspiração retro onde uma princesa foi raptada por um demónio malvado. Com uma ajuda dos seus cavaleiros, a princesa terá de escapar das garras dos inimigos. Enquanto combate, vai ganhando mais poderes e habilidades especiais que serão essenciais para derrotar hordas de monstros e o ocasional "Boss". Como se trata da versão VIP do jogo, recebe ainda um bónus de 100 jóias.

Grow Zombie – Preço original – 0,89 euros

Já pensou em assumir o papel de um cientista maluco que tem um laboratório dedicado completamente à criação de zombies? Neste jogo de estratégia é possível. Aqui, precisa de andar à caça de vários zombies, combinando as suas diferentes características para gerar criaturas com habilidades especiais.

Mas não é tudo: terá ainda de colocar os seus zombies em combates contra inimigos, incluindo alienígenas. Nesta versão premium do jogo há um bónus especial, desta vez de 500 pedras preciosas que podem ser usadas para adquirir poderes, habilidades e materiais para apetrechar o seu laboratório.


Conheça as “borlas” da App Store

Photobox Widget – Preço original – 0,99 dólares

Já atualizou o sistema operativo do seu iPhone para o iOS 14, mas sente que falta um toque especial aos widgets do ecrã principal? Com a Photobox Widget pode personalizá-los com as suas fotografias preferidas. Para começar, precisa apenas de reunir todas as fotos desejadas na app, escolher a que mais lhe agrada para um determinado widget e, de seguida, configurar o seu tamanho e posição.

Photobox Widget

MathStudio Express – Preço original – 4,99 dólares

A MathStudio afirma-se como uma ferramenta indispensável para estudantes e professores, assim como para quem trabalha na área da engenharia, disponibilizando as mesmas funcionalidades de uma calculadora gráfica da Texas Instruments, mas com uma interface mais moderna.

MathStudio Express

De álgebra a trigonometria, a aplicação conta com centenas de fórmulas matemáticas, permitindo criar gráficos 3D e os seus próprios scripts na linguagem de programação da MathStudio.

CARROT Weather – Preço original – 4,99 dólares

É certo que as aplicações meteorológicas são particularmente úteis, mas já imaginou ter uma que não só lhe diz como está o tempo, mas que também tem uma personalidade própria? Na CARROT pode escolher uma de cinco personalidades diferentes: quer prefira uma versão com um tom mais profissional ou outra onde “reinam” o sarcasmo e as piadas meteorológicas.

CARROT Weather

Para dar um outro ar às habituais previsões do tempo, a aplicação apresenta mais de 100 animações, no mínimo, curiosas, como pinguins zangados em dias muito frios ou até tornados com tubarões voadores. É possível “desbloquear” mais de 70 localizações secretas à medida que usa a app, numa espécie de “easter eggs” inspirados em referências da cultura pop ou do mundo da tecnologia.

Crystal Cove – Preço original – 1,99 dólares

A pensar nos fãs de puzzles desafiantes, trazemos-lhe Crystal Cove. No jogo, encontra um tabuleiro virtual com vários triângulos e tem de encontrar uma forma de agrupá-los por cores específicas até que desapareçam completamente. Para o ajudar a cumprir a missão, poderá encontrar vários power-ups e bónus.

Crystal Cove

Parkour Flight – Preço original – 0,99 dólares

Desvie-se de obstáculos e dê “espetáculo” com os seus movimentos em Parkour Flight. No jogo, o objetivo é simples: conseguir saltar de variadas alturas sem se “espatifar”, tudo enquanto realiza manobras como mortais à retaguarda, assim como cambalhotas e “twists” no ar.

Parkour Flight

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.