Esta semana passaram pelo TeK um conjunto de aplicações úteis para lhe facilitar a vida. Tivemos uma aplicação que o pode ajudar a garantir uma gestão mais eficiente do email, uma ferramenta da Mozilla para navegar mais à vontade na Internet, ou uma aplicação da Google para leitores notívagos. 

Mas em semana de estreia do novo filme da saga Star Wars, não deixámos o tema passar em claro e também há uma aplicação para os fãs. Está na hora de ver ou rever as nossas propostas da semana. Boa viagem!

Quer livrar-se das dores de cabeça com o email? Experimente o Triage
Milhares de emails por ler, centenas de mensagens às quais precisa de responder e várias caixas de correio para gerir... Conhece o cenário? Há uma app que pode dar uma ajuda.

O correio eletrónico é o grande facilitador das comunicações profissionais mas também a ferramenta que mais tempo consome no dia a dia, obrigando a cuidados permanentes para manter a caixa de entrada "limpa" e as principais mensagens "arrumadas".

Há várias ferramentas que tentam ajudar os utilizadores a fazerem uma gestão mais eficiente das mailboxes e hoje sugerimos mais uma: uma aplicação que promete manter a ordem nas suas várias caixas de correio e gerir de forma simples a sua arrumação e as respostas necessárias.

Chama-se Triage e aposta num sistema de triagem de mensagens no iPhone, simples, fácil e rápido.

As novas mensagens são apresentadas como "cartões" e bastam poucos gestos para arquivar, ou manter para leitura posterior. Se clicar tem acesso ao conteúdo completo para fazer uma resposta rápida, ou pode sinalizar para responder mais tarde.

A app suporta vários sistemas de email, como o Gmail, Yahoo! Mail e plataformas IMAP.

Mas o descanso e limpeza da caixa de correio tem um custo: a app custa 2 euros e pode ser descarregada a partir da App Store da Apple.

Veja a próxima aplicação

 

Chat do Tumblr ativo para todos e com possibilidade de partilhar publicações
No mês passado, o Tumblr avançou com uma funcionalidade de instant messaging dentro da sua plataforma, mas para um grupo restrito. A aplicação foi entretanto testada e apurada e, neste momento, está disponível para todos os utilizadores.

A nova opção de chat está identificada com um ícone na forma de balão (como é habitual neste género de funções) com um smile e aparece no dashboard do Tumblr dos utilizadores.

Além da troca de mensagens propriamente dita, o chat permite agora, em altura de abrangência total à comunidade, partilhar publicações através de mensagem privada.

Para isso também há um novo botão, um "avião de papel", que aciona o reenvio daquela determinada publicação para outro utilizador do Tumblr ao ser clicado.

Por enquanto é a única coisa que é possível partilhar através do chat do Tumblr, mas os responsáveis da plataforma já tinham assegurado que a funcionalidade também vai suportar a troca de GIFs e a partilha de vídeos.

O Tumblr tem versão móvel para Android, iOS e Windows e versão desktop.

Veja a próxima aplicação

 

Star Wars Commander: um jogo para verdadeiros fãs
Star Wars Commander é uma homenagem ao filme que nos próximos dias promete levar milhões às salas de cinema e uma oportunidade para lutar contra, ou ao lado, das suas personagens favoritas na saga.

Neste jogo da Disney o utilizador pode escolher o seu lado da força construir uma base, recrutar e treinar um exército e entrar na luta. Pode usar, ou tentar derrotar, unidades como os guerreiros Wookiees, Stormtroopers ou AT-ATs.

Em combate terá mesmo de vestir a pele de um guerreiro porque estará a lutar contra - ou ao lado, dependendo da opção feita no início do jogo - das personagens mais emblemáticos da saga, como Darth Vader , Luke Skywalker, Han Solo ou a Princesa Leya.

O jogo está disponível para iOS, Android e Windows Phone. O download é gratuito, mas dentro da aplicação pode fazer compras para evoluir no jogo. No Android, note que o jogo só é compatível com a versão 4.0 ou superiores.

Star Wars Commander não é propriamente uma novidade no universo dos jogos para telemóveis, mas no início do mês ganhou uma atualização, que introduz um mundo novo inspirado no filme que esta semana estreia.

Veja a próxima aplicação

 

Navegue na Internet mais à vontade com a ajuda da aplicação Focus
A ferramenta desenvolvida pela Mozilla ajuda a bloquear algumas definições de navegação de Internet, como os rastreadores. Além de garantir mais alguma privacidade às pessoas, garante ao mesmo tempo uma navegação mais rápida.

Quanto está a navegar na Internet pode não saber, mas está a ser seguido por vários 'olhos'. São rastreadores que ajudam a perceber de onde vem, onde está e para onde vai o internauta. E estes dados ajudam depois a definir parte da publicidade que vai encontrar ao longo do seu caminho online.

A aplicação Focus da Mozilla pretende ajudar neste sentido. Bloqueia todos os rastreadores de anúncios, bloqueia os rastreadores analíticos e também de redes sociais e pode mesmo bloquear alguns vídeos online dependendo da forma como estão construídos.

Isto traz duas vantagens: maior privacidade; e maior agilidade na navegação. Pois ao eliminar muitos destes elementos escondidos nas páginas de Internet será mais fácil carregar essas páginas, o que deverá resultar numa navegação mais rápida e fluída.

A Focus só está disponível para iOS.

Veja a próxima aplicação

 

SEXTA

Veja a próxima aplicação

 

Night Light é a solução da Google para ler ebooks à noite
Ler antes de dormir é um hábito praticado por muitos, mas já sabemos que ler com a luminosidade toda do smartphone ou do tablet pode prejudicar a chegada do sono. A Google não quer isso aconteça e adicionou um modo noturno à sua "biblioteca" Play Books.

A aplicação passa agora a contar com a opção Night Light que, quando ativada, reduz gradualmente a luz azul emitida, substituindo-a por tons mais amarelados. O novo modo adapta-se automaticamente à "quantidade" de luz exterior existente com base nas horas do dia.

O objetivo é oferecer a luminosidade e temperatura certa, num esquema de cores que se revele mais confortável para os olhos e que interfira menos com o padrão natural do sono, referem os responsáveis.

O Google Play Books com modo Night Light já está a disponível para Android e para iOS.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.