Com o calor a apertar e a convidar um salto à praia ou ao campo para um piquenique, o smartphone já é um companheiro inseparável para todas as ocasiões. Por isso, nada como mantê-lo atualizado com as mais recentes propostas gratuitas lançadas para iOS e Android.

Esta semana reunimos aplicações úteis para amantes de fotografias, séries televisivas e videojogos para passar o tempo. Divirta-se.

Descubra wallpapers originais para o seu smartphone com o Walli

A app disponibiliza gratuitamente mais de 3.000 wallpapers em HD, criados por uma comunidade de artistas gráficos selecionados.

O Walli disponibiliza ao utilizador uma coleção única de wallpapers para Android e iOS, proporcionando ao mesmo tempo um espaço para artistas gráficos menos conhecidos exporem os seus trabalhos perante um público de milhões. A equipa Walli seleciona criteriosamente artistas de todo o mundo, dos mais variados estilos, com base no seu trabalho. Além disso, os artistas gráficos são recompensados financeiramente, já que a aplicação partilha uma percentagem dos seus lucros com os designers que com ela colaboram.

O menu inicial vem dividido em quatro secções: categorias, recentes, populares e destaques (que contém os wallpapers recomendados pela equipa Walli). Nas categorias, encontramos uma grande variedade por onde se pode pesquisar até encontrar o papel de parede pretendido, onde se incluem, entre outras, animais, espaço ou natureza.

Os mais de 3.000 wallpapers são apresentados em formato HD e incluem links para o perfil do respetivo artista. Assim, é possível aceder a todos os trabalhos por ele disponibilizados além de ficar a saber um pouco mais sobre o autor da imagem, através de uma pequena biografia e ligações para o seu site oficial e redes sociais.

A última versão da aplicação inclui uma funcionalidade que permite mudar o wallpaper de forma automática através da criação de uma playlist. O utilizador seleciona as imagens que pretende ver incluídas e o Walli reproduzirá estes wallpapers de forma aleatória.

O Walli está disponível gratuitamente para Android no Google Play e para iOS na App Store.

Arrumar e proteger fotos e vídeos é com a Gallery

O “rolo” da câmara do smartphone é quase interminável e daí a ter milhares de fotos acumuladas é um instante. A app GAllery quer ajudar a organizar esse importante “manancial”.

Tal como outras aplicações do género, a Gallery permite “arrumar” fotos e vídeos separados por temas, mas também vai sugerindo alguns “arranjos”.

Entre as possibilidades oferecidas há também a pesquisa, a troca fácil de imagens entre pastas – inclusive de aplicações como o WhatsApp, Facebook ou Google Drive, ente outras – e a partilha nas redes sociais.

A caraterística de peso desta app será o funcionamento em modo privado, que permite ter pastas protegidas por password, apenas acessíveis para quem a defina, claro. Estas pastas nem sequer aparecem no menu, exatamente para que não possam ser encontradas por acaso (por quem não deve…).

A Gallery é gratuita com anúncios incluídos e está disponível a partir da Google Play, para dispositivos de Android 5.0 em diante.

Quer reagir a um episódio de uma série televisiva? Esta app é para si

Grite, desabafe ou partilhe as emoções daquele episódio do Game of Thrones. Nesta app a palavra “spoiler” não existe…

Deixe lá o Twitter e o Facebook como espaço para desabafar os inacreditáveis acontecimentos das séries televisivas mais explosivas, como o Game of Thrones, pois ninguém gosta de "levar com spoilers". A aplicação Stardust serve exatamente para poder trocar impressões, desabafos ou gritos de fúria pelo destino traçado para as suas personagens favoritas.

Nesta rede social irá encontrar outros utilizadores e fãs com a mesma necessidade de partilhar emoções seja de episódios, trailers e filmes. Poderá seguir utilizadores interessados nos mesmos tópicos, partilhar reações e criar um perfil com as reações para os amigos seguirem.

O objetivo da comunidade é também dar a conhecer aos utilizadores novos conteúdos, séries e filmes que talvez não conheça, mas que os amigos estão a assistir. Poderá ainda assistir a reações em vídeo de alguns influenciadores.

Pode fazer o download gratuito do Stardust em versões iOS e Android.

Balls Rotate: despache bolas em mini labirintos

O jogo deve ser familiar para muita gente, mas em vez de ter nas mãos a “caixinha”, vai ter um smartphone ou tablet Android ou iOS.

A ideia é simples: retirar bolas de mini labirintos, fazendo-as passar pelos vários recantos à medida que vai girando esse mini labirinto. O objetivo é não deixar nenhuma para trás.

Tem de ter algum cuidado quando se aproxima da saída, para garantir que nenhuma bola fica de fora do balde na parte de baixo, já que é aí que vai somar pontos para passar para o nível seguinte. De resto, é seguir o "instinto".

Lançado recentemente, o Balls Rotate é gratuito e está disponível para Android e iOS.

 Ajude o Woody e o Buzz no Toy Story Drop

O novo jogo casual, ao estilo do Candy Crush, pode ser instalado gratuitamente em dispositivos com os sistemas Android e iOS.

Já está disponível para dispositivos móveis o jogo Toy Story Drop. A jogabilidade é muito semelhante à do Candy Crush, mas neste caso o jogo é totalmente baseado no universo do franchise da Disney Pixar, incluindo já o próximo Toy Story 4.

O utilizador terá de ajudar Woody, Buzz Lightyear e outras conhecidas personagens a desbloquear as histórias cena a cena em locais como o Pizza Planet ou o quarto do Andy.

Os controlos no Toy Story Drop são o habituais em jogos deste tipo. Basta tocar nos vários itens para os combinar, em conjuntos de três, para os fazer desaparecer. À medida que se progride no jogo, a história vai-se desenvolvendo.

O jogo pode ser descarregado gratuitamente para dispositivos móveis, através das plataformas Google Play, para Android, e App Store, para iOS.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.