Esta semana comemorou-se o envio do Homem à Lua, aquela missão que deixaria na história a mítica frase: "Um passo pequeno para um homem, um gigantesco passo para a Humanidade". E como tal, há uma aplicação de realidade aumentada para simular, do conforto do sofá toda a missão do Apolo 11.

Mas há mais. Se procura experiências sociais, na forma de comunicar com outras pessoas através de chat, há uma aplicação que o deixa criar o seu próprio avatar. Por outro lado, caso necessite consultar o estado do tempo para ir à praia nestes dias de calor, também temos uma proposta para si.

São seis aplicações gratuitas que pode fazer o download para iOS e Android que pode conhecer mais ao detalhe em baixo.

Uma app entre o virtual e o real com avatares 3D "pelo meio" numa nova experiência social

A IMVU permite-lhe conhecer novas pessoas ou falar com amigos representados por avatares 3D.

Criar avatares 3D para falar com amigos ou conhecer novas pessoas é algo possível com o app IMVU. Na rede social virtual os utilizadores conversam com pessoas reais, cada uma representada por um avatar.

Primeiro deverá criar o seu avatar 3D, que pode ser uma representação de si ou personalizá-lo da forma que pretender. Desde as edições básicas de cor de olhos e cabelo até às roupas, as opções são muitas. Depois de criada a personagem virtual, a etapa seguinte é iniciar conversas com outros utilizadores. No chat é possível interagir com os participantes caso estejam perto ou longe da sua localização.

Criada em 2004, a IMVU conta também com um website da comunidade. A plataforma tem atualmente mais de 6 milhões de utilizadores ativos de todo o mundo, a conversar entre si através de avatares 3D.

A app é gratuita e está disponível na Google Play Store e na App Store.


QNAP atualizou Qnotes3: app permite criar notas em colaboração para múltiplos utilizadores

Os utilizadores podem editar e verificar as edições, simplificando a comunicação em equipa e pretendendo o aumento de produtividade.

A QNAP Systems atualizou a sua aplicação de produtividade, o Notes Station 3, permitindo aos utilizadores tirarem notas em ambiente NAS (Network Attached Storage). O objetivo é manter as notas atualizadas entre os utilizadores, cimentando o espírito colaborativo entre as equipas. A nova versão permite que os grupos de trabalho criem e editem notas, verificando facilmente as edições.

Já a respetiva nova versão mobile, a Qnotes3, permite gravar e partilhar notas de inspiração, ideias que surjam em movimento ou mesmo listas de tarefas a qualquer momento, até numa utilização offline, que depois são sincronizadas com a NAS quando volta ao online.

A Notes Station 3 é compatível com editores como o Google Docs e Evernote, permitindo aos colaboradores de uma NAS usarem as notas como plataforma de comunicação em grupo. Por outro lado, caso necessite de partilhar as notas com outros utilizadores fora do grupo NAS, pode criar links públicos e partilhar. As notas editadas mostram o autor, assim como a data em que o documento foi alterado, caso sejam necessários estes dados. Nas suas anotações é possível adicionar vídeos do YouTube em formato embebed.

E por uma questão de segurança, os utilizadores podem configurar a autenticação de dois factores, ou aceder às notas através de uma extensão para o navegador Chrome.

A empresa avisa os seus utilizadores de que o Notes Station 2 Qnotes será descontinuado a partir de julho de 2020 e, a partir de setembro, será removido das diferentes lojas de aplicações. A empresa disponibilizou um tutorial para poder transferir as notas da Station 2 para a Station 3.

Pode fazer o download gratuito do Qnotes3 em versões Android e iOS.


Shadow Weather mostra-lhe o tempo que faz. E com muitos pormenores

Estamos no verão e só se espera bom tempo, mas não vá “o diabo tecê-las” ou S. Pedro baralhar-se e mandar neblinas que convidam D. Sebastião a regressar - como as do passado domingo, em várias praias -, uma app como a Shadow Weather dará sempre jeito.

&Encontrar o melhor equilíbrio entre atratividade, fiabilidade e variedade de dados numa aplicação de previsão meteorológica nem sempre é fácil, mas a Shadow Weather tem os seus argumentos.

Com várias opções, a partir da interface é possível aceder à previsão diária, tendo disponíveis as temperaturas esperadas e outros valores climatéricos, todos detalhadas com texto.

Também é disponibilizada informação hora a hora, como já vai sendo comum em aplicações do género, numa coluna que demonstra a oscilação meteorológica ao longo do dia, com detalhe desde o nascer a noite dentro.

 Entre as caraterísticas mais “apetecíveis” desta aplicação estará a possibilidade de receber alertas mediante o agravamento das condições meteorológicas. Além desta, uma outra: a sincronização com a agenda do telefone, para que saiba o tempo que faz nos dias em que tem compromissos.

A Shadow Weather é gratuita, com anúncios, mas algumas opções estão reservadas para utilização em modo Premium, como os radares. Embora paga, esta função pode ser ativada por um dia gratuito, com a visualização de publicidade. Está disponível a partir da Play Store.


Recriar a chegada à Lua na sala de estar ou no jardim? Através de realidade aumentada é possível

Com a Apollo’s Moon Shot poderá viver alguns dos momentos icónicos da missão Apollo 11 através de realidade aumentada e até há a possibilidade de tirar umas quantas selfies na Lua para mostrar aos amigos, com direito a fato de astronauta “a rigor”.

Hoje assinalam-se os 51 anos da partida da missão Apollo 11 com destino à Lua.  Graças ao vasto arquivo histórico guardado, por exemplo, pela NASA, é possível voltar a viver, ou experienciar pela primeira vez, o "grande salto para a Humanidade" através de inúmeras fotografias ou vídeos. E porque não recriar o momento histórico na sala de estar através de realidade aumentada?

Através da Apollo’s Moon Shot, uma aplicação criada pela Immersion para a NASA e para o Smithsonian Institute é possível ver bem de perto alguns dos momentos icónicos da missão, como o lançamento do foguetão Saturn V ou os primeiros passos dados pelos astronautas em solo lunar.

A aplicação disponibiliza ainda a possibilidade de pôr-se aos comandos do módulo lunar da missão Apollo 11 e até de tirar umas quantas selfies na Lua para mostrar aos amigos, com direito a fato de astronauta “a rigor”.

O Homem partiu para a Lua há 51 anos. Recorde o "grande salto para a Humanidade"
O Homem partiu para a Lua há 51 anos. Recorde o "grande salto para a Humanidade"
Ver artigo

Para tornar a viagem ainda mais interativa, a Apollo’s Moon Shot inclui dois mini jogos de simulação onde poderá testar as suas competências enquanto astronauta e pilotar o módulo lunar sem ir de encontro a rochedos espaciais.

A pensar nos mais curiosos, a aplicação conta com uma timeline interativa acerca da história da Humanidade no Espaço, com quizzes e vídeos. Em destaque está ainda a possibilidade de ver vários dos objetos usados nas missões Apollo.

A Apollo’s Moon Shot é gratuita e está disponível para dispositivos Android, na Play Store, e iOS, na App Store.


SaveCook: aplicação portuguesa quer ajudar a poupar tempo e dinheiro nas refeições

A plataforma foi desenvolvida por quatro estudantes de Engenharia da Universidade Nova durante a quarentena e tem receitas de várias categorias.

Mais tempo em casa e menos idas aos restaurantes e supermercados pode ser equivalente a menor variedade de refeições, sobretudo para quem não tem muita apetência culinária. Foi a pensar na melhoria do planeamento alimentar e de uma rotina equilibrada que quatro alunos de engenharia da Universidade Nova desenvolveram a SaveCook, uma app que pretende ajudar a poupar tempo e dinheiro.

Na appp é possível ter acesso a várias receitas, partilhar ideias e criar novas refeições, assim como um plano semanal, construindo a partir dai uma lista de compras.

"A SaveCook foi um projeto que que surgiu na quarentena e foi inteiramente desenvolvido à distância", adiantou João Veloso, um dos membros da equipa, ao SAPO TEK. "Queríamos otimizar as idas ao supermercado, tentar diminuir os artigos em falta e, ao mesmo tempo, poupar sempre que possível", explica, referindo que dois dos membros da equipa já tinham experiência anterior no desenvolvimento de aplicações para a faculdade.

À semelhança de outras aplicações, com a escolha de receitas é gerado uma lista de compras, com a indicação de onde é possível adquirir os produtos mais baratos. E foi aqui que surgiram algumas das principais dificuldades identificadas pela equipa, não só com a obtenção mas sobretudo com a atualização dos preços.

"Com a pandemia, muitas superfícies investiram no digital e como consequências passou a existir mais informação disponível. A principal dificuldade foi automatizar o processo de obtenção dos preços dos websites dessas superfícies e compará-los. Esse processo nem sempre é linear, porque um mesmo artigo pode ter diferentes quantidades/medidas em diferentes lojas", justifica João Veloso.

A app pode ser obtida a partir do site da SaveCook  ou diretamente da loja Google Play para Android e App store para iOS. O download é gratuito.


Gosta de puzzles jigsaw? Neste jogo tem mais de 5.000 variações e peças não faltam (sem o risco de as perder)

O Jigsaw puzzles - Quebra-cabeças propõe desafios diários, sem esquecer o lado misterioso. Neste jogo pode escolher puzzles de até 400 peças no máximo.

Para quem é fã de puzzles sabe que nem sempre é fácil ter todas as condições reunidas para jogar este quebra-cabeças. Jogos como o Jigsaw puzzles - Quebra-cabeças podem dar uma ajuda, com desafios diários e fundos à escolha. Entre as opções estão mais de 5.000 puzzles, variando entre as 9 a 400 peças.

Sem a possibilidade de perder peças, com este jogo tem acesso a puzzles coloridos com imagens à sua escolha. Desde a natureza aos animais e à arte, são vários os fundos que pode selecionar.

Para o desafiar ainda mais, o jogo lança um puzzle diário grátis que tem de resolver. Para além disso conta ainda com puzzles-mistério, nos quais o utilizador tem de descobrir o que esconde uma determinada imagem.

Caso tenha dificuldades, o Jigsaw puzzles - Quebra-cabeças disponibiliza dicas úteis. Desta forma, fica mais fácil corresponder à peça seguinte do puzzle para a qual não encontra solução.

O jogo é gratuito e está disponível para Android.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.