Esta semana temos uma app do Google que provavelmente ainda não usa, mas também a nova aplicação de taxis que se chama IzzyMove e que quer concorrer com a Google. Mas mais uma vez são os jogos que dominam, até porque estão entre as preferências da equipa do SAPO TEK, que se divide entre RPG e jogos casuais.

Passe pela lista abaixo e veja quais as apps que quer descarregar para o seu smartphone ou tablet e desfrute do resto do fim de semana!

Google Keep: A aplicação da Google que provavelmente ainda não usa

A aplicação não é nova, tem mais de 5 anos, mas a Google tem vindo a melhorar as funcionalidades.

A app é uma das "produções" da Google e serve para guardar informação, como o próprio nome sugere. Na prática é um bloco de notas, onde pode guardar todas as suas anotações, links e outrs ideias, classificá-las e recuperá-las sempre que for preciso.

Transcrever notas de voz, fazer listas de tarefas ou de compras de supermercados, são algumas das especialidades desta aplicação, mas certamente os utilizadores mais avançados vão descobrir outras formas de a utilizar. Uma das grandes vantagens é a sincronização imediata entre os diferentes equipamentos, o que, aliás, outras apps do género também fazem.

Lançada em 2013, a Google Keep é companhia regular de muito boa gente, mas há sempre possibilidade de explorar melhor as suas funcionalidades, e a Google dá-lhe todas as ferramentas para isso.

A Google Keep funciona em modo web browser mas tem também versões para iOS e Android, e uma extensão para Chrome, tudo feito para facilitar o processo de guardar informação. E é tudo gratuito.

Sobreviva através de puzzles com palavras em Typoman

Uma aventura de plataformas original onde os obstáculos são ultrapassados através da formação de palavras.

Lançado originalmente em 2015 como exclusivo Wii U, Typoman é um sinistro e negro jogo de plataformas, em que a personagem tem de empurrar letras para formar palavras e dessa forma resolver puzzles. As palavras formadas desencadeiam ações no cenário, abrindo passagens ou anulando armadilhas para a personagem passar.

As letras estão integradas no cenário, penduradas por cordas ou escondidas atrás de objetos e devem ser manipuladas para formar expressões como “On” para ligar componentes elétricos ou transformar a palavra “Rain” em “Drain”, acrescentado o “D” para drenar a água de um buraco que impede o progresso.

Desde o lançamento original, Typoman tem recebido diversos prémios em festivais de jogos independentes, não só pela originalidade, como a sua componente sonora e o design geral.

Pode fazer o download do jogo em versões iOS e Android.

IzzyMove: Chegou a app dos taxistas para concorrer com a Uber

Chama-se IzzyMove e já está disponível em Lisboa desde a passada terça feira. Nas próximas semanas, vai chegar a Porto, Oeiras e Algarve.

Desde a passada terça feira que está disponível em Lisboa a aplicação para táxis IzzyMove. A nova app surge como resposta da Associação Nacional de Transporte Rodoviário em Automóveis Ligeiros (ANTRAL) às plataformas como a Uber, a Cabify ou a Kapten.

Segundo a ANTRAL, a aplicação vai começar por operar em Lisboa, mas vai chegar nas próximas semanas ao Porto, Oeiras e Algarve, através de parcerias com 10 centrais de táxis.

O projeto foi desenvolvido pela ANTRAL, em conjunto com um parceiro tecnológico, e representa um investimento de 400 mil euros, dos quais 100 mil são assegurados pelo governo.

O funcionamento da app é em tudo semelhante ao habitualmente usado nas outras plataformas. A principal diferença está no momento do pagamento; é o próprio taxista que introduz o valor final da viagem, com base no valor apresentado no taxímetro (dispositivo que não está ligado à aplicação), ao qual é acrescido o valor de 80 cêntimos relativos ao custo da chamada do táxi.

A IzzyMove está disponível para Android no Google Play e para iOS na App Store.

Google Maps passa a listar estações de carregamento para carros elétricos

Nova atualização pretende ajudar não só a encontrar postos de abastecimento para veículos elétricos, como lista as estações que estão desocupadas para evitar longas esperas.

O Google Maps recebeu uma nova atualização para ajudar os condutores de veículos elétricos a encontrar os postos de abastecimento mais pertos do local onde se encontram, mas também oferece informações se as mesmas estão disponíveis no momento, em tempo real.

Segundo a informação do blog da Google, o sistema arranca hoje, para já apenas nos Estados Unidos e Reino Unido, bastando atualizar ambas as aplicações de iOS e Android. Os utilizadores só necessitam fazer uma pesquisa por “ev charging stations” para obter as respetivas informações do estado das estações.

tek google maps

A Google refere que estão listados as estações das redes de serviços da Chargemaster, EVgo, SemaConnect, e em breve a Chargepoint. Para além da disponibilidade, será possível consultar o tipo carregamento e velocidades de carregamento. Os utilizadores e clientes podem deixar igualmente informações adicionais, mas também feedback, fotografias ou perguntas.

Se tem boa pontaria o Football Strike é o duelo dos livres diretos

No Football Strike - Multiplayer Soccer pode desafiar os seus amigos ou outros adversários de qualquer parte do mundo para partidas de futebol online.

Football Strike - Multiplayer Soccer é um jogo de futebol online em que pode defrontar os seus amigos ou outros jogadores online, mas apenas através da marcação de livres diretos.

Existem dois modos de jogo – o Shooting Race e o Free Kicks. No primeiro, o objetivo é marcar mais golos do que o adversário dentro de um determinado período de tempo. No segundo modo, além de tentar marcar golos ao rival, deve também tentar defender os seus remates, controlando seu guarda-re. Existe também um modo de treino, onde pode praticar os seus livres offline.

Os controlos são muito simples e intuitivos – basta deslizar o dedo pelo ecrã, enviando-a para a direção desejada. Quando for a vez do seu adversário rematar, controla o seu guarda-redes utilizando o mesmo método.

No Football Strike - Multiplayer Soccer pode defrontar adversários de todo o mundo, a qualquer momento. Além disso pode personalizar seu jogador de campo e o seu guarda-redes com o equipamento do seu clube preferido.

O jogo está disponível gratuitamente para Android no Google Play ou para iOS na App Store.

Google Fit chega ao iPhone e quer ganhar espaço entre os utilizadores Apple

A aplicação só estava disponível para Android mas chega agora ao iOS, tirando partido da informação recolhida e mantendo a lógica de minutos ativos e pontos cardio.

O objetivo é reduzir  o risco de doenças cardiacas, melhorar a qualidade do sono e aumentar o bem estar mental, uma lógica que agora foi alargada aos utilizadores de equipamentos com iOS, o que abrange o iPhone, iPad e iPod Touch.

Num modelo de gamificação, quanto mais o utilizador se mexe mais ganha em minutos ativos, e se a intensidade for maior ganha pontos cardio. Quanto mais pontos somar mais se aproxima das recomendações de actividade física da Organização Mundial de Saúde para reduzir as doenças cardiacas.

Nos dispositivos iOs é possível confugurar a recolha de informação com a Apple Health e com outras apps, como a Headspace, para dar uma visão completa da saúde do utilizador, independentemente de estar a usar um Apple Watch ou um smartwatch Android, com Wear OS. Os treinos são assim todos registados e o diário mostra as actividades e o progresso para alcançar as metas definidas.

A aplicação Google Fit pode ser descarregada da App Store e é gratuita.

Foi ver Avengers: Endgame ao cinema? Ficou com vontade de jogar?

Marvel Future Fight é um RPG gratuito para smartphones apresenta mais de 180 super-heróis da Marvel para controlar, entre os Vingadores, Guardiões da Galáxia, X-Men e outros.

Com a chegada aos cinemas de Avengers: Endgame, que tem arrebatado a crítica e o público, nada como pegar no smartphone e tentar sentir as fortes emoções dos super-heróis com um videojogo. Marvel Future Fight é um RPG que coloca as mais conhecidas personagens da Casa das Ideias em ação, entre heróis e vilões, como os Vingadores, Guardiões da Galáxia, Inumanos, Defensores, X-Men, entre outros tantos grupos, destacando-se Homem-Aranha, Capitão América, Hulk, Thor, e outros tantos, num total de 180 personagens.

O jogador terá de recrutar as suas personagens favoritas para criar um grupo, de forma a completar missões e salvar o mundo de um futuro de destruição. As missões conferem experiência aos heróis, desbloqueando novas itens, armas, equipamentos e poderes para se tornarem mais poderosas.

Para além da campanha narrativa, será possível enfrentar outros jogadores em arenas de combates PvP, onde terá de juntar a melhor equipa para contrariar a estratégia do adversário. Mas pode também unir forças com amigos e enfrentar missões com bosses poderosos de forma cooperativa e receber as respetivas recompensas.

Pode fazer o download de Marvel Future Fight em versões iOS e Android.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.