Mais uma semana que se encerra com a reunião de aplicações e videojogos para smartphones, válidos para sistemas operativos iOS e Android. A equipa do SAPO TEK reuniu uma seleção de jogos, como o Mirrorverse da Disney, que junta heróis e vilões dos seus universos, inclusive da Pixar.

No que diz respeito às aplicações, contem com uma proposta para quem está a dar os primeiros passos no Web Development ou outra que incentiva a juntar amigos para desafios para testar e melhorar a memória. Já a app Sun Locator localiza e prevê a posição do Sol ao longo do dia e durante o ano.

Conheça as propostas de aplicações e jogos ao detalhe.

Quer aprender mais sobre Web Development? Há uma app onde pode começar a dar os primeiros passos

A Learn Web Development dá aos utilizadores a possibilidade de aprenderem mais sobre Javascript, HTML e CSS a partir do seu smartphone ou tablet.

Sente curiosidade pelo mundo do Web Development? Há uma aplicação onde pode começar a ganhar as bases nesta área e, quem sabe, dar os primeiros passos rumo a uma carreira promissora.

Desenvolvida pelos criadores da Programming Hub, a Learn Web Development dá aos utilizadores a possibilidade de aprenderem mais sobre Javascript, HTML e CSS, dando-lhes as ferramentas necessárias para criarem os seus próprios websites.

Clique nas imagens para mais detalhes

Em destaque na Learn Web Development estão mini-cursos com lições interativas desenvolvidas por especialistas, organizadas de modo a tornar o processo de aprendizagem mais apelativo e com muitos exercícios à mistura.

No final de cada um dos mini-cursos terá de colocar as competências que aprendeu à prova. À medida que avança na sua jornada de aprendizagem pode manter-se a par de todo o progresso feito.

A Learn Web Development está disponível para Android e pode ser descarregada a partir da Play Store. Além do seu modo gratuito há ainda de um modo Pro pago com funcionalidades adicionais. Numa promoção especial, o modo Pro vitalício, que normalmente teria um preço de 174,99 euros, custa apenas 6,99 euros. Mas atenção: esta oferta termina dentro de 19 horas, por isso, se está interessado, aproveite antes que o preço volte ao normal.


Mirrorverse é o novo RPG da Disney que reúne os heróis dos diversos universos

Mickey Mouse, Jack Sparrow e Buzz são algumas das dezenas de personagens dos universos da Disney convocados para a nova aventura.

Desenhado para smartphones, Mirrorverse é um RPG repleto de ação inspirado nos diferentes universos da Disney e Pixar. Isso significa uma reunião de personagens tão conhecidos como o Mickey, Jack Sparrow dos Piratas das Caraíbas, Buzz de Toy Story, Rapunzel, Sully de Monstros e Co. ou Baymax, mas também os vilões como a Malévola, Scar de o Rei Leão, entre muitas outras.

O jogo apresenta uma aventura com missões, enfrentando os inimigos com golpes e ataques especiais, numa perspetiva de visão lateral. A aventura tem diversos desafios, masmorras e outras atividades para completar. E no final, vai amealhar experiência e materiais que servem para melhorar as personagens.

Veja na galeria as imagens do jogo:

Mirrorverse incentiva ao colecionismo das personagens, cada uma com as suas vantagens e desvantagens, entre ataques e defesas. E cada uma tem uma classe específica, entre tank para proteger a equipa, atacantes à distância com arcos ou aqueles que usam espadas para combates corpo-a-corpo. Poderá formar uma equipa de até três elementos para cada missão.

A narrativa gira em torno do chamado Mirrorverse, em que duas estrelas colidiram e criaram um universo alternativa, um de luz e outra das trevas. Isso significa que as forças das trevas são clones dos heróis construídos em cristais. Desta forma, heróis e vilões necessitam unir esforços para enfrentar os novos inimigos.

Pode fazer o download de Disney Mirrorverse para smartphones iOS e Android.


Desafie os seus amigos e exercite a mente com a SmartFriends

Treinar o cérebro através de desafios pode ajudar a melhorar a sua memória e a SmartFriends incentiva-o a reunir os amigos para ver quem consegue atingir a pontuação mais alta.

Sente o seu cérebro a “derreter” de cada vez que se senta em frente à televisão ou quando passa demasiado tempo a navegar pelas redes sociais? A SmartFriends quer ajudá-lo a exercitar a mente de uma forma divertida.

A aplicação apresenta-lhe desafios diários, numa espécie de mini-teste de QI, e para mantê-lo motivado, incentiva-o a reunir os seus amigos para ver quem consegue atingir a pontuação mais alta.

Clique nas imagens para mais detalhes

Entre os exercícios diários disponibilizados pela aplicação poderá encontrar, por exemplo, desafios com sequências de números ou de correspondência com várias formas geométricas.

Como explicam os criadores da SmartFriends, recentemente um estudo elaborado pelo Max-Planck Institute demonstrou que treinar o cérebro através de desafios mentais pode ajudar a melhorar a memória.

A SmartFriends é gratuita está disponível para iOS e pode ser descarregada a partir da App Store.


Caso para perguntar por onde anda o Sol. Ou por onde anda a Lua

A app Sun Locator localiza e prevê a posição do Sol ao longo do dia e durante o ano. E faz o mesmo com a Lua, contando com a ajuda de elementos de realidade aumentada.

A Sun Locator Lite mostra as posições do Sol e da Lua ao longo do dia (e da noite) e durante o ano. A vista principal mostra a informação mais importante sobre a posição atual do Sol e da Lua, tal como o nascer do sol, o pôr do sol, crepúsculo, fases da lua, etc.

A vista de câmara mostra a funcionalidade de Realidade Aumentada do Sun Locator. A posição do Sol e da Lua é sobreposta na vista de câmara e ajuda a traçar diretamente a trajetória do Sol e da Lua, bem como verificar a existência de alguma obstrução.

A vista de mapa mostra a trajetória do Sol e da Lua sobreposta no Google Maps e as sombras são mostradas num relógio de sol 3D.

A Sun Locator Lite está disponível para dispositivos Android, a partir da Play Store.


A nova app do IKEA recria versões 3D da sua casa para que possa testar móveis e decoração

A aplicação IKEA Kreativ é uma espécie do jogo The Sims, onde pode redecorar as divisões da sua casa com mobiliário da gigante sueca.

O IKEA já tem uma app de realidade aumentada que lhe permite testar mobílias em sua casa, mas a mais recente solução da empresa sueca permite-lhe recriar versões tridimensionais da sua casa para ajustar tudo em ambiente virtual. Com o IKEA Kreativ pode obter uma versão 3D de qualquer divisão e aplicar modelos tridimensionais dos móveis do IKEA por forma a ter uma visão geral de como ficariam em sua casa.

Para utilizar a app, terá de começar por fazer um scan da divisão que quer remodelar. O software faz uso de um sistema chamado Kreativ Scene Scanner, potenciado pelo LiDAR do iPhone, o que significa que a app não funciona tão bem com modelos que não contam com este sensor.

Clique nas imagens para mais detalhes 

Nesses casos, é necessário carregar uma série de fotografias da divisão na app. Estas são depois unidas e processadas num plano amplo e interativo que replica o espaço numa escala realista e fiel. A partir daí, pode eliminar a sua mobília e redecorar o quarto com novos modelos virtuais. Quando estiver satisfeito, pode partilhar as suas ideias com amigos e família e adicionar peças à sua lista de compras IKEA.

Veja o vídeo 

Para o exercício, o IKEA lançou 50 espaços tridimensionais inteiramente decorados onde pode ir buscar inspiração. Os modelos permitem-lhe fazer pequenos ajustes com outras peças da marca, trocando, rodando, movendo e empilhando mobílias.

Meta, Microsoft, Sony, Huawei e Epic reúnem-se para definir os padrões do metaverso
Meta, Microsoft, Sony, Huawei e Epic reúnem-se para definir os padrões do metaverso
Ver artigo

A app é a última solução tecnológica da gigante sueca que, nos últimos anos, tem feito alguns investimentos do estilo, tanto com apps, como com equipamentos (altifalantes conectados, sistemas de iluminação inteligente, carregadores sem fios, etc).

Recentemente, a empresa juntou-se também a um fórum que planeia definir os padrões de interoperabilidade do metaverso, pelo que também poderemos vir a ter o mobiliário da marca nas nossas casas virtuais.


Vai ao Rock in Rio? A aplicação oficial dá informação e ajuda a contornar as filas para a roda gigante e o slide

Os bilhetes para o festival Rock in Rio estão esgotados para o último fim de semana de 2022 e espera-se uma enchente no parque da Bela Vista em Lisboa. A aplicação oficial é um bom guia para aproveitar ao máximo as principais atrações com o iPhone ou Android.

Nos últimos dois dias de Rock in Rio 2022 há muita música, pool parties, atrações de rua, atividades de gaming mas também algumas atrações que habitualmente geram muitas filas, como o slide e a roda gigante. Mesmo para quem chega cedo é difícil gerir uma agenda com muitos pontos de interesse e é ai que a aplicação oficial se pode tornar mais útil.

Pode consultar o alinhamento dos concertos nos vários palcos, definindo uma agenda pessoal, mas também agendar a entrada nas principais atrações. O agendamento para o slide e a roda gigante só pode ser feito já no recinto do festival, mas quando chegar a sua vez basta mostrar a marcação com a hora definida para poder gozar da experiência de passar sobre o público durante os concertos, ou de ver todo o Festival do ponto mais alto.

Também é útil o mapa do recinto, com os vários pontos de interesse, locais onde é possível comprar comida e bebidas, e as casas dos banho, entre outras informações.

A aplicação está disponível de forma gratuita para iOS na loja App Store da AppleAndroid na loja Play Store da Google.


Dê as boas-vindas oficialmente ao verão com novas aplicações e jogos gratuitos por tempo limitado

Entre jogos e aplicações úteis, estas propostas são normalmente pagas, mas podem ser instaladas gratuitamente por alguns dias.

Tal como é habitual todas as semanas, a equipa do SAPO TEK vasculha as lojas digitais iOS e Android e reúne algumas das ofertas temporárias dos seus serviços, sejam jogos ou aplicações práticas que pode instalar no seu smartphone ou tablet sem pagar. Tratam-se de propostas que são pagas, mas que ficam gratuitas para experimentar.

Com a temperatura a aumentar neste início de verão, nada como passar um tempo a experimentar alguns jogos, sejam eles puzzles ou de ação, assim como propostas para os mais novos, como atividades lúdicas e aprendizagem. Para quem procura aplicações, há uma calculadora interativa.

De recordar que as aplicações disponíveis neste artigo contam com um período promocional gratuito, entre os quatro a seis dias, ou mais em alguns casos. Conheça todas as propostas ao detalhe.

ESTAS APPS SÃO AGORA DE “BORLA” NA PLAY STORE

Stickman Master: Shadow Fight – Preço original – 0,94 euros

Este jogo de combates, replete de ação, é um repetente constante nas borlas temporárias. Esta aventura coloca o jogador frente a diversos monstros para combater ao longo de diversos mapas. Para tal, tem uma grande variedade de armas para escolher, consoante os seus gostos e eficácia contra os inimigos.

Stickman Master: Shadow Fight tem três modos de jogo, cada uma com diferentes dificuldades. Mas também pode testar as suas habilidades e enfrentar outros jogadores online, espalhados pelo mundo, num formato PVP. Esta versão paga do jogo tem uma série de bónus adicionais, tais como 2.000 moedas de ouro, 200 gemas e outros materiais, que servem para melhorar o arsenal.

Mandala Maker 360 – Preço original – 0,46 euros
Os padrões coloridos das mandalas têm propriedades relaxantes para quem se dedica a este hobby associado à pintura de padrões. E Mandala Maker 360 propõe aos utilizadores a criação destas figuras geométricas através de simples passos.

A aplicação promete diversas opções de personalização, desde a simetria do canvas, as cores de fundo, as definições dos pinceis, assim como a possibilidade de aplicar sombras, entre outras. Por outro lado, tem alguns padrões predefinidos para os utilizadores que estejam a dar os primeiros passos nesta arte.

ShapeOminoes (versão iOS também gratuita) – Preço original – 1,41 euros
ShapeOminoes é um curioso jogo de puzzles que cruza os clássicos Tetris, Pentomino e Tangram, assim como o clássico Jigsaw. O objetivo é utilizar as peças geométricas para preencher uma figura três vezes, utilizando as várias formas das peças ominoes.

Ao todo, o jogo apresenta mais de 120 níveis, somando um total de 360 puzzles. Ou seja, cada desafio tem três subníveis que precisam ser resolvidos para desbloquear o próximo. E a dificuldade é crescente, senso simples de aprender, mas depois o desafio expande-se para tabuleiros maiores e mais complexos.

Spelling Check PRO – Preço original – 1,89 euros
Esta aplicação educacional desafia os utilizadores a testar o seu conhecimento de inglês e ao mesmo tempo melhorar o vocabulário. Dessa forma, poderá aprender enquanto joga as centenas de palavras disponíveis na base de dados, com erros associados para corrigir.

O jogo tem ainda uma tabela global de pontuações, que permite comprar os resultados com outros utilizadores espalhados pelo mundo. Quanto mais vezes jogar, melhor vai ser o seu resultado. Antes de jogar o modo principal, com 10 rondas e cinco vidas para falhar, pode praticar de forma livre.

Kids puzzles – Preço original – 3,79 euros
Este centro de atividades para os mais novos reúne puzzles tangram para crianças em idade de jardim de infância. Os desafios ajudam a desenvolver a memória visual, a lógica, concentração e habilidades cognitivas. O jogo reúne 88 puzzles com diferentes níveis de desafio e complexidade.

Os developers afirmam que foi desenhado especialmente para apoiar crianças com autismo, ajudando a aprender formas e cores, mas ao mesmo tempo a estimular a brincar e a dizer as primeiras palavras. O jogo apresenta 30 idiomas do texto, mas também da pronúncia do nome dos objetos.

ESTAS APPS SÃO AGORA DE “BORLA” NA APP STORE

Rhythm Cat: Read Musi‪c - Preço original – 4,74 euros

Concebido por professores e músicos profissionais para “miúdos e graúdos”, Rhythm Cat combina a diversão dos jogos rítmicos com a aprendizagem de pautas musicais. Através dele é possível aprender o “bê-a-bá” da leitura de pautas, assim como dos ritmos musicais, ao longo de 60 níveis. Para ajudar, um gato dá o ritmo.

Super Lines – Preço original – 4,74 euros
Super Lines é um jogo de puzzles com um conceito muito simples: o objetivo é ligar pontos da mesma cor através de linhas traçadas no ecrã. Basta tocar e arrastar o dedo na direção para ligar o ponto A ao B da mesma cor.

A jogabilidade lembra um pouco o Snake, até porque é possível desafiar um amigo para traçar os riscos no ecrã, mas sem que se toquem, lembrando a ação com as motas de Tron. O jogo oferece quatro modos diferentes, incluindo o clássico, survival, Crazy e Modern, cada um com as suas variantes nas regras.

Infinity Tank Battle – Preço original – 9,49 euros
Inspirado nos clássicos de 8-bits, Infinity Tank Battle é um jogo de combates com tanques com um aspeto retro. O objetivo é defender a base, mas ao mesmo tempo eliminar todos os tanques inimigos.

O jogo apresenta uma base de dados com centenas de mapas disponíveis, além de suportar cross-play entre o smartphone, PC e Mac. Depois de anos a lançar diferentes versões melhoradas, o developer apresenta Infinity Tank Battle com um novo motor de jogo.

Calculator Easy HD – Preço original – 0,94 euros
Esta calculadora pretende oferecer uma experiência avançada aos utilizadores, com um teclado ergonómico espaçoso, para que não tropece com os dedos e se engane na introdução dos números. Também pode consultar os cálculos através de voz, em tempo real. Os resultados podem ser depois copiados e enviados para documentos ou email, por exemplo.

A aplicação suporta modo Dark, caso deseje, além de tirar partido da tecnologia Retina Display do iPhone e iPad.

Peppa Pig: Party Time – Preço original – 2,84 euros
A famosa porquinha Peppa continua a fazer as delícias aos mais novos, tanto na série televisiva como os diversos videojogos lançados. Party Time oferece novas atividades aos mais pequenas da pré-escola enquanto exploram o mundo da Peppa Pig e os seus amigos. Todas as personagens, músicas e efeitos sonoros são reconhecidos pelos fãs.

O jogo oferece seis atividades, desde a criação de convites para uma festa a enviar aos amigos ou desenhar o seu próprio saco de brindes, enchendo-o de doces e outras prendinhas. Pode jogar uma atividade musical com os convidados da festa, e claro, não poderia faltar a já famosa piñata para abrir.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.