
Um grupo de tecnológicas está a colaborar na definição dos padrões interoperacionais para a construção de um metaverso aberto. A organização atua sob o nome Metaverse Standards Forum e tem na lista de fundadores alguns dos grandes nomes da indústria, como a Meta, a Microsoft, a Huawei, a NVIDIA, a Qualcomm, a Sony Interactive Entertainment, a Epic Games e a Adobe.
Apesar de estar prestes a revelar o seu primeiro headset de realidade virtual e aumentada, a Apple não faz parte do grupo. O aparelho poderá fazer da marca um dos maiores players do segmento, tal como acontecerá com a Google, por via do Project Iris, que em breve dará à marca um equipamento semelhante. A gigante de Mountain View também não está na lista.
A Niantic é outro nome de peso que não se juntou ao fórum. De notar que a empresa é a criadora de Pokémon Go, uma das experiências de realidade aumentada de maior sucesso da história.
Importa sublinhar que qualquer organização pode juntar-se ao Metaverse Standards Forum gratuitamente.
Tal como qualquer outro padrão tecnológico, este beneficiaria com o consenso e adoção do maior número de empresas possível, especialmente das que lideram a indústria. O fórum defende esta posição e escreve que a "concretização do potencial do metaverso depende de uma fundação aberta".
Para já, o grupo está focado em trabalhar em projetos "pragmáticos". As reuniões vão começar no próximo mês, mas o calendário de atividades inclui a organização de hackathons e o desenvolvimento de ferramentas open-source que facilitem a testagem e adoção dos padrões do metaverso.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Xiaomi "ataca" Porsche e automóveis de alta cilindrada com o elétrico SU7 Ultra abaixo dos 70 mil euros -
App do dia
Mister Antonio: Salte entre planetas e resolva desafios para agradar a um gato muito exigente -
Site do dia
Tem uma montanha de tarefas pela frente? Esta extensão ajuda a manter tudo organizado a partir do browser -
How to TEK
Aumente a privacidade e “tape os ouvidos” ao seu smartphone
Comentários