A hora mudou, a Primavera está na rua e continuamos confinados, com limitações à circulação que tornam mais difícil aproveitar o bom tempo e o período mais alongado de sol. O telemóvel e o tablet são cada vez mais amigos constantes e esta semana a equipa do SAPO TEK traz-lhe um pacote de 5 apps que testámos e que prometem muita animação.

Há dois jogos, uma app para gerar interesse pela ciência e matemática (usando estratégias de jogos também) e um conversor. E para quem gosta de jardinagem também há uma aplicação.

Veja em baixo as propostas desta semana e instale as que lhe parecerem mais úteis para dar mais energia e animação ao seu smartphone e tablet.

Last Outlaws é um jogo de estratégia inspirado no mundo criminoso dos clubes de motoqueiros

O jogo desafia o jogador a assumir a liderança de uma cidade que alberga a máfia, carteis de droga e outros grupos criminosos.

Lembra-se da série Sons of Anarchy? A série televisiva centrava-se num grupo de motoqueiros ligado a diversos negócios ilícitos, dos quais este Last Outlaws certamente bebe inspiração. Apesar de ter o tema dos clubes de motoqueiros como pano de fundo, este jogo de estratégia, com elementos de gestão e RPG incentivam o jogador a subir na pirâmide do poder, de um simples grupo até dominar a cidade fictícia de San Verde, inspirada no ambiente da Califórnia. É um jogo para os mais adultos, o mesmo de um Grand Theft Auto, entenda-se.

A cidade alberga diversos grupos criminosos, desde a máfia russa, carteis mexicanos, tubarões de imóveis sem escrúpulos, entre outras fações com intenções ilegais. Poderá recrutar novos motoqueiros para o grupo, amealhar armas e equipamento, formando um grupo de mais de 40 personagens.

O jogo tem uma componente estratégica, investindo o dinheiro que ganha em edifícios para a cidade (mais de 20 tipos diferentes), mas também pode criar um clã para jogar com amigos, não faltando modos PvP para defrontar inimigos controlados por outros jogadores. Existe uma tabela de rankings para os melhores criminosos virtuais, tornando-se uma verdadeira lenda do mundo dos “bikers”.

Last Outlaws está disponível gratuitamente em equipamentos Android e iOS.


Há uma app gratuita que incentiva miúdos e graúdos a ganharem gosto pela matemática e ciências

Está à procura de uma forma de motivar os miúdos para a ciência e a matemática? A Brilliant quer mudar as regras do “jogo” e criar uma cultura de aprendizagem ativa que seja capaz de despertar a curiosidade dos estudantes, independentemente da sua idade.

A app promete ajudar miúdos e graúdos a ganhar o gosto pela matemática e ciências, incentivando-os a desenvolverem as suas competências de uma forma divertida e com desafios novos todas as semanas. A Brilliant afirma-se como uma porta de entrada para a plataforma online fundada por Sue Khim e Silas Hundt.

A equipa da Brilliant defende que a abordagem tradicional de aprendizagem, mais focada na memorização, não permite um entendimento profundo dos conceitos, reduz o pensamento crítico e não dá aos alunos a oportunidade de cultivarem competências verdadeiramente úteis. Assim, o objetivo é mudar as regras do “jogo” e criar uma cultura de aprendizagem ativa que seja capaz de inspirar e despertar a curiosidade dos estudantes, independentemente da sua idade.

Além dos desafios semanais, é possível aceder a uma variedade de cursos em temáticas que vão dos conceitos matemáticos fundamentais a Inteligência Artificial, passando por Física ou Astronomia: todos preparados por especialistas.

A Brilliant é gratuita e está disponível tanto para Android, através da Play Store, como para iOS, na App Store. A aplicação conta ainda com modalidades pagas que desbloqueiam funcionalidades adicionais e com preços que vão dos 6,99 aos 167,88 por ano.


Converta tudo e mais alguma coisa (e rapidamente) com a ajuda de uma app

A Morpho Converter é uma espécie de "Speedy Gonzalez" dos conversores com um (grande) toque de versatilidade.

Dólares e euros, distâncias e tamanhos, tempo, massa, energia, área, ângulo, aceleração, corrente e resistência elétrica ou temperatura, a Morpho Converter propõe-se converter basicamente qualquer coisa.  No total há mais de 175 unidades disponíveis e suporte a mais de 170 moedas.

A aplicação permite escolher as unidades de medida mais usadas que, deste modo, serão aquelas que aparecem imediatamente assim que é introduzido um qualquer valor que se deseje converter.

Entre o conjunto de funcionalidades disponíveis está igualmente a possibilidade de ver todas as conversões para o valor específico introduzido, com um toque curto no ecrã, ou copiar qualquer resultado ou o texto completo da conversão, com um toque longo. Também existe sempre a opção de conversão reversa.

A Morpho Converter é gratuita com anúncios, tendo uma opção paga que, além de retirar a publicidade, dá acesso a um conjunto de opções adicionais. Está disponível para iPhone, iPad,  Apple Watch e  Mac.

Por agora as línguas suportadas pela aplicação são o inglês, o espanhol e o alemão.


As aventuras loucas de Crash Bandicoot chegaram aos smartphones em forma de corridas

Crash Bandicoot: On the Run inspira-se no tresloucado universo do marsupial, oferecendo corridas frenéticas em locais exóticos.

Para os fãs de Crash Bandicoot, a nova proposta para smartphones promete diversão por muitas horas. Crash Bandicoot: On the Run acaba de chegar aos dispositivos móveis e assemelha-se aos típicos Infinite Runners, oferecendo uma perspetiva na terceira pessoa. O objetivo é o habitual, manter a personagem a correr, desviando-se dos obstáculos e recolhendo as maçãs.

Pode optar entre o marsupial Crash ou a sua irmã Coco, que podem ser visualmente personalizados com os itens desbloqueados. Além disso, vai poder colecionar habilidades e itens especiais para superar mais facilmente os obstáculos.

Considerando que o arquipélago Wumpa é bastante vasto, os jogadores vão conhecer alguns cenários dos jogos principais, incluindo as ruínas do templo ou a floresta Jabuti. E não faltam bosses para derrotar ao serviço do antagonista de sempre, o Dr. Neo Cortex. O jogo oferece ainda corridas em multijogador, de forma a colocar o nome nos rankings.

Além das corridas, os jogadores vão amealhar prémios e completar os desafios propostos, ganhando itens especiais para a ilha. Para tal terá de amealhar os recursos para trocar por melhorias e outros elementos para desenvolver o espaço das personagens.

Pode fazer o download de Crash Bandicoot: On the Run gratuitamente em smartphones Android e iOS.


Mantenha-se a par das necessidades das suas plantas em casa com a ajuda de uma app

Nem sempre é fácil cuidar de todas as plantar que foi adotando ao longo do confinamento. A Plant Parenthood promete dar-lhe uma ajuda e através dela pode também dar a conhecer ao mundo o seu jardim caseiro.

A pandemia mudou a nossa vida e, para fazer frente à ansiedade provocada pela crise de saúde pública, muitos aproveitaram o confinamento para se dedicarem a atividades que trouxessem um pouco mais de paz à suas mentes.

É neste contexto que as práticas caseiras de jardinagem ganharam numa nova importância. Preencher a casa com plantas tornou-se uma forma de lidar com a falta de exposição à Natureza, ajudando também a aliviar o stress.

Porém, nem todos nascemos com uma aptidão para fazer com que um jardim prospere por mais pequeno que seja e há quem diga mesmo que tratar de uma planta requer quase tanta atenção como cuidar de uma criança.

A Plant Parenthood é uma aplicação que o ajuda a manter-se a par das necessidades das plantas que tem em casa, assim como a acompanhar o seu crescimento.

Ao navegar pela aplicação é possível encontrar uma secção onde pode registar todos os membros da sua “família” verde, incluindo os seus tipos e as suas necessidades. Além de informações essenciais, pode também adicionar um nome característico a cada uma das suas plantas e até fotos.

A sua planta ganhou uma nova flor? Ou, então, a sua folhagem está mais viçosa? Pode partilhar todas as suas pequenas vitórias com a comunidade da Plant Parenthood, à qual também poderá colocar as suas dúvidas de jardinagem.

A aplicação é gratuita e está disponível tanto para Android, através da Play Store, como para iOS, na App Store.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.