
A PEM Móvel foi lançada oficialmente esta quarta-feira e em poucas horas somou a adesão de 400 médicos. A aplicação permite passar receitas através do telemóvel, quando até à data tal só era possível a partir de um computador com leitor de cartões.
A nova possibilidade será especialmente útil nos casos de consultas ao domicílio ou quando o médico se encontra longe do doente, de acordo com os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).
Para usarem a aplicação, os médicos têm de ativar a sua Chave Móvel Digital e assinatura digital ao balcão do Instituto dos Registos e Notariado (IRN) ou através do site da Agência para a Modernização Administrativa (AMA) e pedir o registo na aplicação, com o preenchimento do questionário disponível em pem.spms.min-saude.pt.
Depois de descarregarem a aplicação – disponível para as plataformas Android e iOS – os médicos terão de ativar a Prescrição Eletrónica Médica, de modo a associarem o seu smartphone, para efeitos de identificação digital (eID).
No final da consulta, o médico envia a receita médica por SMS e/ou e-mail, para o utente.
A SPMS espera-se conseguir uma redução significativa das receitas em papel, com a nova app. Em 2018 foram prescritas mais de meio milhão de receitas manuais ao domicílio (556.287), nos modelos de receita A5 em papel. No sector privado, o número total aproximou-se dos três milhões (2.996.549) e ao domicílio ultrapassou o meio milhão de receitas manuais em A5.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
TUGA quer explorar a mobilidade como serviço por terra (e também pelo ar?) -
App do dia
DuckDuckGo tem uma nova ferramenta para conversar de maneira privada com chatbots de IA -
Site do dia
Phase é uma plataforma gratuita que ajuda designers a criar animações simples -
How to TEK
Como partilhar facilmente uma palavra-passe com um familiar próximo através do smartphone?
Comentários