Os smartphones têm tanto potencial que até se podem tornar aborrecidos. Isto porquê? Porque quando o utilizador repara, tem usado sempre as mesmas apps e até existem algumas que depois de instaladas ficaram a ganhar teias de aranha.

É a pensar na diversidade e na pluralidade que o TeK sugere todos os dias uma nova aplicação para smartphones ou tablets. A semana que passou foi dominada maioritariamente por aplicações para iOS, mas vale sempre a pena ver o que de melhor, de mais produtivo e de mais divertido tem aparecido nas lojas de aplicações. E porque o que hoje não existe, amanhã já pode estar disponível.

Os leitores do TeK ficam ainda convidados a partilharem na caixa de comentários outras aplicações que usam e que certamente farão as delícias de muitas outras pessoas.

SkinneePix: uma app para emagrecer selfies

A moda dos selfies pegou. As fotografias multiplicam-se na Internet e já ilustraram as mais diversas situações com os mais variados protagonistas. Agora há uma app que emagrece selfies.

Chama-se SkinneePix e tem uma proposta bem simples: e se em vez de se mostrar ao mundo como é aproveitar a sua próxima selfie para perder uns quilinhos?




Há três opções de filtros que podem resultar em transformações mais ou menos intensas, entre os dois e os sete quilos a menos é a proposta dos promotores da aplicação, que pode ser descarregada em dispositivos iOS a partir da App Store.




Nota importante: como qualquer dieta que se preze a SkinneePix tem um preço. Não é preciso suar, ou deixar de comer, mas é preciso pagar a aplicação, que está disponível para download por 0,89€. Vale a pena perguntar se a aparência pode ser assim tão relevante...

[caption][/caption]

Descubra a próxima aplicação

Lightroom da Adobe pronto a usar no iPad

Depois de uma "falsa partida" no início do ano, é desta que a Adobe avança com a versão móvel da sua ferramenta de edição de imagem Lightroom: primeiro para iPad e em breve para iPhone.

Segundo a fabricante, a versão para o smartphone da Apple deverá estar pronta mais próximo do final do ano, estando igualmente a ser desenvolvida uma versão para a plataforma da Google, mas ainda sem data de lançamento prevista.

O download da aplicação é gratuito, mas exige que o utilizador subscreva um dos "planos na nuvem" Creative Cloud da Adobe, ou seja, não há opção para comprar o Lightroom Mobile por si só.

A imprensa norte-americana fez as contas e diz que a opção menos dispendiosa é o Photoshop Photography Program, que tem um custo mensal de 9,99 dólares e que inclui o Photoshop CC e o Lightroom 5, além do Lightroom mobile.

Os interessados poderão sempre experimentar a versão trial antes de decidirem se querem ou não avançar com a subscrição do serviço.

Descubra a próxima aplicação

App ajuda a criar o sonho perfeito

As insónias são um dos problemas associados à vida acelerada e à utilização de gadgets, mas uma aplicação desenvolvida por psicólogos quer ajudar a criar os sonhos perfeitos para que acorde com a melhor disposição.

A aplicação chama-se Dream:ON e resulta de uma investigação de dois anos em controle de sonhos desenvolvida na Universidade de Hertfordshire. Mas continua a recolher informação (anónima) sobre padrões de sono para enriquecer o estudo.

O professor Richard Wiseman, criador da app em conjunto com a YUZA explica os sons influenciam o sono e o próprio ambiente do sonho. “Se alguém escolhe uma paisagem natural é mais provável ter um sonho com flores e natureza. Em contraste se escolher sons de praia devera ter um sonho sobre o sol a tocar na sua pele”.

A aplicação foi lançada em 2012 e já foi descarregada mais de 500 mil vezes, contribuindo para algumas descobertas relevantes, como os sonhos bizarros registados durante a Lua Cheia.

A equipa elaborou algumas bandas sonoras para obter os sonhos perfeitos, algumas das quais podem ser compradas na aplicação, enquanto outras são oferecidas. “Sonhos positivos ajudam a acordar com boa disposição, e aumentam a produtividade. Agora descobrimos uma forma de dar às pessoas bons sonhos e esta é a base para uma nova forma de terapia para ajudar quem tem problemas psicológicos, como depressões”, refere o investigador.

A própria aplicação é gratuita e pode ser descarregada da App Store.

Descubra a próxima aplicação

Dropbox usa Carousel para deixar de ser só um serviço de armazenamento



A Dropbox apresentou ontem várias novidades. A empresa atualizou aplicações e apresentou algumas novidades, como a app Carousel.



A aplicação permite o armazenamento e partilha de fotos e vídeos e está disponível para utilização no PC ou em dispositivos móveis, com versões para iOS e Android. É apresentada pela empresa como uma espécie de galeria para os conteúdos multimédia guardados na plataforma de armazenamento, que agora ganha uma forma de mostrar, organizar e partilhar esses conteúdos de forma fácil. É possível, por exemplo, partilhar fotos durante uma conversa online, ou identificar um conjunto de vídeos que o utilizador quer partilhar com outros, explica a empresa.



O espaço para armazenamento de conteúdos é o mesmo que o utilizador tem na conta Dropbox e as primeiras reações dos utilizadores ao produto são boas. A aplicação foi disponibilizada ontem e no Google Play conta já com mais de 500 classificações.



Ontem Drew Houston, CEO da empresa, também anunciou que a versão do serviço de armazenamento com mais funcionalidades de segurança e partilha de informação, experimentada nos últimos meses com alguns clientes empresariais, passa a estar disponível para todo o mercado.
No mesmo evento foi ainda apresentada uma nova versão da aplicação Mailbox para dispositivos Android e para desktop.



As novidades da Dropbox são comentadas na imprensa internacional como uma reação da empresa à baixa de preços no mercado dos serviços de armazenamento online. As novas valências do serviço, materializadas em aplicações, procuram fazer do Dropbox mais do que um serviço de armazenamento para os seus mais de 275 milhões de utilizadores, dando á empresa mais argumentos para competir num mercado que é cada vez mais competitivo.



Aproveite para ver algumas imagens da nova app.

Descubra a próxima aplicação

Gosta de números? Saque do iPhone e 2048

É bom de contas? Se gosta de fazer contas de cabeça e anda à procura de um novo entretém para passar mais depressa os tempos de espera nos transporte ou nas filas de trânsito já sabe: 2048.





O jogo - que é uma imitação de uma imitação - já se tornou viral e lidera neste momento o top de vendas da app store. É um desafio de números, em que o objetivo é juntar números iguais para os ir somando.



2048, a combinação de algarismos que dá nome ao jogo, é também o número a que tem de conseguir chegar de soma em soma. O desafio termina quando já não conseguir juntar mais quadrados ao ecrã e também ainda não tiver chegado ao número mágico.



O 2048 está disponível na loja da Apple para download gratuito mas por 1,99€ o utilizador pode livrar-se da publicidade que vai animando uma barra horizontal na base do ecrã.




Se não tiver um iPhone não fique triste porque também pode experimentar o jogo: há uma versão para Android.



Descubra a próxima aplicação

Uma máquina do tempo de trazer no bolso

Onde estava hoje e o que andava a fazer é o que vai poder saber a 12 de abril de 2015 se entretanto descarregar a Timehop para o seu smartphone ou tablet.

Esta app ao género "máquina do tempo" foi primeiro lançada para iOS, tendo ficado disponível muito recentemente para Android.

A Timehop é um "auxiliar de memória" para a vida digital passada que pode ser sincronizado com várias redes sociais, nomeadamente com o Facebook, Twitter, Instagram ou Foursquare, ou mesmo com a câmara do smartphone.

A partir daí, o utilizador define o tipo de notificações que pretende receber e com que frequência.

O objetivo é recordar o que se fez em determinado dia, há um, dois ou três anos atrás, através das "publicações sociais" feitas.

Escrito ao abrigo do novo Acordo
Ortográfico