O número de aplicações nas lojas online não pára de crescer, com a multiplicação de ofertas também para as várias plataformas, mas começam a desenhar-se já guerras pela exclusividade de alguns conteúdos, um terreno onde a Google e a Apple têm usado a sua influência.

As propostas para artilhar o seu smartphone e torná-lo cada vez mais um instrumento útil no dia a dia são muitas, mas esta semana sugerimos mais algumas que podem transfommá-lo num ás de futebol, melhorar o rendimento do seu exercício diário ou fazer com que as suas selfies sejam mais criativas. Quer experimentar? Mas isso não chega: é preciso que os utilizadores de smartphones e tablets tirem partido dessa originalidade e contribuam para o desenvolvimento de aplicações de qualidade. Como? Através do download das seguintes sugestões.

Arrisque-se a navegar nas próximas páginas e a descobrir as apps que escolhemos. São todas gratuitas e há links para as várias app stores.

App portuguesa para fãs de futebol quer ganhar adeptos no estrangeiro

Chama-se Fan Valley esta aplicação para os "amantes da bola" desenvolvida pela portuguesa Whizztek, que pretende conquistar adeptos nos quatro cantos do mundo com as suas funcionalidades sociais.

A Fan Valley está disponível, gratuitamente, em nove línguas para dispositivos iOS e Android e no seu curto espaço de existência já soma mais de 10.000 downloads, em 50 países diferentes.

Com a Fan Valley, os fãs de futebol têm acesso à informação mais importante dos seus clubes e recebem, antecipadamente, avisos com as datas dos jogos da equipa e os resultados dos mesmos.

Como rede social que é, a aplicação permite ver, comentar e criar notícias sobre os clubes, partilhar as alegrias e tristezas futebolísticas com o resto da "família", assim como, participar em publicações partilhadas entre fãs dos clubes e fazer prognósticos dos jogos (1 x 2).

"Atualmente temos grandes ideias para o futuro e muitas novas funcionalidades em desenvolvimento", comenta José de Bastos, CEO da Whizztek, a propósito do projeto iniciado em agosto 2013.

Segundo o responsável, a empresa está em conversações com alguns clubes e grupos de média estrangeiros interessados na aplicação, nomeadamente na Alemanha, França e Reino Unido. "Se tudo correr bem, poderemos comunicar as primeiras parcerias em setembro".

Descubra a próxima aplicação

Webinars da Direção-Geral da Educação ganham app para Windows 8

O projeto Webinar da Direção-Geral da Educação ganhou uma aplicação que facilita o acesso a estes conteúdos vídeo no Windows 8.

A iniciativa webinar consiste em conferências online que cobrem temas educativos nas mais diversas áreas e que se têm afirmado como uma ferramenta extra para toda a comunidade escolar.



A conduzir as conferências que já fazem parte do acervo estão especialistas em áreas temáticas de interesse para as escolas ou professores que aí partilham experiências sobre projetos inovadores que têm vindo a realizar.




Os conteúdos produzidos no âmbito desta iniciativa estão também disponíveis online, através do site do projeto. A aplicação para Windows 8 facilita o acesso aos conteúdos e agrupa-os num mesmo local.



Entre os vídeos já disponíveis para consulta temas como: laboratórios online e comunidades virtuais; parcerias pedagógicas, Kit Europass, proteção de dados no contexto escolar ou a educação e o empreendedorismo, entre muitos outros.


O último webinar do projeto ficou disponível no dia 24 de abril. O tema foi o voluntariado em contexto escolar.





Descubra a próxima aplicação

Instalou o Virus Shield? A Google está disposta a reembolsá-lo



A Google vai reembolsar quem instalou a aplicação Virus Shield, que chegou a estar na liderança do top de downloads do Google Play.

A aplicação para Android apresentava-se como uma ferramenta para proteger o smartphone de aplicações maliciosas, mas na verdade não cumpria a função. Limita-se a apresentar um logo que era recarregado quando o utilizador accionava o símbolo que deveria permitir a activação do escudo protector.



A fraude foi detetada pelo site Android Police, que explorou o código da aplicação e concluiu que esta não foi desenhada para fazer aquilo a que se propunha, como acreditaram os 10 mil utilizadores que a descarregaram.


Quando a situação foi denunciada, a Google retirou a aplicação da loja e entrou em contacto com os utilizadores que a tinham descarregado, explicando que a app veiculava informação fácil e não cumpria o objetivo a que se propunha.


A Google informou ainda as vítimas do esquema que serão ressarcidas pela compra - a app custava 3,99 dólares - e que garantem o acesso a um crédito de 5 dólares para comprar novos conteúdos na loja.

Aproveite e recupere o seu dinheiro...

Descubra a próxima aplicação

Gym PocketGuide: Faça o aquecimento e prepare-se para o treino

Não parece mas o calor está a chegar e esse é sempre um bom pretexto para adotar hábitos mais saudáveis e preparar o corpo para o exercício.




A pensar nisso hoje deixamos-lhe nota de uma aplicação que pode dar uma ajuda interessante na definição dos próximos treinos e apontar um caminho para novos exercícios.



É uma proposta para Windows Phone, onde a variedade de opções nesta categoria de apps ainda não é tão grande como noutras lojas e onde continuam a existir algumas ausências de peso.



O Gym PocketGuide é uma alternativa. Junta mais de 100 exercícios ilustrados com imagens, vídeos e guias, que explicam cada exercício passo a passo.



Está também disponível uma versão Pro da app, que permite desenhar programas de treino personalizados, registo detalhado de dados e armazenamento no OneDrive.





Descubra a próxima aplicação

Project Naptha: o plug-in que desafia as leis da física da Internet

Quantas vezes passou por uma imagem, como um gráfico, onde viu um texto que gostava de replicar noutro sítio? E como era imagem, teve que escrever tudo à mão? Para os que usam o Google Chrome acabaram-se os “limites”.

O Project Naptha é um plug-in para o navegador de Internet Google Chrome que permite copiar e editar textos das imagens que os utilizadores encontram na Web. O que até aqui nunca foi um transtorno porque os utilizadores sabiam que à partida estavam barrados, daqui para a frente pode ser uma ferramenta muito útil.



Em toda a imprensa especializada o projeto ganhou grande destaque pelo simples facto de desafiar as leis da física da Internet. O plug-in está disponível na loja de aplicações do Chrome e depois de instalado só exige um passo obrigatório: os utilizadores devem aceder às definições das extensões e selecionar a caixa permitir acesso a URLs de ficheiros.



Mas mais do que copiar, as funcionalidades de traduzir o texto de uma imagem e de o poder apagar e de o poder editar são as que mais surpreendem.



O plug-in foi desenvolvido por Kevin Kwok e usa uma tecnologia de reconhecimento de caracteres que engloba código de empresas como a Microsoft e a Google.



A ferramenta ainda não está livre de erros e em muitos casos pode não produzir o resultado desejado. Mas do ponto de vista da novidade é algo que os mais entusiastas terão que experimentar. Uma forma prática de o fazer é experimentar trocar o texto de um meme, imagens que se encontram constantemente na Internet.

[caption]Project Naptha[/caption]

Apesar de ser possível editar, quando o utilizador guardar a imagem verá que o que é guardado é sempre o ficheiro original com a mensagem original. Será preciso um print screen para conseguir guardar as alterações que efetuou.

Project Naptha, um conceito a seguir nos próximos tempos e que promete dar que falar.

Descubra a próxima aplicação

App para tirar selfies "duplas" chega ao Android

Inicialmente exclusiva do iOS, a Frontback está agora disponível para os dispositivos móveis com plataforma Android. A aplicação permite tirar uma selfie e mostrar o seu "reverso".

Para fazer a imagem que basicamente resulta no autorretrato e no registo do local onde se está, a Frontback usa a câmara frontal e principal do smartphone.

Com um bocadinho de criatividade, e porque a app permite tirar duas fotos com a mesma câmara, também é possível fazer montagens engraçadas.

A Frontback tem caraterísticas sociais, sendo possível "gostar" das fotografias, seguir outros utilizadores ou pesquisar entre as imagens mais populares ou mais recentes. Permite também partilhar as imagens no Facebook, no Twitter e no Instagram.

A aplicação é gratuita tanto para iOS como para Android.

Já decidiu qual das apps que sugerimos vai instalar? Se tiver algumas novas sugestões para partilhar deixe a lista na caixa de comentários abaixo.

Escrito ao abrigo do novo Acordo
Ortográfico