O Slack é uma das aplicações de produtividade mais populares da atualidade. Recentemente, dados oficiais da empresa revelaram que a app já tem cerca de três milhões de utilizadores diários e, nos últimos sete meses, o número de empresas subscritoras do serviço pago passou dos 800 mil para os 930 mil.

Mas apesar dos números, o Slack carecia de uma funcionalidade que permitisse realizar conferências de áudio, o que obrigava os seus utilizadores a socorrer-se de outros programas para dar resposta a essa necessidade.  

Era a funcionalidade que faltava e o Slack implementou-a na passada segunda-feira.

“Depois de vários meses de testes com a versão beta, todos os utilizadores do Slack podem agora utilizar a nossa funcionalidade de chamada”, pode ler-se em comunicado.  

A utilização é simples mas difere entre equipamentos. Nas versões para computador, quer seja Windows ou Mac, as chamadas podem ser realizadas através de um click no novo ícone de telefone que surge agora no canto superior direito do cabeçalho de cada canal. Nas versões móveis terá de recorrer ao menu e clicar em “start a call”.

As chamadas estão disponíveis nas modalidades pagas e gratuitas, mas as conferências de grupo serão apenas disponibilizadas em serviços pagos.

A aplicação foi lançada em agosto de 2013 e 24 horas depois no anúncio de lançamento, já tinha cerca de 8.000 inscrições na sua lista de espera.

O Slack está disponível para iOS, Android e Windows de forma gratuita e em todas as plataformas reúne classificações superiores a quatro estrelas.