A aplicação para partilha de imagens vai ser atualizada em breve, promete a empresa depois de um ataque ter exposto dados de 4,6 milhões de utilizadores. A funcionalidade que deu origem ao ataque é precisamente a que vai sofrer mudanças com a atualização, o Find Friends.



Esta funcionalidade permite, como o nome indica, encontrar amigos no serviço, pesquisando numa base de dados construída com a colaboração de todos os utilizadores, que têm a possibilidade de carregar para a aplicação a sua lista de contactos.



Na versão atualizada do Snapchat cada utilizador passa a poder optar por não deixar que o seu número de telemóvel fique visível no Find Friends.



Recorde-se que a falha do Snapchat foi primeiro comunicada à empresa, numa alerta, e só posteriormente explorada e divulgada publicamente por um grupo de investigadores na área da segurança, o Gibson Security. Em agosto do ano passado o grupo publicou um relatório sobre as falhas de segurança no serviço, alertando a empresa. O aviso deu origem a algumas alterações no software.



Na noite de Natal o grupo voltou ao tema para sublinhar que as alterações não tinham sido suficientes para corrigir os problemas de segurança e decidiu prova-lo publicando os números de telefone de quase 5 milhões de utilizadores na web, retirando-lhes os últimos dois algarismos para que não ficassem completamente expostos.



Os responsáveis do Snapchat que vinham desvalorizando os alertas acabaram por admitir a necessidade de fazer mais alterações ao serviço, concordando que o Find Friends permitia com alguma facilidade juntar nomes e contactos e expor dados privados dos utilizadores sem que estes tivessem dado o seu consentimento explicito para isso. As alterações surgem agora.



O Snapchat está disponível para iOS e Google Play.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.