A Migraine Buddy funciona como um diário de enxaquecas que ajuda utilizadores a registarem e a identificarem os desencadeadores, os sintomas, a frequência e duração da enxaqueca, a intensidade e a localização da dor, para que consigam ajudar na resolução do problema.

Stress,  mal estar cervical, falta de sono e desidratação são apontados pelo site da aplicação como as principais causas de enxaqueca, a qual pode incluir náuseas, dificuldades na visão periférica (denominadas enxaquecas com aura), intolerância ao barulho e à luz e fadiga, entre outros sintomas.

A app fornece relatórios resumidos de leitura fácil, para que os utilizadores tomem as medidas adequadas e inclui um diário inteligente destinado ao sono, permitindo aos utilizadores a consulta da correlação entre o seu sono e as suas enxaquecas, através de um gráfico recentemente introduzido.

Depois de descarregar a aplicação, o utilizador cria um perfil e, em caso de enxaqueca,  regista as horas de início e fim, indicando também  a intensidade da dor numa escala de 1 a 10, correspondendo o 1 a uma dor ligeira e o 10 a uma dor insuportável.

 

O doente deve indicar também a localização da dor, onde começou (através de um desenho interativo da cabeça), qual a medicação e métodos utilizados para aliviar a dor e, no final, qual deles ajudou na solução do episódio. À medida que as situações vão ocorrendo, é feito um relatório e balanço geral dos pontos-chave das enxaquecas.

A aplicação, que também funciona como rede social, está disponível para os doentes com sistemas iOS e Android.