
A economia de partilha tem crescido a olhos vistos por todo o lado, desde os carros às bicicletas, passando ainda pelo segmento das casas e dos quartos. No entanto, apesar do sucesso de várias empresas destas áreas, não se deve assumir que as pessoas estão preparadas para partilharem toda e qualquer coisa.
A E Umbrella, uma startup chinesa, aprendeu esta lição de uma maneira pouco agradável. Isto depois de um investimento de aproximadamente 1,47 milhões de dólares, que serviu para colocar cerca de 300 mil chapéus-de-chuva, destinados a serem partilhados, em 11 cidades diferentes na China.
A ideia da empresa era que as pessoas não prevenidas - quando precisassem de um chapéu quando começasse a chover - pudessem utilizar a aplicação para receberem um código (depois de efetuarem o pagamento) que ia permitir ao utilizador desbloquear um dos guarda-chuva disponíveis para alugar junto a estações de comboios e outros locais com uma grande afluência de pessoas.
Ao que parece, houve pouca informação sobre como as pessoas deviam proceder para devolver os chapéus-de-chuva e então acabaram por desaparecer quase todas as 300 mil unidades em que a empresa investiu.
Apesar da perda, o fundador da empresa chinesa planeia colocar mais 30 milhões de chapéus-de-chuva por toda a China.
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