Saída do MIT, a nuTonomy desenvolve tecnologia para condução autónoma desde 2013, ao género daquilo que a Google e a Ford andam a fazer, mas em vez dos veículos pessoais, pretende vê-la aplicada num serviço comercial de táxis. E já daqui a dois anos.

A empresa começou por integrar a sua tecnologia em carros de golfe em 2014, “conduzidos” através de uma app, mas desde há algum tempo que a estratégia aponta para os táxis.

Atualmente tem uma parceria com Singapura que, embora tenha dado os primeiros passos para a adoção de um sistema de táxis autónomos há muito pouco tempo, já tem todo um projeto para as estradas desenvolvido especificamente a pensar nos carros sem condutor.

Com 16 milhões de dólares de investimento acabados de receber e um parceiro empenhado no conceito, a intenção da nuTonomy é ter uma frota de táxis operacional já em 2018, começando por Singapura, onde já decorrem testes, com o apoio da Mitsubishi.

Além de Singapura, a empresa está a testar os seus táxis sem condutor nos EUA, no estado do Michigan, e no Reino Unido, com o apoio da Jaguar e da Land Rover, entre outras marcas automóveis.

O serviço da nuTonomy será idêntico àquele que a Lyft e a GM estarão a desenvolver.