Com as propostas desta semana pode tentar descobrir os conteúdos que o entusiasmam, acrescentar estilo ao que escreve ou, simplesmente, descobrir qual a fonte que usaram para lhe escrever aquela mensagem.

E, se se esqueceu da carteira em casa enquanto seguia o novo mapa da Google, saiba que tem a solução no seu smartphone.

Espreite a lista abaixo e veja as sugestões que lhe trazemos.

Instagram: seguir uma hashtag em vez de um utilizador pode estar na calha

E se pudesse ficar a par apenas dos conteúdos em vez de quem escreve sobre eles? Depois das stories e do superzoom, parece que o Instagram está a testar uma nova funcionalidade.

Encontrar um conteúdo interessante no Instagram pode ser uma tarefa entediante que obriga o utilizador a pesquisar ou a seguir centenas de contas que nem sempre são relevantes para seus gostos.

Talvez com isso em mente, a rede social dispõe de um novo recurso, ainda disponível para um grupo limitado de utilizadores e que foi “denunciado” no Twitter de  Pippa Akram , do The Nex Web, e que permite procurar uma hashtag e seguir essa tag em particular.

A rede social ainda não se pronunciou relativamente a esta funcionalidade, mas, dada a utilidade desta nova ferramenta, pode ser apenas uma questão de tempo.

App Fonta deixa-o escrever com estilo nas suas fotos

Adicionar palavras ou frases a fotografias pode ser algo básico ou mais elaborado. Esta aplicação tem mais a ver com a segunda hipótese.

A Fonta é apresentada pelos seus criadores ThirtyFive como um pequena solução de design que possibilita a adição de efeitos especiais a imagens.

Entre as possibilidades disponíveis está colocar texto atrás de uma fotografia ou colocar as fotos dentro do texto, ou seja, o chamado masking.

Os procedimentos são idênticos aos realizados noutras aplicações do mesmo género, ou seja, escolher a foto que se pretende alterar, redimensioná-la e aplicar filtros, se for o caso. Há depois ferramentas para usar como a escolha do tipo de letra e dos efeitos. "Mascare" tudo, e apague o que tiver de apagar como últimos retoques.

A Fonta é gratuita, mas tem compras in-app, que começam logo se quiser adicionar mais cores às opções de escolha. Está apenas disponível para dispositivos iOS.

Adrenalina e aventura pelos trilhos da app Subway Surfers

Correr, desviar-se de obstáculos e colecionar elementos que ajudam à progressão do jogo. A habilidade e reação rápida são as qualidades exigidas para jogar Subway Surfers.

O jogo já tem alguns anos, mas foi atualizado ainda no início deste mês e continua a ser um dos mais descarregados por jogadores ocasionais que procuram alguns momentos de diversão com o smartphone.

O enredo é simples e a ação também, mas com alguma habilidade pode ir passando os diversos níveis com as personagens Jake, a Tricky e Fresh, fugindo do inspetor e do seu cão pelos túneis do metropolitano. Desta vez tudo se passa em Washington DC, mas a aventura já passou por Paris, Miami, Nova Iorque e até Marraquexe.

As acrobacias vão acelerando, pode saltar de um comboio para outro e recolher mais elementos, desafiando também amigos para jogar consigo.

A app está disponível para Android, iOS e Windows e pode ser descarregada gratuitamente.

MB Way e smartphone na mão: agora já pode (mesmo) ir às compras e deixar a carteira em casa

Está disponível uma nova funcionalidade da app MB Way que permite pagar as compras diretamente com o smartphone, usando a tecnologia NFC. O sistema estreia no Centro Comercial do Colombo em Lisboa e há promoções para quem quiser experimentar.

A aplicação MB Way da SIBS já permitia transferências instantâneas, compras online e na app, geração de cartões virtuais MB NET e levantamento de dinheiro em caixas Multibanco sem necessidade de usar o cartão, mas agora dá um passo adicional permitindo usar o smartphone para fazer pagamentos na loja, diretamente no TPA. Basta encostar o smartphone à máquina e colocar o PIN MB Way para que a transação se realize.

O sistema não é muito diferente dos cartões contactless, que atualmente já são comuns em Portugal, mas neste caso o cartão é substituído pelo smartphone.

“Ambas as tecnologias são muito cómodas, seguras e simples de usar. Mas com esta funcionalidade no MB WAY, nem precisamos levar a carteira porque os cartões estão no telemóvel. Hoje em dia, se tivermos de escolher o que levamos quando saímos, entre a carteira e o telemóvel, qual escolhemos?!” lembra Maria Antónia Saldanha, Diretora de Comunicação da SIBS.

tek mb way pagar
tek mb way pagar

O Centro Comercial Colombo, em Lisboa, associou-se à promoção do serviço com a maioria dos comerciantes deste espaço comercial a terem dispositivos que permitem pagar com NFC MB Way, e os clientes a terem acesso a descontos e prémios.

Para já o pagamento com MB Way através de NFC (Near Field Communication ) só está disponível em smartphones Android com tecnologia NFC, já que existem limitações nos smartphones da Apple que restringem a utilização da antena a utilizações da fabricante – leia-se às suas próprias soluções - mas a SIBS garante que vai disponibilizar uma solução alternativa à tecnologia NFC no início de 2018.

O sistema de pagamento com o NFC do smartphone já é utilizado em muitos países com várias soluções de pagamento, como a Apple Pay e a Google Pay, que ainda não chegaram a Portugal. Em países como a China a funcionalidade tem grande adesão e muitos utilizadores já só usam os sistemas do WeChat ou a AlyPay para pagar a maior parte das transações, incluindo os transportes públicos e as máquinas de venda de produtos.

Esta modalidade de pagamento vai estar a funcionar também em grandes cadeias e comerciantes, podendo as lojas aderentes ser identificadas através de um selo MB Way.  A SIBS tem um localizador de lojas a funcionar no seu site para ajudar os consumidores a localizar as que já aderiram.

Segundo a empresa, o número de utilizadores do MB Way já ultrapassa os 500 mil e mais de metade dos terminais de pagamento da rede Multibanco já estão prontos para aceitar os pagamentos com cartões contactless, bastando receberem uma atualização de software para receberem pagamentos com NFC. A SIBS afirma que a rede de lojas com terminais que permitem estes pagamentos vai ser progressivamente alargada até ao final do ano.

Funcionalidade e segurança

O alargamento da rede de comerciantes a suportar esta funcionalidade é crucial para o sucesso dos pagamentos com MB Way, mas a adesão aos pagamentos sem contacto (contactless) pode ser um sinal positivo. Atualmente mais de 30% dos cartões bancários já têm esta funcionalidade e segundo a SIBS, até outubro deste ano foram realizadas cerca de 13 milhões de compras contactless, o que representa um crescimento de cerca de 48% face ao período homólogo.

“Há claramente uma adesão dos consumidores a estes novos métodos de pagamento, ainda mais cómodos, simples e muito seguros”, explica Maria Antónia Saldanha.

E a segurança? A app do MB Way permite a cada utilizador adaptar a sua forma de utilizar o pagamento via NFC, definindo que apenas aceita fazer pagamentos NFC com o aparelho desbloqueado e com PIN MB WAY. E a SIBS explica que “apesar de em termos de tecnologia de transmissão de dados – Near Field Communication - ser a mesma ao nível do software, as operações NFC no MB WAY têm níveis de segurança acrescidos face a outras tecnologias de cartão físico”.

Em resposta ao TEK a empresa lembra ainda que, entre os países com maior utilização de cartões bancários, Portugal é o que apresenta menores níveis gerais de fraude, sendo apontado pelo Banco Central Europeu como um dos países com um sistema de pagamento mais seguro.

Os responsáveis pela SIBS referem também que “o serviço MB WAY utiliza protocolos e algoritmos de segurança garantindo a confidencialidade, integridade e autenticação dos dados transmitidos, processados e armazenados seguindo as mais recentes e exigentes normas de segurança europeias”. E acrescentam que “todas as comunicações e transações MB WAY são monitorizadas 24 horas por dia, 7 dias por semana e 365 dias por ano por uma equipa totalmente dedicada à prevenção e deteção de fraude”.

Google Maps vai aparecer de “cara lavada”

A mudança de visual tem como objetivo dar mais relevância e destacar melhor as informações que possam ser interessantes para o utilizador.

A aplicação vai estar dividida em quatro mapas distintos: navegação, exploração, trânsito e direção. As informações mais importantes para cada mapa vão estar destacadas por um novo esquema de cores e por novos ícones, lê-se na página da empresa.

Assim, se estiver num bairro novo e lhe apetecer beber um café, só tem que abrir o Maps e encontrar o ícone laranja mais próximo.

 

Estas mudanças vão estar refletidas também em serviços que utilizam a API do Maps e vão estar integradas com outros serviços da Google, como, por exemplo, quem tiver algo marcado na agenda da Google, vai ver essa informação a aparecer na interface do Maps.

A gigante tecnológica espera ter nas próximas semanas estas novidades disponíveis em todas as aplicações e serviços que usam o Google Maps.

E depois dos sites, também já há apps que mostram que letra é esta

Por vezes encontramos tipos de letra em imagens, logótipos ou simplesmente texto que, por determinada razão, gostávamos de conseguir identificar. É para isso que existe a WhatTheFont. 

Os criadores desta aplicação perita em tipografia dizem que a mesma é capaz de detetar e reconhecer tipos de fonte em poucos segundos, comparando as imagens recolhidas com um acervo de 130 mil letras.

Para conhecer o nome de um tipo de letra ou encontrar géneros idênticos, basta apontar a câmara do telefone - aberta a partir da aplicação - para “o alvo” e deixar que a app “varra” a imagem e identifique todas as fontes apresentadas.

A WhatTheFont está disponível para iOS e Android e é gratuita. Já os tipos de fontes que mais lhe interessarem poderão ser pagos, mas essa já será outra fase do processo.