A necessidade de comunicar é inerente à condição humana. No entanto, a complexidade - e por vezes a própria simplicidade - dos sentimentos deixam-nos recatados em deliberações e pensamentos sobre a melhor forma de os expressar.

A tecnologia deu várias alternativas a este campo, mas poucas delas articulam a simplicidade simbólica a que a Thoughts Feels Good recorre para dar conta de que há, efetivamente, alguém a pensar em si, mesmo que não lhe ligue ou envie uma mensagem.

O propósito da app é mesmo tornar mais simples e mais instantâneo o contacto com o outro, sem que a intenção e o sentimento se percam na espontaneidade do ato. Esse acabou mesmo por ser o motivo que levou Diogo Sousa e Melo a criar a aplicação: "permitir dizer aos nossos amigos e familiares que, naquele momento específico, estamos a pensar neles", descomplicando todo o processo e criando uma ferramenta "simples, intuitiva e divertida que não ocupasse tanto tempo às pessoas e que não fosse intrusiva".

A Thoughts é, na prática, isso mesmo. O utilizador tem acesso a uma lista de contactos, tal como em qualquer outra aplicação de comunicação, e pode, com apenas alguns toques no ecrã do telefone, partilhar um sentimento que se reproduz no telemóvel de destino em forma de um emoji animado. Nada mais.

O criador da app assume que há planos para lhe adicionar novas funcionalidades, mas "ainda é muito cedo" para se falar disso. Por enquanto, Diogo Sousa e Melo prefere alinhar tudo para que "'a bola de neve'" comece a descer a colina e a açambarcar mais utilizadores para que se construa uma comunidade consistente. Afinal, só agora a Thoughts chegou ao mercado.

No horizonte está ainda uma presença no Web Summit já em novembro e o objetivo traçado de tornar a Thoughts num negócio rentável, sem nunca estragar a experiência ao utilizador. "Procuramos obter uma relação win-win com a inclusão de publicidade na nossa app" confessou Diogo Melo. Por agora, as energias vão ser gastas em "dar a conhecer o projeto", uma tarefa que não se avizinha fácil dado o número de outros projetos que surgem todos os dias.

A app já está disponível para iOS e Android e é completamente gratuita.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.