O TikTok revelou detalhes de um novo sistema de classificação de conteúdos, que deverá ser lançado nas próximas semanas.O sistema assenta num modelo semelhante àquele que é já usado para classificar jogos e filmes, como explica a empresa, e pressupõe uma nova forma de organizar os conteúdos que passam pela rede social, por maturidade dos temas abordados.
A ideia é passar a filtrar vídeos que, não violando outro tipo de regras, tenham conteúdos com “temas mais maduros ou complexos” que o desejável para o universo de utilizadores do TikTok com idades entre os 13 e os 17 anos.
“Quando detetarmos que um vídeo inclui temas maduros ou compexos, como por exemplo, cenas de ficção que podem ser demasiado assustadoras ou intensas para as audiências mais jovens, será atribuída uma pontuação de maturidade ao vídeo para ajudar a evitar que os menores de 18 anos o vejam”, explica o TikTok. Nestas situações, em vez de o conteúdo surgir no ecrã do utilizador menor, vai surgir uma mensagem a informar que esse conteúdo é de acesso restrito, mediante a idade.
Numa nota no blog, a empresa explica também que o sistema chegará aos utilizadores numa versão preliminar, que ao longo do tempo irá sendo melhorada, para incluir novas funcionalidades e para apurar esta capacidade de organizar conteúdos por maturidade temática, como a rede social lhe chama.
O TikTok já tinha revelado que estava a trabalhar em novos mecanismos de restrição de acesso a conteúdos, para proteger os utilizadores mais jovens, um tema sensível para a empresa, que já sofreu algumas sanções por não o fazer na medida certa. Nas declarações anteriores sobre o tema tinha também adiantado planos para dar aos utilizadores mais poder para escolherem o tipo de conteúdo que querem e gostam de ver. Na publicação feita agora volta a falar disso e a avançar com uma data para novidades.
Nas próximas semanas, quem usa o TikTok ganhará a possibilidade de bloquear tópicos indesejados. Essa filtragem será feita com a definição de palavras e hashtags proibidas, que sempre que aparecerem associadas a um vídeo passam a bloquear o conteúdo do perfil do utilizador.
Esta ferramenta pode ser útil, por exemplo, para deixar de ver vídeos sobre um tema que acompanhou durante algum tempo, mas que agora já não lhe interesse e continua a aparecer no feed, como exemplifica a empresa.
O TikTok lembra também na publicação que continua a treinar os seus sistemas de recomendação para aperfeiçoar uma máxima que já está a aplicar desde o ano passado: dosear a quantidade de vídeos mostrados sobre alguns temas. Isto aplica-se a temas que, pouco explorados, não representam um problema, mas seguidos até à exaustão podem desencadear efeitos negativos. Exemplos: dietas, treinos físicos extremos ou tristeza.
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