O Tinder vai passar a informar os seus utilizadores que os descontos que costuma propor para serviços premium da app são personalizados de forma automática.
A medida entra em vigor a partir de meados do próximo mês de abril e resulta de um compromisso assumido com a Comissão Europeia e com as autoridades de defesa do consumidor dos países membros da UE.
O Tinder recorre à tecnologia para, por exemplo, identificar automaticamente os utilizadores da aplicação que não mostram interesse nos serviços premium a preços normais para depois oferecer descontos personalizados. Está nesse direito desde que informe que o faz, o que não acontecia.
“Personalizar descontos sem informar explicitamente os consumidores é injusto, pois impede-os de fazer uma escolha informada”, refere a Comissão Europeia em comunicado.
A investigação por parte de Bruxelas surgiu em 2022 depois de um estudo da associação sueca de defesa do consumidor indicar que o Tinder cobrava preços diferentes de pessoa para pessoa, sem haver nenhum padrão claro quanto às variáveis que determinavam os valores.
Clique nas imagens para mais detalhe
Ao abrigo das regras da UE, as empresas têm de prestar informação aos consumidores e abster-se de os induzir em erro para influenciar as suas escolhas, ou seja, são obrigadas a divulgar informação sobre os preços “de forma clara e inteligível”, nomeadamente quanto à oferta “sobre preços personalizados com base em meios automatizados”, algo que o Tinder não cumpria.
Além disso, até abril de 2022 a aplicação costumava oferecer preços mais baixos para os serviços premium com base na idade, sem informar os utilizadores, prática que a empresa interrompeu antes do início da investigação.
Do diálogo entre as partes resultou o compromisso do Tinder de não aplicar preços personalizados com base na idade sem informar os consumidores “de forma clara e antecipada”; informar claramente os consumidores de que os descontos nos preços dos serviços premium são personalizados através de meios automatizados; e informar os consumidores por que lhes são oferecidos descontos personalizados, por exemplo, porque não estavam dispostos a adquirir os serviços premium do Tinder a preços normais.
A adoção das medidas vai ser acompanhada pela Protection Cooperation Network (CPC), que poderá penalizar a empresa por detrás da app em caso de incumprimento, nomeadamente com a imposição de multas.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Dezenas de jogos anunciados nos The Game Awards: Produtora de The Last of Us tem novo título e há mais Elden Ring -
Site do dia
Meomni: Definitive ChatGPT Sidebar reúne calendário e favoritos com ajuda de IA -
App do dia
Onde é mais barato carregar o carro elétrico? Há uma aplicação com respostas -
How to TEK
Acelere a experiência de navegação no Chrome com as novas ferramentas disponíveis
Comentários