Já lá diz o ditado: ano novo, aplicações novas. E qual a melhor maneira de começar o ano de 2015? Instalando novas aplicações no smartphone ou tablet.

A nível de ecossistemas móveis continua tudo na mesma: o Android e o iOS vão pautando as novidades, enquanto o Windows Phone vai conquistando alguns nomes de relevo para a sua coleção.

As sugestões desta semana foram todas viradas para o entretenimento - pois consideramos que começar o ano de forma positiva pode ter um efeito igualmente positivo no desenrolar dos dias.

Há jogos, há aplicações de partilha e edição de imagens e há mais jogos: uns mais divertidos, outros que puxam mais pela cabeça.

Descubra nas próximas páginas aquelas que podem ser as aplicações que lhe vão fazer companhia nos primeiros dias de 2015. E porque ainda não é tarde, bom ano para todos os leitores do TeK.

Com o jogo Guess What a diversão está garantida

O popular jogo de colar um papel na testa e tentar adivinhar o que lá está através das dicas dos restantes jogadores ganha agora uma versão mais moderna. O jogo Guess What promete animar aqueles convívios mais “murchos”.

Seja em família ou com os amigos, o Guess What pode transformar por completo o convívio entre pessoas. Depois de já ter posto toda a conversa em dia aposte neste jogo para testar não só a cultura geral de cada elemento, bem como a sua capacidade de interpretação.

O Guess What é um jogo em que um utilizador escolhe uma categoria e depois mete o smartphone na testa com o ecrã virado para os restantes jogadores. Através de palavras ou gestos será necessário adivinhar qual a palavra que está no ecrã.

Se acertar, vire o telemóvel para baixo e volte a repetir todo o processo. Se erra, vire o telemóvel para si. Existe tempo de jogo e o objetivo é conseguir acertar no maior número de palavras possível. Com um pouco de originalidade e imaginação é também possível adaptar as regras para que o jogo fique mais original.

A aplicação está disponível para Android e é gratuita – o que garante apenas o acesso a alguns conjuntos de palavras. Quem quiser desbloquear mais tópicos terá de avançar para a compra in-app.

O sucesso futuro do jogo estará dependente da capacidade de atualização de conteúdos da DreamStudios, grupo português responsável pelo desenvolvimento da app – caso contrário e numa noite de jogatana, os jogadores vão começar a encontrar várias palavras repetidas.



Veja a próxima aplicação

Partilhe fotos e outros conteúdos com os amigos em modo slideshow

A Stichy é uma aplicação para a partilha de conteúdos com terceiros num formato interativo, permitindo criar pequenas "apresentações" de fotos e vídeos em que familiares e amigos podem dar o seu contributo.

A utilização desta app social, disponível para Android e iOS, implica a criação de uma conta e a existência de "seguidores" e "seguidos", ao género Instagram, mas aqui criam-se "stichies".

Cada álbum colaborativo começa com a escolha de um nome para depois se adicionarem fotos e vídeos. O stichy fica disponível para que outros utilizadores da aplicação possam acrescentar mais conteúdos multimédia.

Tal como noutras aplicações sociais, é possível fazer comentários a estes slideshows, assim como atribuir estrelas, em sinal de agrado pela coleção de fotos em questão.



Veja a próxima aplicação

Dubsmash é a aplicação do momento. Mas o que tem de especial?

Se ainda não teve um “encontro imediato” com um vídeo produzido com a ajuda desta aplicação, então deve estar para breve. As redes sociais estão a ficar dubsmashadas e você pode ser o próximo a contribuir para este fenómeno.

Um pouco por toda a Internet começam a surgir dobragens de passagens de músicas, frases carismáticas de filmes e séries, mas cujos intérpretes são pessoas comuns. É o fenómeno Dubsmash e os que conseguem realmente assumir o espírito da aplicação vão conseguir deixar os amigos às gargalhadas.



O que a aplicação faz é disponibilizar centenas de excertos de sons que o utilizador terá de saber interpretar. O vídeo gravado pode depois ser partilhado nas redes sociais e o resultado final apenas depende da originalidade de cada um.



A aplicação, disponível gratuitamente para iOS e Android, tem estado nas últimas semanas no top de downloads. Quer isto dizer que esta é uma moda que ainda está longe de passar.



Boas dobragens.



Veja a próxima aplicação

Possibilidades infinitas para dar outros tons às suas fotos com a Shift

A Shift é mais uma aplicação para editar fotos baseada em filtros, mas com um elemento diferenciador face à maioria das suas rivais, já que tem a particularidade de permitir que o utilizador adapte os recursos a seu gosto.

A app, disponível para Android, promete combinações praticamente infinitas de cores e texturas, para criar os mais diversos tipos de efeitos nos seus registos fotográficos.

A Shift permite mexer nas cores e intensidade dos efeitos de forma fácil, usando três pontos de toque deslizáveis, de modo a conseguir o filtro ideal para determinada foto.

Os registos do primeiro dia do ano darão com certeza uma boa base de "experimentação" para esta aplicação.



Veja a próxima aplicação

Lyne: o que começa simples acaba por se complicar

É a fórmula mágica aplicada por todos os programadores de jogos no formato puzzle. Os primeiros níveis são tão simples que até aborrecem. Mas passado pouco tempo a dinâmica inverte-se e o jogador já está a deitar fumo pela cabeça.

Onde há fumo há fogo e a aplicação Lyne vai pôr o seu cérebro a arder. O jogador apenas terá de fazer linhas e ligar os elementos que são do mesmo grupo – triângulos e quadrados por exemplo. Mas depois as exigências começam a aumentar e é necessário ligar todos os elementos – alguns deles duas vezes – sem que haja um cruzamento de linhas.

Nos primeiros níveis o jogo é simples, mas rapidamente começa a tornar-se mais difícil até que em determinados momentos será preciso refazer o esquema mais do que uma vez para chegar à solução final.

Ao nível do design o título está muito bem conseguido e a preocupação em criar um puzzle que fosse acessível a bastantes equipamentos é notória através da fluidez das transições.

Lyne é um jogo para Windows, Mac OS e Linux – via Steam – e que também está disponível para Android, iOS e Windows Phone, custando aproximadamente dois euros nas diferentes plataformas.



Veja a próxima aplicação

Jiffy - Uma app para ajudar a contar todos os minutos do dia

A Jiffy faz parte do grupo de aplicações dedicadas à gestão do tempo, um recurso que poderá querer ter no seu smartphone agora que há um novo ano acabado de estrear, para ajudá-lo a organizar melhor as suas tarefas diárias.

A versão gratuita desta aplicação para Android dá direito à possibilidade de gestão de três projetos e ao acesso a três semanas de histórico. Para além disso terá de investir em compras dentro da app.

A Jiffy tem um interface de leitura fácil, deixando visualmente bem organizada a grande quantidade de números e informações sobre os projetos mantidos.

Funciona com a seleção de datas e de horários para uma determinada atividade, que depois tem o seu tempo contabilizado por um cronómetro. A aplicação atualiza automaticamente os dados, mas permite a edição manual dos mesmos.

Um dos pontos Apesar de ter alargado o número de idiomas em que está disponível numa das suas últimas atualizações, o facto de o português ainda não ser uma opção pode ser um ponto menos positivo na Jiffy.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.