Para ajudá-lo a manter o aborrecimento bem longe durante a Páscoa, a equipa do SAPO TEK reuniu algumas das melhores aplicações das lojas digitais da Google e da Apple, com destaque em particular para os jogos.

Da nova versão da “velhinha” SongPop a combates 2D com personagens desenhadas à mão, passando ainda por puzzles para exercitar a mente e por um jogo onde é possível renovar e restaurar casas: não faltam propostas para trazer mais divertimento à sua semana.

Mas não é tudo: poderá também encontrar uma app que se apresenta como um complemento para quem procura por informação na Wikipédia e promete diferenciar-se através das suas funcionalidades de pesquisa avançada.

Está à procura de ainda mais jogos para animar a época festiva? Aproveite para espreitar a mais recente seleção de “borlas” temporárias da Play Store e App Store.

Conheça as propostas da semana ao detalhe

Se é bom a adivinhar músicas saiba que a “velhinha” SongPop tem uma nova versão

Diz que não há duas sem três e com a SongPop aconteceu isso mesmo. A app para adivinhar músicas chegou à terceira versão e traz novos desafios.

Experiência não falta a esta aplicação que fez furor a determinada altura (já há algum tempo) pelas redes sociais. Depois de desenvolver duas versões mobile do “quiz” musical, a sua criadora FreshPlanet foi adquirida pela Gameloft em finais de 2018 e é neste contexto que chega agora uma terceira versão.

O objetivo é o de sempre: ouvir partes de músicas de diferentes artistas, adivinhar quem interpreta o tema e o nome correto do tema mais rápido que os adversários e assim conseguir ganhar, claro.

Billie Eilish, Ariana Grande, Justin Bieber, Cardi B e Queen são apenas alguns dos nomes conhecidos que interpretam os mais de 100 mil temas a “concurso” para descobrir neste popular quiz musical.

A SongPop 3 é gratuita com compras dentro da aplicação e já está disponível tanto para dispositivos iOS, a partir da App Store, como para Android.


Renove e restaure casas através de puzzles “match-3” nos smartphones em Homescapes

O jogo mistura elementos de puzzle, com simulação social entre personagens e claro, desafia o bom gosto dos jogadores através do design de interiores.

Existem muitos títulos de puzzles com mecânicas de “match-3” que parecem resolver qualquer tipo de problema, dos simples combates num RPG, como a remodelar uma casa. É exatamente essa a proposta de Homescapes, um título que mistura diferentes géneros, incluindo os famosos puzzles na estão estratégica das remodelações das mansões.

O jogo é apresentado por capítulos, como diferentes desafios à medida que vai desbloqueando novas quartos das mansões, avançando dessa forma na história. Os jogadores têm a decisão do aspeto do design da casa e terão de descobrir novos elementos de decoração, incluindo segredos que a mansão guarda durante os trabalhos de remodelação.

Depois existe a componente social, com as personagens a viverem as suas vidinhas e a interagirem umas com as outras. O jogador até tem um animal de estimação, um gatinho fofo que vai fazer companhia durante os trabalhos e missões. É mesmo possível convidar outros jogadores, neste caso através da lista de amigos do Facebook e criarem juntos o tal ambiente requintado de uma mansão de luxo.

Homescapes pode ser acedido gratuitamente em versões iOS e Android.


WikiYarn ajuda-o encontrar informação na Wikipédia e abre o leque de funcionalidades de pesquisa

A WikiYarn apresenta-se como um complemento para quem procura por informação na Wikipédia e promete diferenciar-se através das suas funcionalidades de pesquisa avançada que permitem, por exemplo, comparar dois tópicos para verificar se existem semelhanças entre si e que artigos os interligam.

Sabe aqueles momentos em que está a conversar com amigos ou com a família e surge de repente uma dúvida em relação a uma temática específica? Para muitas pessoas, o primeiro instinto é “sacar” do smartphone e começar a pesquisar na Internet. Se sente que se enquadra nesta categoria, a WikiYarn foi pensada para si.

Tal como o seu nome já dá a entender, a aplicação é “alimentada” por informações que vêm da Wikipédia. É verdade que o website fundado por Jimmy Wales e Larry Sanger conta também com a sua própria aplicação. No entanto, a WikiYarn não se apresenta como uma espécie de alternativa, prometendo apenas ajudar os utilizadores na procura por informação na Wikipédia, diferenciando-se através das suas funcionalidades de pesquisa avançada.

Na aplicação pode, por exemplo, comparar dois tópicos para verificar se existem semelhanças entre si e que artigos os interligam. Desde logo, ao pesquisar por um determinado termo é possível ver rapidamente que artigos relacionados, tópicos semelhantes, assim como temáticas que podem ser do seu interesse.

Há também uma página de tendências, com destaques e ligações para tópicos que marcam a atualidade, para os artigos mais populares e ainda para eventos históricos que se aconteceram no dia. Caso surja algo que desperte a sua atenção, a app liga-o ao artigo correspondente na Wikipédia ou, então, apresenta-lhe tópicos relacionados para explorar.

Para que não perca de vista os seus artigos preferidos, sempre pode adicioná-los aos à secção de favoritos. A aplicação tem também uma funcionalidade dedicada a quem gosta de passar longas horas a explorar diferentes tópicos: basta tocar no botão que tem o formato de um dado.

A WikiYarn é gratuita e, para já, está apenas disponível para Android, podendo ser encontrada na Play Store.


O Lungo é um jogo que ajuda a passar o tempo e a “ginasticar” o cérebro

Já sabemos que exercitar o cérebro faz bem e o Lungo é um jogo de lógica que o pode ajudar nessa saudável tarefa. O download é gratuito.

Provavelmente num primeiro olhar para o Lungo vai pensar que é demasiado simples ou mesmo minimalista, mas desengane-se, ou este tipo de jogos não trouxessem sempre alguma surpresa desafiante “na manga”.

Como é habitual, tudo começa fácil fácil, com o nível de dificuldade a aumentar à medida que se vai avançando. O objetivo é preencher as grelhas apresentadas com linhas amarelas que terão de ter a dimensão correspondente ao número de quadrados pedido.

Claro que terá algumas regras obrigatórias: as linhas não podem sobrepor-se e todos os pontos cinzentos da grelha terão de estar cobertos para resolver cada puzzle.

O tutorial apresentado a primeira vez que jogar o Lungo vai dar-lhe todas as bases necessárias. A partir daí, e à medida que a dimensão das grelhas começa a aumentar - é pôr o cérebro a pensar perante cada desafio lógico novo. Pelo caminho saiba que vai poder contar com algumas “pistas” que irão ajudá-lo.

Com mais de 500 puzzles de lógica, o Lungo é gratuito, tendo anúncios e compras dentro da aplicação, e conta com versão tanto para Android como para iOS.


Skullgirls é um espalhafatoso jogo de combate 2D para smartphones com personagens desenhadas à mão

O jogo apresenta cenários e personagens coloridas, incentivando os jogadores a colecionar todas as figuras de combate e a melhorar a sua performance.

Lançado originalmente no PC e consolas em 2012 e 2013, Skullgirls é um jogo de combate Beat 'em up com uma perspetiva clássica de câmara 2D, semelhante a Street Fighter 2 ou Mortal Kombat. Mas o jogo da Autumn Games destaca-se pelo seu tom cartoon, semelhante a desenhos animados, que ao longo da última década foi sendo aprimorado em diferentes versões especiais, incluindo smartphones.

O tom estético em cel shading, com cenários e personagens desenhados à mão, e até o seu sistema de combate e mecânicas foram inspiradas em Marvel Vs. Capcom 2: New Age of Heroes, incluindo o sistema de combate por equipas, Tag Team. Ou seja, para além da personagem principal que está no ringue de combate, uma segunda e terceira podem ser chamadas para assistir, ajudando a construir combos elaborados e poderosos.

A adaptação aos smartphones viu os seus controlos a serem redesenhados e adaptados o sistema tátil dos seus ecrãs. Dessa forma, qualquer jogador pode aprender rapidamente a desenvolver alguns combos interessantes, apenas deslizando os dedos pelo ecrã. Mas se não tiver qualquer experiência no género pode ativar o “piloto automático” e apenas se concentrar nas decisões estratégicas do confronto. Por outro lado, os mais experientes vão ter um sistema de golpes mais complexo de dominar.

O progresso do jogo é semelhante a um RPG, com enfâse no colecionismo de personagens, amealhando experiência nos combates, podendo ainda ser equipados com itens melhores. O jogador terá mesmo de construir uma equipa com três elementos para participar nos desafios e diferentes modos de jogo.

Pode fazer o download gratuito de Skullgirls para smartphones iOS e Android.