Com muitos milhares de aplicações a serem adicionadas mensalmente às lojas de aplicações, tanto para dispositivos Android, como iOS, pode ser complicado encontrar novidades interessantes ou instalar aquele app ou jogo "brutal" que nem sabíamos que precisávamos. E mesmo que a Play Store tenha sido atualizada para ajudar os utilizadores a procurar, ainda assim os "curadores" do TEK reúnem algumas das mais interessantes apps semanalmente.

Esta semana conte com diversos videojogos na lista, entre os gratuitos divertidos, ou títulos que saltaram das consolas para a palma da mão. Há ainda uma app para ajudar artistas indies e outra para capturar os melhores momentos fotográficos... no escuro.

Descubra novas músicas e apoie artistas independentes com a aplicação do Bandcamp

Os fãs da plataforma de streaming podem contar agora com uma versão atualizada da aplicação móvel tanto para Android como para iOS.

Lançada em 2013, a aplicação móvel da famosa plataforma de streaming direcionada especialmente para artistas independentes contou com uma atualização no mês de agosto, prometendo ser melhor do que as versões anteriores.

Através da aplicação gratuita, o utilizador tem não só acesso instantâneo e ilimitado às compras feitas na plataforma, mas poderá também explorar um extenso catálogo de música de artistas dos quatro cantos do mundo. Além disso, a app dá também a conhecer a quem a usa o podcast semanal do website, o “Bandcamp Weekly”, acerca dos mais recentes lançamentos musicais.

Com a nova atualização, o utilizador pode esperar menos tempos de carregamento das músicas, uma melhor sincronização dos temas da sua coleção e ainda uma maior estabilidade da aplicação, mesmo quando as condições de Wi-Fi não são as melhores.

Os fãs de música independente podem fazer o download da aplicação gratuita do Bandcamp tanto para Android ou iOs.

Está a ver as mesas de hóquei de ar? Em Battle Disc o conceito é parecido

Neste jogo há um disco, mas a mesa dá lugar a “arenas” e os participantes estão de “corpo inteiro”. Igual ao “tradicional”, os movimentos são laterais e dá para avançar ligeiramente em “profundidade”, embora de forma limitada.

Diferentemente das mesas de hóquei de ar, por vezes há obstáculos e muitas vezes mais guardiões adversários, não de “baliza”, mas dos grandes blocos que assumem o papel de alvos.

O objetivo é lançar os discos para destruir os blocos do oponente ao mesmo tempo que tem de defender os seus próprios. À medida que acumula estrelas pode personalizar o disco, o boneco e a comemoração, podendo igualmente construir a sua arena.

Battle Disc é gratuito, com publicidade e compras incluídas na apicação. Está disponível a partir da Play Store, para dispositivos Android.

Gris é um jogo repleto de arte que chega agora aos dispositivos iOS

Produzido pelo estúdio espanhol Nomada Studio, este título indie foi lançado no PC e Switch no início do ano.

Imagine um quadro de aquarelas com desenhos abstratos que ganha vida, transformando-se em cenários de um jogo de plataformas em 2D. O jogador controla GRIS e terá de explorar os cenários, resolver alguns puzzles relacionados com elementos de física, outros requerem o salto entre plataformas e até o confronto com os inimigos é feito como um quebra-cabeças.

O jogo oferece uma experiência audiovisual única, deixando de lado qualquer elemento informativo, já que a personagem não tem barra de energia, e cada nível é temático relativamente a uma cor.

Essas cores correspondem a diversas memórias tristes da personagem, que a mesma terá de aprender a lidar, refere o estúdio. Há um certo tom melancólico na aventura, destacado pelas melodias que acompanham a ação.

Pode fazer o download de Gris por 5,49 euros em versão iOS.

Insatisfeito com as fotografias que tira “no escuro” com o iPhone? Uma nova app ajuda-o a resolver problema

Chama-se NeuralCam Night Photo e torna as fotografias captadas à noite ou com pouco luz mais nítidas e com mais luminosidade.

A nova aplicação para iPhone ajuda os utilizadores a captar melhores fotografias à noite ou em ambientes com fracas condições de luminosidade. O NeuralCam Night Photo pode ser utilizado tanto na câmara frontal como na traseira, à exceção do iPhone 6S e 6S Plus no caso das selfies.

Recorrendo à fotografia computacional e a machine learning, a app quer assim garantir melhores resultados fotográficos, mesmo em condições menos favoráveis.

Mas o trabalho da app não é imediato. Para além de implicar que permaneça estável enquanto tira a fotografia durante alguns segundos, depois de tirar a fotografia terá de esperar 10 segundos para o processamento da imagem ficar completo. A fotografia final surge numa menor resolução que a pré-definida pelo iPhone.

Para usar esta app não precisa de criar qualquer tipo de conta ou fornecer dados, sendo-lhe pedido acesso à câmara e à galeria. A aplicação está disponível na Apple Store em vários modelos a partir do iPhone 6, custando 2,99 dólares.

Treine o seu "ouvido musical" e torne-se num artista com a Perfect Ear

Através da aplicação, tanto músicos profissionais como para entusiastas que ainda estão a aprender a tocar os primeiros acordes vão poder aprender competências essenciais para qualquer futuro artista.

Direcionada tanto para músicos profissionais como para entusiastas que ainda estão a aprender a tocar os primeiros acordes, a Perfect Ear promete ser uma autêntica escola de música na palma da mão do utilizador. Desenvolvida pela EDuckAppsSV, uma equipa de programadores suecos, a app conta já com mais de 1 milhão de instalações, isto apenas na Play Store.

Através da aplicação, o utilizador pode aceder a uma série de exercícios não só para melhorar o seu “ouvido musical”, mas também desenvolver o seu sentido rítmico: duas competências essenciais para qualquer músico.

Com uma extensa lista de funcionalidades, a Perfect Ear destaca-se pelos seus treinos personalizáveis de intervalos, escalas, acordes e ritmo, sendo possível escolher praticar num piano ou numa guitarra virtual.

Para saciar a curiosidade dos futuros artistas, a app inclui também artigos teóricos que servem de explicação aos exercícios realizados. Através da feature de ditado musical, o utilizador pode aprender a reconhecer notas e sons musicais.

Pode fazer o download da aplicação grátis tanto para android, na Play Store, como para iOS, na plataforma da Apple.

Hoop Star ou a arte de acertar com o cesto na bola (sim, leu bem)

Está a ver como se joga basquete? Aqui a finalidade é mais ou menos a mesma, mas em vez de acertar com a bola no cesto, tem de acertar com o cesto na bola.

Não há muito que enganar: em Hoop Stars o objetivo é encestar, mas ao contrário (será que podemos dizer "embolar"...?) E se olhando assim de repente para as imagens de print screen parece fácil, nos treinos iniciais alguns ficam a perceber que não será fácil para todos.

É que a técnica a aplicar obedece àquela espécie de movimentos popularizados em títulos como o Flappy Bird, e isso é um "jeito" que ou se tem ou muito dificilmente se adquire. Mas nada como tentar.

É dar toques à direita e à esquerda para fazer com que o aro passe pela bola que está no centro. Entretanto tem um adversário a tentar fazer o mesmo. Que conseguir a pontuação máxima primeiro vence a partida.

Hoop Stars é gratuito com anúncios dentro da app e está disponível a partir da Play Store e da App Store.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.