O novo refresh da Google Play Store foi explicado pelo diretor de design da Google Play numa publicação no blog da empresa esta quarta-feira. Boris Valusek garante que a atualização pretende melhorar a experiência dos utilizadores que procuram apps, jogos, livros e filmes na loja da Google.

Como? Através de uma loja mais “clean e premium”, que torna mais fácil a descoberta dos conteúdos, num sistema mais acessível, de acordo com o diretor de design.

Com mais de dois mil milhões de utilizadores ativos todos os meses, a Google Play Store apresenta agora uma nova barra de navegação na parte inferior da Play Store em dispositivos móveis, contando também com uma nova navegação à esquerda em tablets e no Chrome OS. O objetivo é tornar a navegação mais rápida e fácil.

tek Google Play Store

Para além disso passam a existir dois “destinos” diferentes para jogos e apps, para ajudar a “servir de uma melhor forma os utilizadores, com um determinado tipo de conteúdo”. Assim, passam a existir quatro categorias na parte inferior do layout: jogos, apps, filmes e livros.

Google define novas regras para tornar Play Store mais segura para crianças
Google define novas regras para tornar Play Store mais segura para crianças
Ver artigo

Depois de encontrada a aplicação certa, o layout da página atualizada exibe informações mais completas sobre as apps no topo de cada página. Para além disso, o botão “Instalar” surge agora com mais destaque, facilitando o acesso a “detalhes importantes por parte dos utilizadores e a decisão de instalar a aplicação", explica Boris Valusek.

O novo sistema de ícones surge agora numa forma uniforme, com o propósito de ajudar o conteúdo a destacar-se mais na interface dos utilizadores.

Na publicação, Boris Valusek deixa também conselhos para os developers. O diretor de design dá como exemplo a utilização da lista de experimentações da loja da Google, que permite testar o melhor ícone para a app, como também as imagens, os vídeos e as descrições na Google Play Store.

Os criadores também podem adaptar as estratégias de marketing a grupos de utilizadores específicos com base no país, estado de instalação ou até mesmo pré-registo, criando listas de lojas personalizadas. Existe também sempre a possibilidade de optar pelo recurso gratuito de e-learning da Google, Academy for App Success.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.