Se é músico, sabe que, por vezes, a inspiração surge quando menos espera e no “calor do momento”, nem sempre é fácil apontar todas as suas ideias musicais. Mas há uma aplicação que o pode ajudar a criar a sua próxima obra-prima, tudo através de Inteligência Artificial.

Através da KODAI, que se afirma como um “companheiro” musical de bolso, pode gravar todas as suas sessões, organizá-las e até partilhá-las com os seus colegas. Mas não é tudo: a aplicação destaca-se também por permitir transformar gravações em ficheiros MIDI.

De acordo com a empresa que a criou, por trás da KODAI está um sistema de IA chamado Magenta e que é especializado no processamento de música. Ao transcrever as suas gravações para um ficheiro MIDI, a IA é capaz de perceber qual é o instrumento que está a ser tocado, a afinação e o ritmo com um elevado nível de exatidão.

Para já, a funcionalidade de transcrição está apenas disponível para músicas tocadas em piano. Porém, o suporte a outros instrumentos musicais, como guitarra, está nos planos da empresa, assim como a chegada de uma ferramenta que transforma as gravações em pautas e de plugins que facilitam a partilha de ficheiros.

A KODAI é gratuita e está disponível para Android, através da Play Store, e para iOS, na App Store.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.