A S4BB é uma empresa responsável por 47 mil aplicações das que estão disponíveis no BlackBerry World, a loja de conteúdos da tecnológica canadiana. Ou seja, apenas um núcleo de programadores detém 21% dos software disponíveis para o ecossistema BlackBerry, tendo em conta que a loja tem 235 mil apps atualmente.

O número das aplicações atuais é avançado pelo Mashable e corresponde a uma estimativa. O último número oficial revelado pela BlackBerry apontava para 120 mil aplicações disponíveis - o que nesse caso faria aumentar a quota de apps da S4BB para mais de 40%.

O número foi revelado pelo site especializado BerryReview e coloca em causa tanto o valor total das aplicações disponíveis como a qualidade das mesmas. Segundo a mesma publicação, tirando 30 apps, todas as outras são de baixa qualidade e dizem respeito a guias de cidades, audiobooks, pacotes de emoticons e outros software sem grande relevância.

Quase todas as aplicações são baseadas no mesmo modelo base, diferenciado-se depois no conteúdo.

A S4BB é uma empresa de Hong Kong que está alegadamente a aproveitar-se da submissão gratuita de aplicações no BlackBerry World para promover a empresa e gerar receitas.

A BlackBerry reagiu em declarações ao AllThingsD dizendo que o BlackBerry World é um mercado aberto e que cada programador explora a monetização das aplicações de diferente forma, também nos outros sistemas operativos.

Este caso faz reviver a discussão entre a importância do número de aplicações disponíveis e a qualidade das mesmas. Em quase todos os sistemas operativos há um vasto conjunto de software que ajuda a fazer número, mas não promovem a qualidade do ecossistema. A Apple é a única que garante que quase 90% das aplicações disponíveis na App Store são descarregadas pelo menos uma vez por mês.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico